segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dia Mundial do Livro e diário de leitura: Silmarillion / Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo

Olá, pessoal!
Primeiramente, feliz Dia Mundial do Livro! Espero que consigam aproveitar lendo bastante! Pelo menos no estado do Rio hoje é feriado, então já facilita, né? rs

Para aproveitar o dia vim fazer um breve diário de leitura das minhas leituras atuais. Estou lendo O Silmarillion, que faz parte do meu #ProjetoTerraMedia, e Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, acompanhando a leitura conjunta do projeto @thebuddyreaders #TBRAbr2018. Estou no meio das duas leituras, mas vou comentar um pouquinho sobre como estão sendo essas jornadas.

Fig. 1 Leituras em andamento: O Silmarillion e Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo.

O SILMARILLION - J. R. R. TOLKIEN

Esse livro conta a história da criação do mundo extremamente rico em detalhes criado por Tolkien, que a maioria de nós conheceu através de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, seja por meio dos livros ou dos filmes. O mundo é chamado de Eä, e a Terra-média é só uma parte, na verdade, rs. Só por isso já dá pra ver que existem muitas outras histórias para contar!

A história me deixa extremamente encantada! Apesar da leitura densa e super detalhada em tudo, seja na descrição do mundo, dos seres e diferentes raças, da migração das raças e o que cada grupinho diferente faz / pra onde foi, tá sendo muito prazeroso conhecer isso tudo. Sério. A cada nomezinho familiar que é citado (Galadriel, Sauron, Númenor) eu vibro com as novas informações e sigo mais entusiasmada ainda.

Até o momento tiveram dois pontos mais difíceis, mas que consegui superar: a migração dos elfos (da primeira vez que li — uns 10 anos atrás — foi aqui que me perdi e travei) e a descrição da região de Beleriand. Um capítulo inteiro só pra descrever aquela região. Foi difícil, mas depois entendi que foi importante para conhecer em mais detalhes o cenário no qual haveria uma GRANDE batalha. Então foi crucial que fosse assim. E graças à internet de hoje em dia (10 anos atrás provavelmente eu teria travado aí também) eu consegui acompanhar tudo seguindo um mapinha dinâmico que encontrei. Caso seja útil para alguém, aqui está ele.

Existem também diversos pontos altos na leitura, gosto muito de acompanhar as relações entre os personagens, os grandes acontecimentos envolvendo uma eterna luta contra o grande mal,  a criação e a trajetória das Silmarils, o estabelecimento dos elfos na história, sua relação com os anões — que não foram sempre de atrito, o surgimento dos homens, e acho que ainda tem muito por vir!

Por ser uma leitura densa, ler 20 páginas por dia tá sendo um pouco difícil de cumprir, até porque com a minha rotina atual não tá sendo possível parar para ler todos os dias. Estou fazendo essa leitura em companhia do @twocatsandbooks e tá sendo difícil a gente se sincronizar também, mas seguimos tentando! De qualquer forma já fica o alerta de que pode ser que o cronograma precise ser adiado um pouquinho e que afete o início da leitura dos próximos livros do projeto. Então, aos interessados, fiquem atentos pois avisarei qualquer alteração no calendário. Estou sempre fazendo atualizações sobre a minha leitura nos meus stories do instagram, que agora também estão sendo encaminhados para as histórias da página no facebook, e to deixando tudo salvo nos destaques do IG "Terra-Media", caso alguém queira acompanhar.

No mais, a leitura está ótima e eu to amando sim!

ARISTÓTELES E DANTE DESCOBREM OS SEGREDOS DO UNIVERSO - BENJAMIN ALIRE SÁENZ

Para balancear, essa leitura está sendo um amorzinho!

Esse livro é um young adult, o tão falado e atual polêmico YA, e ele vem para mostrar que YA não é uma leitura vazia, não! Pra começar, é um livro LGBT e com imigrantes mexicanos nos EUA. Quando eu soube disso fiquei ainda mais interessada na leitura! Os personagens são SUPER cativantes, cada um a sua maneira, e acompanhar o desenvolvimento deles diante das dificuldades da fase em que vivem — início da adolescência e tudo mais — tá sendo super gostosinho. O livro tem todo um clima melancólico que eu adoro, é cheio de referências literárias, artísticas e musicais (obrigada, Dante! rsr) e a leitura é super simples e muito fluida. É um ótimo descanso pra mente, pra vida, pra tudo. Tá sendo muito bom pra mim ler esse livro agora pra fazer o contraponto com a minha outra leitura mais pesada. E se eu ainda tinha algum preconceito com o gênero, ele acabou de ser superado. Eu só não terminei esse livro ainda porque to respeitando o cronograma da leitura conjunta, senão... rsr

Essas, então, estão sendo as minhas leituras do momento. Tenho outros livros com a leitura iniciada, contos que já li esse mês e vou comentar depois, mas esses livros estão sendo o foco. E vocês, o que estão lendo? Como tá sendo a leitura, estão gostando? Conhecem ou já leram alguma dessas minhas leituras atuais? Me contem!

2 comentários:

  1. To muito orgulhosa de vc lendo Sillmarillion cheia dos esqueminhas! Eu não lembro nome de ninguém mais nem a ordem do ovo e da galinha, só o conceito principal da trama, rs tenho certeza que se tivesse feito algo assim os personagens teriam fixado mais.
    Jivago está jogando Sombras da Guerra 2 agora que eu dei pra ele de aniversário, nele o personagem principal divide o corpo com o espírito de Celebrimbor então to assistindo e tendo oportunidade de relembrar algumas coisas. Tá bem diver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh *-* fiquei tão feliz por ter conseguido ler! Agora a gente pode comentar o livro! rs E que legal esse jogo, não sabia que existia ;o

      Excluir