segunda-feira, 25 de junho de 2018

Resenha Os filhos de Húrin, cronograma da próxima leitura do #ProjetoTerraMedia e parceria loja Com Bossa

Oi, gente! Tudo bem?

Hoje eu vim compartilhar com vocês a resenha de Os filhos de Húrin, que foi o segundo livro lido no #ProjetoTerraMedia, contar um pouquinho de como foi a minha experiência lendo ele e trazer também o cronograma da leitura conjunta de O senhor dos anéis, que vai ser a nossa próxima leitura conjunta dentro do projeto. Vem ler com a gente!

Fig. 1 Os filhos de Húrin - J. R. R. Tolkien. Lido de 08-05 a 28-05-2018. Kit de montanhas da @combossaloja.
Pra quem tá chegando agora e tá meio perdido no que tá rolando aqui e que projeto é esse, dê uma olhada nesses outros posts também:

Mais sobre o projeto.
Resenha de O Silmarillion.

Mas vamos lá, começando pela resenha de Os filhos de Húrin.

SINOPSE

"Antes da lendária Era de O Senhor dos Anéis, um poderoso espírito dominado pelo Senhor do Escuro ameaça a vida dos Filhos de Húrin. 

Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, habita na vasta fortaleza de Angband, ao norte; e à sombra do temor de Angband e da guerra travada por Morgoth contra os elfos, os destinos de Túrin e de sua irmã Niënor serão tragicamente entrelaçados. 

A vida breve e apaixonada dos dois irmãos é dominada pelo ódio visceral que Morgoth sentia por eles, os filhos de Húrin, o homem que ousara desafiá-lo frente a frente. Contra eles, Morgoth envia seu mais temível servo, Glaurung, um poderoso espírito na forma de um enorme dragão de fogo sem asas, numa tentativa de cumprir sua maldição e destruir os filhos de Húrin."

SOBRE O LIVRO / OPINIÕES

Você quer livro épico e trágico, @ ? Nós temos aqui!

O livro reconta uma das histórias de O Silmarillion, mas de forma mais aprofundada, expandida. Apesar disso, tem uma linguagem mais simples de se assimilar, bom pra quem quer conhecer, mas ainda tem medo. A história aqui tem BEM MENOS detalhes, em comparação.

Por conta disso, Os filhos de Húrin traz o mesmo cenário que conhecemos em O Silmarillion (veja a resenha aqui se quiser uma descrição mais detalhada), mas com o foco direcionado para (adivinha?) os filhos de Húrin, que foi um dos homens que enfrentou Morgoth, o Senhor do Escuro, de perto. Por conta disso Morgoth amaldiçoou toda a sua linhagem. 

Aqui nós acompanhamos mais de perto a discussão que Húrin teve com Morgoth (eu, particularmente, fiquei bem emocionada com ela) e tudo o que desencadeou daí. Acompanhamos a infância de Túrin com sua irmã e sua mãe, que estava grávida quando Húrin se foi, e houveram momentos de muita sabedoria compartilhada em conversas com um outro personagem que eu gostei muito, Sador. Pra mim ele foi o "Gandalf" do livro, em termos de frases de efeito, rs. Mas era apenas um ex-soldado manco.
"O sofrimento serve para afiar uma mente firme." p. 46
"Falsas esperanças são mais perigosas que temores." p. 78
Depois que Húrin deixa suas terras e sua família para participar de uma grande batalha contra Morgoth, ele é capturado e sua cidade é tomada pelo inimigo. Morwen, sua esposa, se vê numa situação difícil pois estava grávida e não podia fugir, mas queria livrar o filho desse destino sofrido. Assim, ela o envia para Doriath, para ficar aos cuidados do rei Thingol, uma cidade que era protegida pelo cinturão de Melian, uma Maiar poderosa. Ali ele estaria protegido, não fosse pelo seu orgulho.

Em Doriath Túrin fez um grande amigo, Beleg, mas por conta de vários desentendimentos e orgulho próprio, de lá ele saiu e foi viver pelo mundo. E viveu muitas aventuras sob diversos nomes, fazendo várias alianças com diferentes povos e sempre tentando fugir da maldição e de seu destino.
"Atiras tuas setas de maneira leviana, e talvez não vivas bastante para adquirir sabedoria." p. 141
O interessante da maldição é que em momento algum do livro ela foi encarada como algo mágico e imutável. Túrin lutou bravamente contra ela por toda a sua vida, mas por sua personalidade e seus próprios atos, nela se viu enredado.
"(...) um homem que foge do seu medo pode descobrir que somente tomou um atalho para topar com ele." p. 45
"O destino está em ti mesmo, não em teu nome." p. 184
O livro segue muito um estilo tragédia grega e te prende demais no meio de tantos dramas. Não entrei em detalhes aqui pra não dar spoilers, mas o livro é recheado de aventuras e tragédias, uma atrás da outra. A vida do Túrin é uma montanha-russa muito louca e você se vê preso na leitura, mesmo quem já conhece a história na versão de O Silmarillion, porque esse livro traz novos detalhes. Recomendo demais a leitura! 

Pra quem vai participar da #Fantastona2018 (maratona literária de livros de fantasia organizada pelo @riquereads e pela @sobreumlivro), acredito que esse livro se encaixe no desafio de "fantasia sombria" sugerido pela @queriaseralice e no de "fantasia com dragões" sugerido pelo @omeninoquele, então #ficaadica. ;)

CRONOGRAMA - LEITURA DE JULHO

Aproveito para convidá-los a participar da próxima leitura conjunta do #ProjetoTerraMedia. Ela será nada mais, nada menos que O senhor dos anéis, vol. 1 - A sociedade do anel! Nesse momento estamos finalizando a leitura de O Hobbit e eu estou cada vez mais empolgada! Ficaria muito feliz de ter a companhia de vocês nessa próxima leitura. Vem compartilhar comigo esse momento que será único! 

Fig. 2 O senhor dos anéis - J. R. R. Tolkien, próxima leitura conjunta do #ProjetoTerramedia. Kit de montanhas da @combossaloja.
Segue o cronograma de leitura do mês:

Fig. 3 Cronograma de leitura de julho do #ProjetoTerraMedia 
Como podem ver na imagem, a leitura tem início no dia 07/07 e vai até o fim do mês (os dias de leitura estão circundados de verde). Como esse livro é maior, a média páginas por dia aumentou de 15 para 20, mas mantive os intervalos aos domingos para encaixar melhor as discussões em grupo, que acontecem uma vez por semana durante a leitura, e uma discussão final a combinar.

Estamos caminhando pra reta final do #ProjetoTerraMedia, mas ele continua até outubro, com um livro por mês. Segue o cronograma geral:

Fig. 4 Cronograma geral do #ProjetoTerraMedia

Caso tenha interesse em participar entre em contato para que o convite para entrar no grupo de discussão seja enviado. Ao entrar no grupo, por favor, se apresente! E se for sair, se despeça, só pra gente ter algum controle mesmo e receber possíveis feedbacks. Qualquer dúvida é só entrar em contato, não se acanhe. E convide também os amigos para participarem juntos dessa jornada! Chegou a hora de formar a nossa própria sociedade do anel!

PARCERIA COM BOSSA

Gostaria de apresentar a vocês a loja Com Bossa (instagram: @combossaloja / facebook: @combossa / site www.combossaloja.com.br). É uma loja de decoração criativa e afetiva cheia de coisas lindas para a sua casa ou para presentear. Eu sou apaixonada pela loja e esse mês começamos uma parceria que me deixou muito feliz! As montanhas que vocês viram nas fotos desse post (e que verão em alguns posts futuros, rs) são de lá. É um kit lindo com 5 montanhas em diferentes tamanhos, que você pode organizar como quiser, como viram nas fotos anteriores.

Fig. 5 Kit de montanhas da @combossaloja.
Você pode realizar a sua compra através do site www.combossaloja.com.br ou na loja física, que fica na Av. Pelinca, 175 - 1º andar, Campos dos Goytacazes - RJ. Próximo a Fábrica de óculos, em cima do antigo Freela Café. Recomendo muito que vão lá conhecer! E pra quem não é da cidade, pode comprar online que os produtos são enviados para todo o Brasil.

É isso, gente! Espero que tenham gostado do post de hoje, cheio de novidades! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário