terça-feira, 17 de abril de 2018

Motivação para leitura: livros antigos x novos


Olá, pessoal! Tudo bem por aí?

Hoje eu queria conversar um pouquinho sobre uma coisa que notei que estava acontecendo comigo esses dias. Motivação para leitura associada a livros novos. 


Fig. 1 Alguns exemplares dos meus livros antigos ainda não lidos.

Tenho reparado que minha motivação para ler os meus livros antigos, e que fazem parte da minha meta do ano de "comprar menos, ler mais" junto com a @tbrzero, tem diminuído... Em compensação, minha motivação (e consequentemente, frustração) tem estado nos lançamentos do ano. Livros que eu não estou podendo comprar no momento.

"A tarde talvez fosse azul, não houvesse tantos desejos."
— Carlos Drummond de Andrade

A gente não está acostumado a apreciar o que temos. Apreciar a jornada, ao invés de pensar só no objetivo lá da frente. Já pararam para pensar no tanto de coisa que nós temos e não damos valor? Parece bobo e óbvio isso, mas na prática a gente esquece e não valoriza mesmo. E estamos constantemente sofrendo por não sei nem o que. Aquele sentimento de querer sempre mais, uma insatisfação que não acaba nunca. 

Claro que não estar satisfeito nos move. Estar sempre em busca de algo é importante para continuar vivendo, mas que coisa será essa? Fomos nós que estabelecemos esses objetivos para as nossas vidas ou será que essa coisa não é só o capitalismo nos empurrando para consumir mais?

Não tenho respostas, mas estou aqui disposta a discutir o assunto e em busca de algum conforto. Porque o que eu sei é como estou me sentindo. E estou me sentindo bastante frustrada sim, e isso tem me abalado bastante e afetando também as minhas leituras. Eu tenho mais de 300 livros não lidos, mas as pessoas todas parecem estar comentando sobre os livros novos e eu não tenho esses. O que que eu posso fazer? Só sei que é algo que preciso trabalhar internamente para me reencontrar. 

Talvez eu possa começar enaltecendo os meus livros antigos, e aproveito então essa publicação para isso. Olha só que lindos! Rsr Tem tanta coisa que eu ainda não li e que não faz o menor sentido não ter lido ainda! É interessante estar atualizado, mas e a nossa história, onde que fica? Quantas histórias já foram contadas que a gente ainda nem conhece? Vamos resgatar isso também, por que não? E a quem não pode comprar livros, antigos ou novos, vamos visitar bibliotecas públicas! Que tal?

E vocês, o que acham disso tudo? Também têm essa mesma dificuldade em lidar com a sua motivação ou passam por algo parecido? Que livro antigo você mais tem vontade de ler? Vamos conversar!

2 comentários:

  1. que lindoooo! *_____________* feliz que a frase foi útil para inspirar! ela agora tá guardada num cantinho especial do coração também

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Siiim, adorei a frase, obrigada por ter compartilhado ela comigo <3

      Excluir