sexta-feira, 24 de agosto de 2018

5 motivos para ler "O senhor dos anéis" e novo cronograma #ProjetoTerraMedia


Oi, gente! Tudo bem?

"O senhor dos anéis: a sociedade do anel" foi a leitura de julho do #ProjetoTerraMedia. Eu sempre tenho trazido resenhas das minhas leituras do projeto, mas para esse livro eu percebi que talvez não fizesse sentido fazer dessa forma, uma vez que todo mundo já conhece a história e, quem ainda não conhece, é porque não tem interesse mesmo, né? Por conta dos filmes que foram bem populares e tudo mais.

Fig. 1 O Senhor dos Anéis: A sociedade do anel - J. R. R. Tolkien. Lido de 07-07 a 31-07-18. Kit de montanhas @combossaloja.
Tendo isso em vista, recentemente fiz uma enquete nos meus stories do instagram perguntando que tipo de post preferiam e a maioria escolheu "outro tipo de post". Por esse motivo resolvi trazer um post com 5 motivos para ler, feito em colaboração com o pessoal que está participando das leituras conjuntas (obg, gente!). Se você conhece a obra apenas pelos filmes, confira aqui essa listinha!

Após, confira também o novo cronograma geral do #ProjetoTerraMedia, com a inclusão do mais novo lançamento da @harpercollinsbrasil no cronograma geral do projeto, "A queda de Gondolin"! E  também o cronograma da leitura conjunta de setembro: "O senhor dos anéis: o retorno do rei".

Pra quem quiser acompanhar o andamento do projeto:
Mais sobre o projeto.
Resenha de O Silmarillion.
Resenha de Os filhos de Húrin.
Post extra - festa com O Hobbit.
Resenha de O Hobbit.

Agora vamos à listinha!

5 MOTIVOS PARA LER "O SENHOR DOS ANÉIS"

Fig. 2 Cards do filme O Senhor dos Anéis.

1. UMA HISTÓRIA INCRÍVEL PARA MERGULHAR. Todo mundo sabe que o Tolkien é detalhista, né? Muitas pessoas veem isso como algo ruim, mas para mim é algo que ajuda muito a gente a mergulhar fundo na história. Não é um livro apenas para ler e se distrair, é um livro para viver junto! E eu acho isso lindo.

2. PERSONAGENS EXTRAS. Apesar dos filmes terem sido ótimas adaptações, a gente sabe que sempre ficam coisas de fora. Lembro que quando lançou o filme o que eu mais senti falta foi de não ter sido citado o Tom Bombadil. Ele é um personagem INCRÍVEL, misterioso, com poderes que a gente não entende bem, mas que são extremamente grandiosos e, além de tudo, extremamente humilde. Fora isso, ele tem uma relação muito linda com sua esposa Fruta D'Ouro. Recomendo demais que todos o conheçam!

3. HISTÓRIA DA TERRA MÉDIA (feat. @paty_bookaholic). O livro traz uma visão mais completa da Terra-Média. Lendo temos uma visão muito maior de todo o universo, os diferentes povos etc. Destaque para o Conselho de Elrond muito mais detalhado, incluindo até complementos à história que vemos em "O Hobbit", detalhes das aventuras de Gandalf e até mesmo maiores curiosidades de locais secundários, como o Pônei Saltitante na cidade de Bri.

4. ABORDAGEM DIFERENTE DOS PERSONAGENS PRINCIPAIS (feat. @uaiumlivro). Os filmes são bastante aclamados, mas é interessante observar como a abordagem de alguns personagens difere do que vemos nos livros. Ao ler você tem a sensação de estar lidando com personalidades diferentes daquelas que vimos nas telas. Esse é um dos motivos para ler a trilogia: conhecer a fundo os personagens. 

5. HERÓIS POR ACASO (feat. @umafarofeiracult). No livro vemos que nem tudo é a jornada do anel. Na verdade, a sociedade é formada por conveniência e cada um ali tem objetivos individuais e um caminho convenientemente semelhante, rs. Por isso acho interessante a leitura, pois conhecemos as diferentes motivações e o crescimento de cada personagem, incluindo sua amizade e união. É um desenvolvimento brilhante e sem pontas soltas, diga-se de passagem.

NOVO CRONOGRAMA 

Esse mês o #ProjetoTerraMedia traz novidades! Como mencionei no início, a editora @harpercollinsbrasil está lançando esse mês o livro "A queda de Gondolin" pela primeira vez traduzido para o português (o que me deixou bastante feliz). 

Fiz uma enquete para saber se havia interesse da parte de vocês de que ele fosse incluído no projeto e em que momento seria melhor. O mais votado foi incluir a leitura antes de "Contos inacabados", então seguiremos agora assim:

Fig. 3 Novo cronograma geral do #ProjetoTerraMedia.
 Aos interessados em fazer parte de mais essa leitura conjunta, entre em contato!

LEITURA DE SETEMBRO

E para setembro seguiremos com a leitura do volume 3 da saga "O Senhor dos Anéis: O retorno do rei"! Aos que já estão lendo com a gente e a quem quiser nos acompanhar a partir de agora, segue o cronograma de leitura:

Fig. 4 Cronograma de leitura setembro do #ProjetoTerraMedia.
Como pode ser visto na imagem acima, a leitura terá início no dia 07/09 e o livro de fato acaba no dia 22/09. Na última semana, de 24/09 a 29/09, faremos a leitura dos apêndices do livro presentes na edição de volume único publicada pela @editorawmfmartinsfontes. Como eu não sei se esses apêndices estão presentes em outras edições e como também não fazem parte da história central, preferi deixar separado na última semana como leitura opcional. O ritmo de leitura foi planejado considerando uma média de 20 páginas por dia de leitura, com intervalo aos domingos para discussão. Os dias de leitura estão marcados no calendário em verde.

Se você quiser fazer parte dessa leitura com a gente, entre em contato!

2 comentários:

  1. Ansiosa pelas proximas leituras! Estou adorando a leitura conjunta, e quero ler A Queda de Gondolin!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yay, feliz! Continuaremos nos vendo nas próximas leituras então! \o//

      Excluir