sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Resenha HQ "Uma bolota molenga e feliz", Sarah Andersen e o setembro amarelo

Oi, gente! Tudo bem?

Hoje eu queria trazer para vocês a resenha dessa HQ super fofa e que se encaixa em parte dentro da do setembro amarelo. 

Fig. 1 Uma bolota molenga e feliz - Sarah Andersen. Lido em 17-08-2018.
SINOPSE

"As incríveis tirinhas de Sarah Andersen são para nós, que não economizamos dinheiro na livraria, vivemos à base de café, deixamos tudo para a última hora, somos especialistas em roubar o blusão alheio, não sabemos nos comportar em situações sociais e insistimos em Pensar Demais. Esta segunda coletânea continua exatamente onde a primeira parou: debaixo de uma pilha de cobertas, evitando as responsabilidades do mundo real.

Este volume traz tiras que acompanham os altos e baixos da montanha-russa implacável que é o começo da vida adulta, além de ensaios ilustrados sobre experiências pessoais da autora ligadas a ansiedade, carreira, relacionamentos e amor por gatinhos. Tudo isso com o mesmo tom sincero, leve e divertido que já conquistou mais de 2 milhões de fãs no Facebook."

SOBRE O LIVRO / OPINIÕES

Para quem não conhece, esse livro é a segunda coletânea de tirinhas da Sarah Andersen, que as publica na página do Facebook Sarah's Scribles. O primeiro é o "Ninguém vira adulto de verdade" e o terceiro "A louca dos gatos", todos já lançados no Brasil pela @editoraseguinteoficial. São tirinhas super fofas, extremamente relacionáveis e que abordam diversos temas, incluindo depressão e ansiedade, de forma leve e divertida.

Fig. 2 Uma bolota molenga e feliz - Sarah Andersen, interior: sobre livros.
O primeiro volume, pelo que me lembro (faz tempo que li), era bem mais carregado de tirinhas sobre ansiedade e fobia social. Já esse segundo eu me surpreendi porque esperava mais do mesmo, mas o que eu encontrei foi uma evolução incrível dessa temática. Em "Uma bolota molenga e feliz" nós podemos ver tirinhas que mostram a menininha tentando superar suas dificuldades com a depressão e a ansiedade, ao mesmo tempo que mostra como é difícil lidar com tudo isso.

Fig. 3 Uma bolota molenga e feliz - Sarah Andersen, interior: sobre depressão.
Achei que foi uma abordagem muito interessante para esse tema que é bem pesado e complexo. Aqui nós o vemos de forma simples, e acredito que seja fácil para quem não sofre com esses transtornos começar a entender e desenvolver empatia. E para quem sofre também é ótimo, porque não nos sentimos tão sozinhos. E, de repente, dá até para se distrair e rir um pouco da situação (se a pessoa estiver propícia a isso, claro).

Fig. 4. Uma bolota molenga e feliz - Sarah Andersen, interior: sobre superação.
Só sei que eu finalizei a leitura e fiquei bastante reflexiva, mesmo sendo uma leitura rápida e super leve. Uma curiosidade sobre a minha experiência pessoal de leitura foi que me pareceu que eu li cada um desses volumes no momento certo. Anos atrás, quando ganhei o primeiro eu estava num momento pior e sofrendo demais com ansiedade. Ler "Ninguém vira adulto de verdade" me fez sentir compreendida naquela ocasião. E agora, lendo "Uma bolota molenga e feliz" foi legal porque eu já estava num momento mais centrado, mais lógico (não completamente, porque ainda carrego um pouco da ansiedade comigo e crises ainda existem). Deu para sentir bem como tudo isso é um processo, sabe? E parece que a própria autora está passando por esse processo também. Tudo isso acaba refletido na sua arte e eu acho isso muito bacana. 

Mas o livro não é só sobre isso, ele também aborda outros temas, como o feminismo, amor (ou obsessão rs) por livros, inclui piadas bem atuais, fofurices e por aí vai. São tirinhas bem abrangentes e recomendo a todos!

Fig. 5 Uma bolota molenga e feliz - Sarah Andersen, interior: sobre feminismo.
SETEMBRO AMARELO

Aproveitando que esse livro fala um pouco sobre ansiedade e depressão, não podemos deixar de lembrar do Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio realizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV). Se você acha que pode estar sofrendo de depressão ou qualquer outro transtorno mental, converse com alguém e não deixe de procurar ajuda profissional. Ligue 188 e receba apoio de voluntários. 

Fig. 6 Setembro amarelo. 
Lembre-se: sua vida é muito importante e o amanhã sempre traz coisas novas. Já dizia o Lulu: "tudo muda o tempo todo no mundo". Você não está sozinho!

ATÉ A PRÓXIMA

Me digam aqui nos comentários se já conheciam esses livrinhos, caso sim, como foi sua experiência lendo eles. Têm outras indicações bacanas para dar a quem está com depressão e/ou ansiedade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário