quarta-feira, 13 de junho de 2018

Bate papo: organização de metas de leituras e produção de conteúdo

Oi, gente! Tudo bem?

Faz tempo que não trago um post de bate papo, né? Pois cá estou eu de novo para conversar um pouquinho com vocês, dessa vez sobre organização!

Muitas pessoas têm me elogiado por conta da minha organização e fidelidade com TBRs, projetos literários, maratonas, desafios etc. Algumas (Cacto Florido <3) vieram me pedir para postar sobre isso, dando algumas dicas, então eu resolvi vir aqui comentar um pouquinho sobre a minha rotina e como eu tenho feito tudo isso!


É engraçado que as pessoas nas redes sociais (em especial, o Instagram) me vejam como exemplo de pessoa organizada. Quem me conhece a mais tempo ou já conviveu comigo pessoalmente deve estar rindo de mim nesse momento, e com razão! (Rindo de nervoso, rsr). Nunca fui exemplo de organização, gente! Minha vida inteira sempre foi uma bagunça sem fim (outras áreas da minha vida ainda são). Mas eu fico feliz por estar conseguindo mudar um pouco, e que esteja sendo perceptível para quem vê de fora, nem que seja só aqui, eu com meus livros e com o blog/ig literário. Isso prova que é possível e que há esperança para todos, mesmo. Então não desistam!

Importante saber: atualmente eu sou autônoma. Não tenho emprego fixo nem rotina nenhuma de estudos, por isso, sou obrigada a criar a minha própria rotina e tento ser o mais disciplinada possível (ainda tenho muitos problemas com isso, mas vamos seguindo). Tudo isso me força a ser mais organizada, talvez por isso eu tenha desenvolvido essa nova habilidade, rsr.

Mas chega de enrolação, vamos às dicas:

Saber o seu limite:
Uma coisa importante que tenho aprendido nos últimos meses com as minhas tentativas e erros foi ver que eu tenho um limite. Não adianta eu querer ler 10 livros em um mês se eu sei que meu ritmo de leitura não é esse. O meu ritmo até aumentou esse ano, mas não adianta querer ser radical. As coisas acontecem gradualmente e eu agora já sei que consigo ler no máximo 5 livros (forçando um pouco ainda), mas que leio com conforto apenas 3. E no máximo 2 livros em paralelo, com o devido foco diário. Então não adianta eu me comprometer a ler muito mais do que sei que posso, né? 

Aprender a lidar com o flop:
A gente sabe que imprevistos acontecem, a vida é dinâmica e nem tudo sai como o planejado sempre. (ou quase nunca, rs). Então é importante NÃO DESANIMAR. Não desista de tudo só porque deu errado em um mês. Continue tentando e se ajuste para o próximo. Tudo é aprendizado e a gente também está mudando o tempo todo, então é normal precisar se adaptar aqui e ali.

Pense nos seus objetivos:
Mesmo que a gente mude, é importante conseguir enxergar pelo menos o mínimo do que se quer atingir. Tem funcionado assim para mim e eu vou detalhar abaixo como eu tenho feito isso.

- Anotações em calendário:
Pegue um calendário e procure um espacinho para escrever as coisas mais importantes que você quer fazer no dia. A partir daí é só estar sempre de olho nele para lembrar das coisas que você precisa fazer para que aquilo aconteça na data desejada. É claro que nem sempre é possível, mas você pode rabiscar, riscar, jogar para outra data, enfim, ter algum controle sobre aquilo que você quer que seja realizado. 


Esse ano eu recebi esse calendário literário da TAG livros* como mimo em Janeiro/18 e tem sido super útil para mim (depois que eu criei coragem de escrever nele, rsr). Eu uso esse calendário, mas você pode fazer isso em qualquer um, ou montar o seu utilizando um caderno sem pauta, por exemplo (puxando sardinha pro meu trabalho sim, rsr).

Eu costumo marcar no calendário os eventos importantes do mês, que eu não posso (não quero) perder, como inícios e términos de maratonas, leituras conjuntas etc. (e até eventos do Pokémon GO e festas mais importantes, rsr), datas que eu quero postar algo específico, ideias de posts para datas comemorativas etc. Dessa forma eu sei quais são os dias que eu terei mais ou menos tempo para fazer as coisas que precisam ser feitas para que tudo aquilo seja cumprido na data desejada.

- To-do list diária:
Comece a anotar tudo o que você for lembrando que precisa fazer no dia, mantenha essa lista perto de você e vá conferindo durante o dia. Quando você tem algo concreto para olhar fica melhor de estabelecer suas prioridades.


Eu tenho um caderninho artesanal multiuso que fiz para mim mesma e comecei a usar esse ano (posso fazer para você também, vendo sob encomenda, fica a dica ;)) e tá sendo um ótimo apoio para as minhas organizações todas. É claro que você pode anotar sua to-do list até no papel de pão, mas eu gosto do meu caderninho porque fica tudo mais organizado e guardadinho em um lugar só.

Adotei esse hábito a pouco tempo e tem me ajudado MUITO! Quantas e quantas vezes eu não fiquei apenas olhando pro teto pensando em todas as coisas que eu precisava fazer e não conseguia fazer nada porque eu só travava sem saber por onde começar? Depois que comecei a seguir essa dica (da minha psicóloga <3) tudo começou a fluir melhor. Eu estava num momento em que sabia todas as coisas que eu precisava fazer, mas não conseguia dar a devida prioridade a elas. 

- Anotações do que você conseguiu fazer:
Anote as coisas que conseguiu fazer no dia. Elas são suas conquistas e você pode voltar para ler depois e ver o quanto evoluiu.

Esse ano eu estou usando uma agenda literária, que foi mimo de Dezembro/17 da TAG livros*, como ganhei, estou colocando em uso dessa forma. Mas você pode fazer isso em algum caderninho ou usar o que tiver em mãos. Ano passado eu usei a agenda antiplanos para isso.

Não acho que essa etapa seja obrigatória para organização (na verdade, nada é, né? rs), mas funciona para mim mais como um motivacional para que eu continue fazendo as coisas. Funcionou ano passado, então mantive o hábito. O legal de fazer isso é, justamente, acompanhar a minha evolução. Pude ver que antes eu tinha dificuldade de preencher um quadradinho minúsculo de coisas que eu conseguia fazer. Depois aquele quadradinho começou a ficar apertado. Esse ano tenho um espaço um pouco maior para anotar e estava cabendo melhor no começo, mas agora já tem dias que o espaço já não cabe mais. Espero que eu continue fazendo cada vez mais coisas e precise de cada vez mais espaço para as minhas anotações!

- Quadro de meta geral do ano e resultados parciais:
Pense na melhor forma de organizar suas metas gerais para que o seu avanço nelas fique bem visível. Você também pode dividir a meta geral em submetas (por exemplo, distribuir o total de livros que se quer ler no ano pelos meses).

Para isso, mais uma vez uso o meu caderninho e a agenda literária da TAG* (como pode ser visto na foto que abre o post). 

Fiz um mapa literário, inspirado na organização da @danny_med (ver destaques - organização), mas você pode adaptar alguma forma de visualizar o que você almeja da maneira que achar melhor, obviamente. Para fazer o acompanhamento das metas parciais eu uso o campo "livros lidos em <mês>" e anoto a data e o livro lido. Assim eu controlo a quantidade de leituras por mês e depois repasso a quantidade de livros lidos para o mapa literário.

- Tabela digital com planejamento e resultados
Se você é uma pessoa mais digital do que analógica, talvez prefira essa dica. Crie uma tabela para fazer o acompanhamento da sua meta. Nela você pode fazer os planejamentos do ano e ir alterando as metas de acordo com o que desejar, além de ir acompanhando o que foi cumprido ou não através de uma legenda de cores.

Para fazer isso eu uso uma planilha que criei no Google Docs/Drive porque já fica tudo salvo na nuvem e é muito fácil de ter acesso em qualquer lugar (como podem ver, uso abas para organizar também os meus projetos literários, como o #ProjetoTerraMedia).


Eu juro que não sou maluca, gente, mas eu faço o meu controle também dessa forma. No começo do ano eu queria ler de acordo com a meta descrita na imagem: 3 livros por mês, sendo um livro antigo, um novo e um da TAG*. No fim do ano passado eu já tinha planejado isso tudo e ainda organizei que livros eu queria dar prioridade no momento. Claro que isso acabou mudando durante o ano, então eu continuo seguindo como dá e estarei feliz se ler os 36 livros totais do ano, sejam eles de que categoria for. Mesmo assim eu continuo marcando lá os livros lidos no mês (verde), os não lidos (vermelho), e os iniciados no mês (laranja). Tudo isso dividido em categorias: livros da meta pessoal, leituras paralelas, leituras conjuntas, extras etc. Ao final ainda tem um contador de livros por mês e o contador total do ano. É bem simples de fazer, quem quiser usar o meu modelo pode ficar à vontade. Caso precise de ajuda com algum detalhe, pode tirar as dúvidas comigo aqui nos comentários ou no pvt.

E é mais ou menos isso! Dessa forma eu tenho conseguido ter algum controle com as minhas metas de leitura e com o conteúdo que produzo para o blog/instagram/facebook e agora twitter também. Não é fácil, não, mas eu adoro! E com certeza ainda tenho muito o que aprender e que organizar também! A vida é um longo aprendizado, não é mesmo? Mas aos pouquinhos a gente vai conseguindo alcançar as coisas. Devagar e sempre, rs.

Espero que tenham gostado do post de hoje, deu bastante trabalho de organizar também, rsr. Mas espero que seja útil de alguma forma. A ideia não é que sigam tudo à risca, mas que as dicas sejam adaptadas à realidade/vontade de cada um. Caso sigam alguma dica, me contem se está dando certo! Até a próxima!

*Sobre a TAG livros: caso deseje ser um associado desse clube de leituras também, aproveite para assinar utilizando o meu código ISA4QCWS. Dessa forma, nós dois ganhamos R$35 em crédito para gastar na loja da TAG, que tem vários mimos literários lindos! ;)

4 comentários:

  1. Oláá,

    Eu ri lendo seu depoimento sobre não ser tão organizada e lembrei da minha mãe falando o mesmo sobre mim. :< Mas você dizer isso só me motiva ainda mais, porque significa que eu também tenho salvação (salma de palmas). Mesmo que seja pendendo em algumas áreas, equilibrando em outras e revezando tudo hahaha. Sério. Acredite em nós e tenha orgulho de conseguir ser organizada nessa aréa, ainda mais sendo produção de conteúdo na internet.

    E parabéns Isa, porque li seu post no Instagram e tive a sensação de que estava completo de tão bem organizado e resumido, então chego aqui e encontro um post ainda mais gostozinho de ler. Também amei seu caderninho, é melhor do que ficar rancando folhas aleatórias (e desmenbrando cadernos) ou se distrair enquanto olha notas do celular (o que não queremos já que a intenção é ser disciplinada, kkkk).

    Fico muito feliz quando consigo fazer algumas coisas durante o dia. Paro no banho pensando e sentindo-me a pessoa mais realizada do universo, kkkkkk. Isso é notavel. E é querendo sentir essa sensação por mais dias que adotarei algumas de suas dicas. O bacana é poder ir adaptando-as de pessoa para pessoa! Ou seja, só gratidão pelo seu post! ♥ ♥ ♥

    P.S.: Eu não sabia que você produz cadernos! :O São maravilhosos, vi o do dia dos namorados, perfeito! ♥
    P.S.2: Sua tabela de projetos me intimida! Kkkkkk
    P.S.3: Perdoa essa carta-comentário gigante. Empolguei-me. :3

    Abraços cheio de luz pra ti!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaah, amei seu comentário! *-* Muuuito obrigada por ter vindo aqui conferir o post completo também, que bom que gostou! Quando eu escrevi aqui achei que não ia dar conta nunca de resumir o suficiente pro ig, mas até que deu certo. xD Comentários como o seu também me motivam demais, muito bom conseguirmos fazer essa troca. FIco feliz demais por você também se sentir motivada pelo post! E sim, eu faço cadernos! Aceito encomendas e envio pelos correios também, caso se interesse em encomendar um personalizado. ^^ E não se intimide pela minha tabela! Eu adoro fazer tabelas mesmo asfpihasdipa faço pra tudo, até pra ver seriado. xD

      Beijão e muito obrigada mesmo, viu?

      Excluir
  2. Eu ri alto pq eu estava realmente rindo do organizada hahaha
    Eu acho que pessoas como eu e você realmente precisamos muito desses métodos... Sem tabelas eu não vivo.
    Adorei as dicas! Vou tentar me organizar pra parte da leitura que está parada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aspfihaisphdhispadiphas sabia que ia rir! xD Sim, sem isso eu só procrastino. Mesmo com essas organizações, tem dias que eu preciso dar uma forçada pra começar, rs. Viva as tabelas! Obrigada pelo comentário, moça! *-*

      Excluir