sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Resenha "O Alienado", Cirilo S. Lemos, uma distopia nacional

Oi, gente! Hoje eu vim trazer para vocês a minha resenha de "O Alienado" do autor Cirilo S. Lemos, uma distopia nacional publicada pela editora Draco. Aproveito para agradecer a Draco pelo e-book cedido, a leitura foi incrível e está sendo um prazer trazer aqui as minhas impressões.

Fig. 1 O alienado - Cirilo S. Lemos, editora Draco. Leitura finalizada em 26-09-2018.

SINOPSE

"Em O Alienado, romance de Cirilo S. Lemos, o leitor é trazido a um complexo labirinto de acontecimentos e emoções onde acaba se questionando sobre quem observa suas memórias ou controla o destino das pessoas.

Que segredos existem por trás das torres de aço e vidro da Cidade-Centro? Cosmo Kant, operário com nome de filósofo e vida ordinária, precisa lidar com essas questões após testemunhar um homem atravessar o espelho do banheiro como num passe de mágica. Enquanto o governo trava uma guerra não oficial contra o Nada, Cosmo vê sua história se entrelaçar com a de um inspetor encarregado de investigar possíveis ataques terroristas contra a realidade, mas que está mais interessado no amor de uma mulher proibida.

A resposta para suas perguntas pode estar perdida entre as lembranças, no tempo que se estica e se sobrepõe, nas filas que parecem uma entidade coletiva, nas mãos de um Forasteiro manipulador que usa crianças como bombas, nos corredores escuros de um Arquivo inalcançável… ou em lugar nenhum. Em um mundo de dúvidas, só existe uma certeza: os Metafilósofos vigiam você."

SOBRE O LIVRO / OPINIÕES

O livro começa com um quote do Jean Epstein que diz:
"Não existem histórias, nunca houve histórias, há apenas fatos sem pé nem cabeça, sem começo e sem fim."
A princípio é isso que o livro parece. Um monte de histórias que parece não levar a lugar algum. Somos apresentados a vários fragmentos e nada parece fazer muito sentido. Mas é aí que começa a genialidade desse livro. Vou tentar explicar o pouquinho do que eu consegui captar dessa jornada.

Pra começar, o protagonista se chama Cosmo Kant. Daí já dá para perceber o teor do que essa história tem para nos trazer. Esse é um nome cheio de significados. Cosmo, universo, verdade, existência, realidade? E Kant, o filósofo. E aí entra a questão do idealismo transcendental de Kant, que defende que o conhecimento diz respeito apenas a como as coisas aparecem, os fenômenos, e não como elas são em si mesmas. Ou seja, o conhecimento não depende de como o objeto é em si, mas como ele aparece para o sujeito. E é exatamente assim que eu percebi que ocorreu o desenvolvimento desse livro. Nós somos apresentados a fragmentos da história numa ordem não cronológica e aparentemente desconexa. No decorrer da história nós começamos a captar algumas ligações e só no final conseguimos entender tudo. Ufa!

Eu não quero entrar em muitos detalhes da trama aqui para não correr o risco de dar spoilers. Esse é um daqueles livros que vale a pena ler sem saber muito e descobrir as coisas por si mesmo. Pode parecer estranho no início, mas vale a pena insistir na leitura e se deixar levar pelas reflexões que ele instiga.

O livro mistura formatos diferentes de leitura, com pequenas partes em quadrinhos e o restante em formato de romance (não romântico, rs). O livro inteiro mescla muita coisa, temos trechos da infância do Cosmo, da sua vida adulta, de um romance que ele está escrevendo e outros trechos mais destoantes com partes que envolvem ficção científica e distopia. Por isso achei que essa mescla de quadrinhos e romance combinou perfeitamente com a história e trouxe todo um charme para o livro.

Fig. 2 O alienado - Cirilo S. Lemos, editora Draco. Parte em quadrinhos.

Sobre a parte que envolve ficção científica e distopia, vemos aqui uma sociedade controlada por agentes Metafilósofos que prezam pelo Igual e temem o Diferente, julgando que a Individualidade ou a Vontade são coisas que geram conflitos e devem ser abolidos para que haja a felicidade. Nas minhas pesquisas vi que "metafilosofia" é um conceito real e seria "a filosofia da filosofia", consistindo em filosofar sobre o próprio papel da Filosofia enquanto ramo do saber humano. E é exatamente isso o que o livro traz. Ele monta todo um cenário de ficção científica distópica e nos traz diversos conceitos, nos fazendo questionar junto com o desenrolar da história. Eu achei tudo isso muito fantástico e mergulhei fundo nessa.

Um dos pontos interessantes para reflexão que o livro trouxe foi a questão do Nada como um grande potencial de criação. E como o acesso a isso seria preocupante nesse cenário em que o governo quer controlar a sociedade de forma a garantir a tal da felicidade. Se existir a chance de deixar florescer algum desejo, despertar a individualidade, é arriscado demais. Conflitos existirão e como garantir a felicidade com tantos conflitos? Para combater isso eles manipulam lembranças e criam uma sociedade de Iguais e, verdade seja dita, alienada. Uma grande crítica social! #elenão
"(...) chega a hora em que não se pode mais negar que algo ao redor está terrivelmente errado e as traves e argueiros devem ser retiradas dos olhos para que se enxergue a verdade."
"Só quero que parem de aceitar qualquer paradigma."
O livro também aborda temas que envolvem a psicanálise, inclusive tem uma versão de Freud na história. Há a questão do inconsciente, e uma coisa que me chamou muito a atenção foi a forma como o livro conseguiu mostrar como a arte (aqui em forma de música) pode nos proporcionar um ambiente de segurança e barreira contra coisas ruins.
"Tem de pôr a casa em ordem, tem de pensar com clareza, subir o raciocínio um degrau acima da lama química que eles colocaram para turvar sua cabeça."
"Dive-dive-dive-dive-dive-in-me. Não deixe a música parar."
Achei tudo incrível, o desenvolvimento do livro é maravilhoso e a conclusão é mind-blowing. Como eu tava lendo e praticamente estudando o livro ao mesmo tempo, eu quase previ o que aconteceria, mas mesmo assim o livro conseguiu me surpreender e me deixou completamente sem chão. Além disso ele é muito bem escrito, bem planejado, possui descrições super intensas, cheias de analogias e referências, ou seja, é uma leitura riquíssima!

Recomendo demais a leitura a todos que estiverem dispostos a se desafiar e refletir bastante sobre a vida como um todo, considerando o individual e o coletivo.

QUOTES

Como deu para perceber, o livro é recheado de momentos incríveis e não dá para falar sobre tudo, então gostaria de complementar o post deixando aqui uma seleção dos meus quotes favoritos. Espero que ajude a ter mais uma ideia de como é a escrita e outras nuances do livro.
"Sabe, o problema não é a queda em si. É a sensação que dá na boca do estômago. É uma coisa horrível, como se tivesse comido vertigem."
"Em sua boca, a carne do peixe se transformava num velho clichê, fazendo seu paladar berrar que a gente lembra da vida quando a morte de aproxima." 
"Aos meus olhos, Virgílio era quase um adulto. Sua explicação para isso é que tinha um espírito velho que estava em todos os tempos de uma só vez, e eu ficava confuso." 
"Homem chora também, Cosmo. Se a causa for importante ou a dor for volumosa, homem chora também."
"Só sobrevive nesse mundo quem se esclarece o suficiente para perceber a exploração e a injustiça."
"As coisas ditas na escuridão serão ouvidas na luz." 
"A fila começa a se agitar, é um organismo vivo e pulsante. Braços se esticam sacudindo cédulas e se retraem com pastéis, caldos de cana, biscoitos de polvilho, implantes eletrônicos, amuletos mágicos."
"No entanto a risada está lá, um orgasmo corporativo de burocracia derivada da satisfação em emperrar o andamento da minha vida."
"Não tenho tempo para dormir, já dormi demais, a vida é a droga de um sono desconfortável." 
"Minha palavra cria, minha palavra me torna um deus. Sou Deus antes do Nada me consumir, o Tudo, ou um dos Tudos possíveis."
"Neste mundo, onde não sei o meu lugar ou o mundo não sabe o dele, o que significa um rato?"
É isso, espero que tenha dado para captar um pouquinho do que é esse livro. Para mim foi tão louco quanto a vida, rs. Me contem se já conheciam a obra e, caso não, se ficaram curiosos. Gostam de livros que fazem refletir e te tiram da zona de conforto?

14 comentários:

  1. Oie!!

    Que livro diferente e achei interessante ter essas partes em quadrinhos no meio.
    Eu gostei da proposta e por trazer reflexão, adoro leituras assim.
    Não conhecia antes da sua resenha e vou levar essa dica.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente adorei essa mistura de formatos que o livro traz, é bem diferente mesmo! Que bom que gostou e vai levar a dica. ^^

      Excluir
  2. Meninaaa, socorro!
    Só de ler a resenha fiquei curiosa e me perguntando se após a leitura eu saberia falar desse livro. Você explicou direitinho a construção dele e fiquei com muita vontade de ler. Gosto de me desafiar e de me aventurar em livros diferentes dos que estou acostumada a ler, sabe? Gosto de leituras que nos leva à reflexão e à pesquisas. E fico ainda mais feliz por saber que é nacional. Anotado!! ❤

    Beijos,
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaahh que legal que gostou! Obrigada! Esse livro é desafiador mesmo, também foi pra escrever a resenha, rsr mas valeu tanto a pena! Até hoje penso nele, vou levar pra vida, com certeza.

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro, mas já quero para ontem. Fiquei muito interessada, pois é totalmente fora da minha zona de conforto, e sair dela de vez em quando é bom. Esse controle social me lembrou muito "Admirável Mundo Novo" e o uso do soma. Amei a indicação. BJS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro sair da zona de conforto de vez em quando, esse livro é ótimo pra isso. Distopias sempre mexem com a gente de um jeito diferente, né? Faz muitos anos que li "Admirável Mundo Novo", mas acho que dá pra dizer que o sentimento geral é parecido mesmo! Que bom que gostou!

      Excluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Que resenha incrível! Adorei a forma que você mostrou o livro, só me empolgou para devorar a história o mais rápido possível.
    Me interessei muito, tanto pela parte de crítica social (#elenao) quanto pela filosofia. Parece um livro ótimo e fico feliz em naoter lido spoiler, pois darei um chance.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha se empolgado pra conhecer a história! Espero que dê uma chance mesmo, porque vale MUITO a pena! E fico feliz também por você ter gostado da parte de crítica social, estamos juntas!

      Excluir
  5. Oiie.
    Gostei bastante da proposta desse livro. Amo enredos bem trabalhados, que mesmo previsiveis conseguem surpreender por algum motivo. Além disso, gosto muito das críticas sociais levantadas.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que bom que gostou! Esse é um livro muito ímpar, vale a pena conhecer!

      Excluir
  6. Uau, só pela resenha já fiquei em conflito, parece uma narrativa bem genial, gosto muito dessas tramas que no final unem tudo com perfeição!
    E esses são temas que nunca caem no esquecimento, pq não deixam de existir e precisam ser debatidos com certeza!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro trouxe uma narrativa muito bem trabalhada mesmo! E, sim, não caem no esquecimento mesmo porque são reflexões sobre a vida. Tudo faz parte!

      Excluir
  7. Oi, tudo bem ?

    Olha tenho que te falar que esse post chegou em ótima hora viu, eu estava atrás de livros diferentes e que inclua quadrinhos, alguns HQ's e etc. Eu amei a escolha de quotes e eles junto com a proposta me deixaram bem interessada, vou procurar ele com toda certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que legal que gostou e que o timing foi bom! Espero muito que goste! <3

      Excluir