quinta-feira, 28 de junho de 2018

Dia do orgulho LGBT+ e resenha de Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo

Oi, gente! Tudo bom?

Hoje é o dia do orgulho LGBT+, um dia especial e importante em que a comunidade LGBT+ mostra o seu orgulho por serem quem são e luta por liberdade e direitos iguais na sociedade. Eu to aqui de fora, mas apoio a causa, então queria desejar a vocês muito amor e muita força nessa jornada! Que o amor prevaleça, em todas as suas formas! 

Fig. 1 Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo - Benjamin Alire Sáenz. Lido de 11-04 a 27-04-2018.
Em homenagem a data, trago a resenha do livro "Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo", que li em abril na leitura conjunta do @thebuddyreaders #TBRAbr2018, um livro YA contemporâneo (gênero young adult ou jovens-adultos em tradução literal) que aborda temas como imigração mexicana nos EUA e homossexualidade. Eu já tinha falado um pouquinho sobre o livro aqui, mas agora venho trazer uma resenha mais completa.

SINOPSE

Em um verão tedioso, os jovens Aristóteles e Dante são unidos pelo acaso e, embora sejam completamente diferentes um do outro, iniciam uma amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos - e sobre o tipo de pessoa que querem ser. Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.

SOBRE O LIVRO / OPINIÕES

"Fiquei pensando que poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende... e nunca entenderá."
"Um dia vou desvendar todos os segredos do Universo."
Aristóteles era um menino meio sozinho e muito melancólico, passando por aquela fase um pouco revoltada da adolescência, tentando se entender e conviver com uma família que era meio fechada, tinha passado por situações difíceis no passado com o irmão dele e não sabiam lidar com isso. Então não lidavam, simplesmente. Ari não aceitava isso. Não aceitava não conhecer nada sobre o irmão, nem poder conversar sobre ele em casa. Ele não sabia o que tinha acontecido e não aguentava mais essa situação. Fora isso, tinha sua vida normal na escola, com poucos amigos e sem entender muito as pessoas. Um belo dia ele conhece Dante. E a sua vida ganha um tom diferente.

Ari era uma pessoa com muitas dúvidas e que levantava muitas questões. Ari e Dante juntos tinham as melhores conversas, sempre com um teor meio filosófico, reflexivo. Dante trouxe muitas coisas legais para a vida do Ari e a amizade deles logo se tornou especial na vida dos dois. 
"- Você acha que é ruim ter dúvidas?
- Não, acho que é inteligente."
Mas é claro que nada foi fácil. Ari era uma pessoa mais introspectiva e ainda tava longe de se definir.  Ele estava em fase de transição, o que é muito normal no início da adolescência, né? Dante parecia já se conhecer, era mais objetivo e prático. E gostava muito de artes! Isso trouxe muitas referências legais para o livro.
"O Ari de antes não existia mais. E o novo Ari? Não existia ainda."
Achei o livro com escrita simples e super fluida, mas que tratou de assuntos bem importantes com uma leveza que me impressionou e cativou instantaneamente. Toda a construção da amizade de Ari e Dante foi muito natural, assim como suas relações com as famílias (ambas de imigrantes mexicanos vivendo em El Paso, Texas) e todos os seus opostos. Personalidades diferentes, famílias super diferentes também. Enquanto a família de Ari era um pouco mais fria e distante, a de Dante era o contrário, super próxima, amorosa e carinhosa. Isso causou um choque em Ari e o fez rever muitas coisas. As famílias eventualmente se aproximaram também e no decorrer do livro nós podemos acompanhar como foi essa evolução e as mudanças que foram geradas na vida de todos.
"Talvez vivêssemos entre a dor e a cura."
Toda a questão da imigração é abordada de forma muito sutil. Algumas questões culturais são tratadas de forma bem natural e o Ari diversas vezes brinca com alguns costumes, dizendo que o Dante não era tão mexicano assim. Acaba virando uma piada interna entre os dois. Da mesma forma, a  homossexualidade também foi retratada de forma muito natural. Não senti nada sendo forçado no livro, inclusive até fiquei com medo de que nem fosse ser falado nada sobre. Mas nas discussões em grupo, durante a leitura conjunta, chegamos à conclusão de que o autor conseguiu traduzir muitos dos sentimentos que os homossexuais passam nessa fase da vida, com todas as incertezas e dificuldades em se aceitar. O livro também abordou situações mais pesadas de homofobia e só posso dizer que foi tudo muito forte e emocionante. Vale ressaltar que o autor nasceu no Novo México e viveu na cidade em que se passa a história do livro, também é gay e se assumiu apenas aos 54 anos, por conta da dificuldade em se aceitar. 

Enfim, esse livro é muito amorzinho! É uma delícia de ler e eu recomendo demais a quem quer uma história gostosinha pra passar o tempo e refletir sobre a vida. Quem sabe não descobrir os segredos do universo junto com Ari e Dante também? E tomar uma bud numa picape vermelha no meio do deserto olhando as estrelas. <3
"- Então... por que você quer ficar bêbado?
- Para sentir alguma coisa."
"O mundo - diziam minha mãe e meu pai - estava lá fora, à minha espera. Esse mundo não existe de verdade."
"É que o amor sempre me foi pesado. Algo que eu precisava carregar."
PLAYLIST - MÚSICAS CITADAS NO LIVRO

Aproveito para compartilhar com vocês a playlist (clica aqui) que a @tiny.owl, que também participou da leitura conjunta, montou para que a gente lesse acompanhando. Achei a experiência ótima! E ajudou muito a dar um clima para a leitura. Especialmente a parte dos Beatles. <3

E AÍ, GOSTARAM?

E aí, gostaram da resenha? Já leram esse livro ou têm vontade? Para aproveitar a data, gostaria que vocês me indicassem outros livros de temática LGBT+. Esse foi um dos primeiros que aborda o tema que eu li e me apaixonei. De lá pra cá eu também li a HQ Justin, com protagonista trans, e De volta para casa, que tem um personagem trans e uma assexual. Quero mais livros com representatividade! Comentem aí os que vocês já leram e recomendam! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário