segunda-feira, 23 de julho de 2018

Resenha O Hobbit e cronograma da próxima leitura conjunta do #ProjetoTerraMedia

Lá e de volta outra vez...

SIM, muitas emoções com essa que foi a 3ª leitura do #ProjetoTerraMedia e minha primeira releitura do projeto!

Fig. 1 O Hobbit - J. R. R. Tolkien. Lido de 08-06 a 30-06-2018. Kit de montanhas da @combossaloja.

Tá chegando agora? Conheça mais do projeto nos links abaixo:

Mais sobre o projeto.
Resenha de O Silmarillion.
Resenha de Os filhos de Húrin.

Post extra - festa com O Hobbit.

Agora vamos à resenha!

SINOPSE

Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfrentando elfos, orcs, trolls, wargs, para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o Dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra Média.

SOBRE O LIVRO / OPINIÕES

Esse é um livro infantil no qual Tolkien escreveu para seus filhos e, por isso, traz uma aventura leve, divertida, mas ao mesmo tempo super instigante e cheia de introduções a uma história maior (sim, estou falando de O senhor dos anéis!). Portanto, é uma leitura agradável para todas as idades.

Em O Hobbit nós acompanhamos a aventura de Bilbo Bolseiro, que é atiçado a sair de sua zona de conforto para embarcar numa aventura com um mago e 13 anões. O objetivo é resgatar o tesouro que pertence ao anão Thorin Escudo-de-Carvalho por herança, mas que foi roubado por Smaug, o dragão.

No meio do caminho eles passam por situações cômicas e trágicas, mas que são lidadas com habilidade e umas pitadas de sorte do hobbit que os acompanha, por indicação de Gandalf. 
"Existe muito mais nele do que vocês podem imaginar, e muito mais do que ele mesmo possa ter ideia." p. 18
O desenvolvimento de Bilbo na história é incrível! Nós acompanhamos a desconfiança e dúvida dele desde a chegada inesperada de tantos anões, mas ao mesmo tempo a curiosidade de explorar o desconhecido e viver grandes aventuras, despertada pelo seu lado Tûk.

Toda a aventura traz uma nova forma de associação do leitor com a leitura através de Bilbo, que se mete nessa enrascada sem saber direito o que tava fazendo e fica o tempo todo pensando no conforto de casa, na sua cama e em todas as refeições que gostaria de estar fazendo. Achei que isso tornou o livro muito relacionável e divertido.
"Bilbo refletia tristemente que nas aventuras nem tudo são passeios de pônei ao sol de maio (...)." p. 32
O livro também traz grandes lições de companheirismo e humildade, coisas para se levar pra vida mesmo.
"Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre." p. 281
Um ponto bacana de ser uma releitura é que pude analisar detalhes que não prestei atenção da primeira vez que li (há uns 10 anos atrás), além de poder relembrar várias coisas já esquecidas. Também consegui relacionar alguns pontos citados em O Silmarillion e percebi que o personagem Radagast, que aparece no filme, realmente existe aqui (apesar de ter sido citado BEM rapidamente).  Algo que eu jamais lembraria ou notaria sem ter lido O Silmarillion antes. Por essas e outras, estou AMANDO toda a minha experiência de leituras e releituras dentro do projeto.

Recomendo demais toda a obra do Tolkien, mas essa aqui em especial para aqueles que desejam iniciar por algum lugar e buscam algo mais simples. É simples sim, mas também consegue ser bem grandiosa, divertida e cheia de lições! No mais, continua sendo um dos meus favoritos da vida!

CRONOGRAMA - LEITURA DE AGOSTO

Fig. 2 Leituras do #ProjetoTerraMedia
Em agosto seguiremos com a leitura conjunta de O senhor dos anéis, vol. 2 - As duas torres, dando continuidade a essa obra magnífica que começamos a ler em julho. Caso você tenha lido o primeiro livro e queira participar da leitura com a gente é só entrar em contato que incluirei você no nosso grupo de discussões. Todos podem participar!

Segue o cronograma de leitura do mês:

Fig. 3 Cronograma de leitura de agosto do #ProjetoTerraMedia
Como exposto na imagem acima, a leitura terá início no dia 12/08 e acontecerá até o fim do mês com uma média de 20 páginas por dia de leitura e intervalo aos domingos para discussão (com exceção do início no dia 12). Os dias de leitura estão marcados no calendário em laranja. Serão 3 semanas de leitura dessa vez e a discussão final será combinada em grupo.

O projeto tá caminhando para o seu final, mas caso interesse, ainda faremos mais duas leituras. Segue o cronograma geral do projeto:

Fig. 4 Cronograma geral do #ProjetoTerraMedia
Aos que participaram das leituras anteriores e/ou estão participando da leitura atual meu muito obrigada pela companhia! Tá sendo uma experiência muito enriquecedora ler e discutir esses livros lindos a cada mês com vocês!

Estão gostando de acompanhar as leituras do projeto? Espero que sim! E que possa participar de alguma das próximas leituras conjuntas promovidas aqui. Deixe nos comentários que outra saga você tem vontade de ler em conjunto, quem sabe não dê pra organizar algo no futuro? Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário