sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Resenha "Moletom", Julio Azevedo, literatura nacional e LGBT

Oi, gente! Hoje eu queria falar um pouco sobre esse livro lindo que acabei de ler (sim, nesse exato momento em que escrevo) e que li dentro da #MML2018 do mês. "Moletom" de Julio Azevedo é um livro nacional e LGBT. Vem conhecer!

Fig. 1 Moletom - Julio Azevedo. Leitura finalizada em 05-09-2018.
SINOPSE

"Em 'Moletom', Julio Azevedo — o jovem autor da página de mesmo nome do Facebook — mostra que não adianta tentar fugir dos problemas: eles nos perseguem até que os encaremos de frente. Seu protagonista, Pedro, está fugindo de algo. Ele acaba de chegar em uma nova cidade, onde ficará hospedado na casa da tia por algum tempo, e essa mudança representa para ele um recomeço, um escape de algo que está causando uma grande angústia. Assim que chega a esse novo ambiente, no entanto, ele conhece Lucas, um garoto que despertará exatamente os sentimentos que ele estava tentando evitar."

SOBRE O LIVRO / OPINIÕES

A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi o seu formato diferente e super fofinho. É um livro que mistura ilustrações, quadrinhos e uma história contada no formato de um diário. Bati o olho e já sabia que ia gostar.

Fig. 2 Moletom - Julio Azevedo. Quadrinhos.
É um livro super delicado e sensível que traz muitas lições legais para a vida. O enredo principal é um romancezinho leve, mas que traz também um pouco sobre os problemas de uma relação LGBT na sociedade atual. Apesar do tema, o livro não tem nada de muito pesado não. A história se desenvolve de forma leve e rápida, até mesmo pelo seu formato diferente. É um livro que chega devagarinho e vai conquistando o nosso coração. 
"Dizem que quando você cai, criar forças para recomeçar é a parte mais difícil. Bem, se reconstruir, obviamente, é um trabalho árduo. Mas já parou para pensar que quando você perde tudo, você finalmente tem a chance de fazer as coisas de um jeito diferente?" p. 17
Fig. 3 Moletom - Julio Azevedo. Ilustrações e romance em formato de diário.
O livro é dividido em três partes: eu, ele e nós; onde é narrado em primeira pessoa, incluindo as visões do protagonista e da pessoa com quem ele se relaciona. A princípio eu achei que isso poderia me incomodar, pois tenho problemas com coisas repetitivas, mas não foi isso o que aconteceu. Acabou que a segunda parte do livro foi mais um complemento, introduzindo partes que não tinham sido citadas por não envolverem o protagonista diretamente. 

Apenas em alguns momentos a leitura me incomodou um pouco. Uma das coisas que senti lá pelo meio da leitura é que tudo parecia acontecer de forma muito rápida e intensa demais, de forma pouco natural. Além disso, um acontecimento específico tinha me incomodado um pouco também. Mas quando a leitura incluiu a visão do Lucas eu consegui entender melhor o que tinha acontecido e as coisas foram se encaixando melhor. Quando dei por mim, já estava amando de novo e totalmente entregue para receber o final da história, que devastou o meu coraçãozinho. Fazia séculos que eu não chorava lendo um livro...
"O amor muitas vezes não é só sobre pontos de partida e pontos de chegada." p. 153
Recomendo demais essa leitura para aqueles que buscam um livro rapidinho, fofo e uma história leve, mas ao mesmo tempo intensa. O livro traz uma história super relacionável a quem já adiou resolução de problemas; a quem já teve medo de se relacionar, mas se relacionou mesmo assim; a quem está na luta para se reerguer na vida e tentando se conhecer cada vez mais. Ou seja, quem nunca?

Fig. 4 Moletom - Julio Azevedo. Ilustração.

TRILHA SONORA

Quem aí gosta de um livro com trilha sonora? "Moletom" traz várias referências musicais no decorrer de sua história e durante a minha leitura fui criando uma playlist no Spotify com essas músicas. A playlist é curtinha, mas também gostei demais da rádio que o Spotify gerava a partir dela.

Disponibilizo aqui a playlist criada: playlist Moletom.

Espero que gostem e que tenham uma ótima experiência de leitura com ela. Caso não goste de ler ouvindo música ou já tenha lido o livro, acho que a playlist é super interessante para acompanhar outras leituras ou para ouvir quando desejar um clima mais ameno.

ATÉ A PRÓXIMA

Me contem se já conheciam o livro, se já leram e o que acharam. Caso não tenham lido, gostaram de conhecer? Me contem mais sobre livros que vocês leram e encontraram essa mesma vibe, vou adorar conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário