segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Criaturas da Terra-média e cronograma da leitura de outubro: "A queda de Gondolin" #ProjetoTerraMedia

Oi, gente! Tudo bom?

Hoje eu vim comentar mais um pouquinho sobre as leituras que tenho feito no #ProjetoTerraMedia, especificamente sobre alguns dos seres da Terra-média que mais me encantam. E ao final do post, aproveito para trazer o cronograma da próxima leitura conjunta do projeto "A queda de Gondolin".

Fig. 1 Livros e ilustrações que fazem referência a criaturas da Terra-média citadas.

Pra quem quiser acompanhar o andamento do projeto:
Mais sobre o projeto.
Resenha de O Silmarillion.
Resenha de Os filhos de Húrin.
Post extra - festa com O Hobbit.
Resenha de O Hobbit.
5 motivos para ler O senhor dos anéis.

No mês passado eu fiz a releitura de "O senhor dos anéis, vol. 2: As duas torres" e meu encantamento pelos ents redespertou. Isso me fez pensar em outras criaturas criadas pelo mestre Tolkien que me fascinaram de alguma forma e resolvi fazer esse apanhado.

ENTS: "Não se apresse, este é meu mote." p. 485
Falando bem a grosso modo para quem não conhece, ents são velhas árvores com consciência e que se locomovem, possuindo uma forma meio humanoide. Eles são pastores das árvores, tomam conta de florestas, prezam pela preservação etc. e não fazem nada com pressa, rs. Acho tão cuidadosa a forma como tudo aqui é construído. A língua dos ents que possui palavras enormes e discussões que duram dias, tudo condizente com a personalidade deles. Amo. "Colina. Sim, era isso. Mas é uma palavra rápida para uma coisa que está aqui desde que esta parte do mundo foi formada." p. 488 Recomendo demais a leitura para conhecer mais detalhes dessas criaturas incríveis!

BEORN: É citado em "O Hobbit". Ele é um troca-peles, "(...) algumas vezes é um enorme urso negro, outras é um homem grande e forte (...)". p. 114. Segundo o Gandalf ele se irrita com facilidade, mas é gentil, então é bom ter cuidado. Eu achei o personagem sensacional pelas suas características e fiquei com muita vontade de conhecer mais sobre ele e os beornings, seu povo. É mais um personagem amante da natureza e dos animais e por isso eu amo. "Mora numa floresta de carvalhos e tem uma grande casa de madeira; e, como homem, tem gado e cavalos que são quase tão maravilhosos como ele. Trabalham para ele e conversam com ele. Ele não os come, nem caça ou come animais selvagens." p. 115

TOM BOMBADIL: Em "O senhor dos anéis, vol. 1: A sociedade do anel" a gente conhece esse grande ser, que eu já citei brevemente aqui e nessa resenha também. Segundo o próprio "Tom Bombadil já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore. Fez trilhas antes das pessoas grandes, e viu o povo pequeno chegando." p. 135 só para citar um trechinho. Ele é outro personagem amante da natureza. Parece ter um grande poder, mas é super na dele, se limitando a viver harmonicamente e é isso. Ouvi dizer que consideram essa parte do livro um filler. Só consigo pensar que se isso é filler, Tolkien é mesmo um gênio.

GOLLUM: Esse já é mais conhecido e queridinho da galera. A gente é apresentado a ele ainda em "O Hobbit", mas conhecemos mais a fundo em "O senhor dos anéis" e fez muito sucesso nos filmes. Gollum, na verdade, não é uma criatura que nasceu assim. Ele é um hobbit que devido ao uso prolongado do Um Anel, acabou definhando física e mentalmente. Só que a construção dele é absurdamente incrível! Acompanhar a saga do anel junto com o Gollum torna tudo muito mais interessante. Toda a relação que ele desenvolve com o Frodo e o Sam é maravilhosa. É ótimo acompanhar seus momentos "bipolares", as discussões, sua fidelidade para com o Anel e tudo o mais. "Ach, sss! Cuidado, meu precioso! Devagar se vai longe. Não devemos arrisscar nossso pessscoço, devemos, precioso? Não, precioso - gollum." p. 644

Mas me contem vocês, qual das criaturas da Terra-média é a sua favorita? Gostaria de conhecer melhor alguma? Tem algo a acrescentar? Vamos conversar!

LEITURA DE OUTUBRO

Aproveito para trazer o cronograma da próxima leitura conjunta do #ProjetoTerraMedia, que vai ser de "A queda de Gondolin", recém lançado pela @harpercollinsbrasil.

Fig. 2 Leituras do #ProjetoTerraMedia

Esse livro traz uma história independente, mas com muitas referências dentro do universo criado pelo Tolkien do qual fazem parte tantos outros livros. É um dos 3 grandes contos que o Tolkien tinha intenção de desenvolver mais, mas que foi reorganizado por seu filho após a sua morte, e conta parte da história da Terra-média nos Dias Antigos.

Segue o cronograma de leitura:

Fig. 3 Cronograma de leitura de outubro do #ProjetoTerraMedia

Como mostra a imagem acima, a leitura terá início no dia 16/10 e vai até o fim do mês. Foi considerado um ritmo de leitura de aproximadamente 20 páginas por dia, com intervalos aos domingos. As discussões são semanais e normalmente ocorrem aos domingos em horário previamente combinado em grupo. Todos podem participar da leitura, as discussões são sempre muito interessantes e proporcionam uma experiência de leitura bem diferenciada. Caso tenha interesse em ler com a gente, deixe um comentário aqui e entrarei em contato. Pode chamar os amigos!

Após essa leitura teremos mais uma, para a despedida do #ProjetoTerraMedia. E a leitura de novembro será "Contos inacabados"

Fig. 4 Cronograma geral do #ProjetoTerraMedia

O projeto tem sido uma verdadeira jornada e fez do meu 2018 um ano mais que especial. Espero que estejam gostando de acompanhar, participar e que possa contar com vocês para fechar essa aventura com chave de ouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário