segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Metas 2018, TBR janeiro, projetos literários e mais um pouco

Olá pessoal, vim aqui hoje comentar sobre as minhas metas para 2018! Como tem spoiler do conteúdo do kit de janeiro da TAG (não spoiler da leitura em si, mas do que vem no kit, porque tem assinantes da TAG que gostam de manter a surpresa pra quando for abrir sua própria caixinha e tal), estou postando só agora, depois do dia 20/01 (prazo máximo que a TAG dá para que todos os associados recebam a caixinha). 

2017 foi um ano de reconstrução da vida pra mim. Deixei as metas em aberto porque o que viesse era lucro, rs. Acabei concluindo o ano com o dobro do que eu estava acostumada a ler (que nos últimos anos tava sendo 12 livros no ano, um por mês, com algum esforço) e fiquei bem feliz. 

Mesmo sabendo que eu não me dou tão bem assim com metas muito específicas, pra esse ano eu resolvi arriscar.

Fig. 1 Planos, planos e mais planos
(itens da foto: Agenda Antiplanos de Keri Smith Editora Intrínseca - que usei em 2017, mas serve pra qualquer ano -, agenda literária 2018 da TAG, calendário 2018 da TAG).
Minhas metas ficaram arrumadas da seguinte forma:

  1. Comprar menos, ler mais (junto com o projeto @tbrzero);
  2. Ler pelo menos 3 livros por mês (1 da TAG, 1 "novo", 1 antigo) totalizando no mínimo 36 livros lidos no ano;
  3. Participar do projeto #300diasdelovecraft (promovido por @juliannevituri e @bomdialivros)
  4. Participar do #projetoescotilha lendo Dickens;
  5. Participar mais do clube de leitura Leia Mulheres (IG @leiamulherescampos);
  6. Fazer intervalos na vida com detox de redes sociais/celular.

Fig. 2 Visão geral dos meus planos iniciais, TBR de janeiro e projetos pra 2018.
Vou explicar melhor item a item e vocês vão ver como tudo faz sentido e tá relacionado (e quem quiser seguir algumas das dicas, fique à vontade).

Acho que a mais importante de todas, e a que vai reger o ano, é a meta de "comprar menos, ler mais". Tive essa ideia junto com a Carla do IG @cestaliteraria, conversando ainda no fim do ano passado. Percebemos que temos uma leve (talvez nem tão leve assim) compulsão na hora de comprar livros. Às vezes as compras extrapolam de tal forma por mascararem uma possível ansiedade nossa, mas acabam nos deixando com vários livros não lidos na estante (e algumas dívidas descontroladas no cartão). De que isso adianta, não é mesmo? Acaba sendo um ato de puro colecionismo (apesar de eu gostar muito do conceito de antibiblioteca do Umberto Eco). Fora que só alimenta o consumismo, que é um hábito não muito saudável pro planeta. Esse ano decidi que vou dar mais valor aos livros que eu já tenho e tentar comprar menos (mas ainda posso ganhar <3). Provavelmente essa meta vai ter que se estender por alguns anos, porque eu tenho - atualmente - 308 livros não lidos. Eu já to super nervosa porque eu tenho um prazer enorme em comprar livros novos, socorro. Mas to tentando respirar fundo e abraçar (quase literalmente) os meus livrinhos não lidos que ainda estão aqui me esperando. Me desejem sorte! Pra quem se interessar é só acompanhar as postagens do IG @tbrzero que estará trazendo dicas mais específicas de como fazer isso e de como manter o monstrinho das compras sossegado durante o ano (assim espero, rs), assim como vai trazer desafios durante o ano e vários sprints pra gente conseguir ler bastante. Também tem esse vídeo aqui que resume melhor como vai ser o projeto.

Por conta da meta anterior, incluí na minha meta dos livros do ano a categoria de livros antigos. Dessa forma estarei sempre movimentando essas leituras atrasadas e tirando a poeira dos meus bebês, rs. Mas também não posso deixar de ler os livros da TAG (que vou manter a assinatura e, já que vou estar adquirindo esses livros, preciso lê-los!) e preciso também suprir minha ansiedade de ler os meus livros mais novos. Vou considerar como "livro novo" os das minhas aquisições mais recentes, feitas no fim do ano passado. Minha meta do ano por mês fica assim então: ler o livro da TAG do mês, um livro antigo e um dentre os mais novos. Dessa forma, a minha TBR (To Be Read aka. "para serem lidos") de janeiro ficou organizada da seguinte forma (Fig. 3): 

Livro da TAG: Retorno a Brideshead - Evelyn Waugh (TAG em parceria com a editora Companhia das Letras);
Livro antigo: S. - J. J. Abrams e Doug Dorst (editora Intrínseca);
Livro novo: As Alegrias da Maternidade - Buchi Emecheta (TAG em parceria com a editora Dublinense);
Livros extras: Pó de Lua nas Noites em Claro - Clarice Freire (editora Intrínseca) - resenha aqui; A Longa Hora do Chá da Alma - Douglas Adams (editora Arqueiro).

Fig. 3 TBR de janeiro.
Mas não é só isso! Ainda tem os projetos de leitura em conjunto e clubes de leitura, ufa! Pra 2018 eu já me comprometi em participar de alguns projetos. Vou explicar um pouquinho deles aqui.

Fig. 4 Projetos de leitura em conjunto e clubes de leitura para 2018: #300diasdelovecraft, #projetoescotilha e #leiamulheres
Vou começar falando sobre o #300diasdelovecraft. Em 2017 a editora (maravilhosa) Darkside lançou duas edições (com conteúdo igual, apenas capa diferente) com uma seleção de contos do H. P. Lovecraft, conhecido escritor de "terror cósmico" e famoso pelo Cthulhu (veja a pronúncia aqui). A Darkside lançou duas edições super lindas, a minha é a Cosmic por motivos de: a capa tem as minhas cores favoritas de toda a vida (verde e roxo) e ainda por cima brilha no escuro! Além disso, descobri a poucos dias que essa edição também tem realidade aumentada, OMG! Prometo mostrar melhor aqui depois. Mas voltando ao projeto, ele foi idealizado pela @juliannevituri e pelo Pedro do IG @bomdialivros. A intenção é ler um conto por mês e o conteúdo extra do livro no último mês, totalizando 10 meses de leitura. Quem tiver interesse de participar, dá tempo! Os primeiros contos são super curtinhos e a gente só vai discutir os contos no último dia de cada mês. Qualquer coisa podem falar comigo que eu posso fazer o intermédio. =) Vai ser lindo participar desse projeto, to super empolgada! Só to esperando pra ler mais próximo da data porque minha memória é horrível e eu vou esquecer os detalhes pra comentar, com certeza. Enquanto isso, adianto as outras leituras.

O outro projeto que vou participar esse ano vai ser o #projetoescotilha. Ele foi idealizado em conjunto, mas sugerido pela minha amiga Karen. Escolhemos um livro do Charles Dickens para ler e discutir dentro do nosso grupo de amigos mais chegados. O livro vai ser As Grandes Esperanças. Resolvemos brincar e homenagear o personagem Desmond de Lost, que tinha como projeto de vida ler todos os livros do Dickens. Como não li nenhum livro desse autor até hoje (que vergonha), adorei a oportunidade e já to super empolgada! Dividimos o livro de forma a discutir mês sim, mês não. Então fevereiro vai ser a primeira reunião e em dezembro concluiremos a leitura. 

A propósito, ainda estou pensando em como fazer para trazer as experiências dessas leituras conjuntas pra cá. Vocês preferem comentários parcelados ou uma resenha inteira no final? Vou lançar essa enquete depois no meu IG @lazzulisa também. Deixem aqui sua opinião e/ou acompanhem lá no IG também, se puderem. =)

Além dessas leituras conjuntas, também pretendo participar de mais reuniões do clube de leitura Leia Mulheres aqui da minha cidade, Campos dos Goytacazes - RJ. A ideia do clube é ler e discutir livros escritos por mulheres, com o intuito de dar mais visibilidade às escritoras. Fiquem atentos, pesquisem, porque esse clube de leitura acontece em vários lugares. Pra quem quiser acompanhar o trabalho do pessoal aqui de Campos, eles têm um grupo no Facebook e um IG também @leiamulherescampos. De acordo com a última reunião do clube do ano, a sugestão para a primeira leitura de 2018 foi Hibisco Roxo, da Chimamanda Ngozi Adichie, e eu aposto que vai ser uma leitura incrível! Ao que tudo indica esse encontro vai ser em fevereiro, por isso pretendo já ir me preparando pra estar com a leitura em dia.

Por último, mas não menos importante, vou falar um pouquinho sobre a minha meta de "detox de redes sociais/celular". É um assunto que eu li por aí (desculpa, mas não lembro mais onde li pra colocar aqui a fonte, mas tem sido bem discutido na internet), vi várias pessoas comentando sobre e refleti que eu precisava tentar fazer isso também. Percebi que (e também recebi algumas reclamações sobre isso, de pessoas que convivem mais comigo), assim como muitas pessoas também relataram, fico muito presa às redes sociais em geral e ao celular, e acabo perdendo momentos preciosos da "vida real". Esse ano quero fazer esse experimento, sair um pouco do celular e das notificações que me aprisionam tanto (porque eu fico com aquela necessidade de sempre olhar tudo e tentar zerar as notificações antes de fazer qualquer outra coisa, além de muitas vezes ficar presa nos feeds infinitos) e tentar viver mais. Viver de verdade, estar presente de verdade, enfim... Me desconectar um pouco. Quem sabe assim eu não consiga ler mais também? Então estejam avisados, se eu der uma sumidinha: tá tudo bem! E, se possível, não me deem unfollow etc, por favor! Não, não, não, não me abandonem! Porque eu vou voltar e vou contar depois como foi, o que senti, o que li. Tudo aqui nos posts de "bate papo literário". Talvez eu pense numa seção só pra isso, vou ver ainda.

No mais, espero conseguir trazer bastante post pra vocês esse ano! Com o mínimo de atraso possível nas resenhas, rs e mais bate papo literário no decorrer do ano. 

Mas e vocês, como estão? Muitas metas? Animados pro ano? Me contem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário