quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Resenha "O código vital", Conrado Muylaert e literatura nacional

Oi, gente! Tudo bem?

Atualmente tenho visto um movimento de cada vez maior de incentivos para leitura de nacionais contemporâneos e tenho achado isso ótimo! Hoje eu vim fazer a minha contribuição com a resenha desse livro, que é um livro nacional de fantasia, último escrito pelo autor Conrado Muylaert, que eu já mencionei por aqui.

Fig. 1 O código vital: o livro dos poderes da luz - Conrado Muylaert. Finalizado em 10-08-2018.

SOBRE O LIVRO

O livro se passa em um outro planeta que foi colonizado por humanos e o protagonista é o Luckie, uma criança que descobre que tem o poder de decifrar códigos através de um tipo de sinestesia. Cada código tem um poder diferente e aos poucos o protagonista vai se descobrindo.

O livro tem uma passagem de tempo e a gente passa a acompanhar melhor a história de Luckie a partir de seus 13 anos. Uma época bem conturbada da vida, como bem sabemos. A princípio ele se diz nerd, amante de livros, física, matemática, psicologia e tecnologia.

Um belo dia, voltando da escola, ele encontra sua casa revirada e seus pais tinham sumido. Um conflito acontece e é quando ele encontra um senhor que passa a ajudá-lo. Com essa companhia ele aprende mais sobre seus poderes e o que está acontecendo com o mundo. Existem os poderes da Luz e das Sombras, um vilão terrível e uma guerra que está para começar. Luckie é então guiado por esse senhor e se vê metido numa aventura para salvar os pais e talvez o mundo dessa guerra. Nesse meio tempo Luckie também conhece Luana, uma menina de idade próxima e com poderes similares que  ele logo se conecta e traz mais esperanças para a luta deles. 

OPINIÕES

O livro traz uma história cativante com uma ambientação super interessante e a questão dos poderes me despertou muito o interesse por envolver viagens no tempo e no espaço, universo paralelo etc. Amo! Porém aqui tudo é passado de forma bem simplificada, há inclusive um joguinho de complexidade x simplicidade com o Sean (senhor que ajuda Luckie) trazendo informações mais complexas e o Luckie sempre dizendo que não está entendendo nada, rsr. Isso particularmente me incomodou um pouco, porque não achei muito condizente com a construção do personagem que se dizia nerd e amante de estudos de física, mas acredito que traga uma facilidade de abordagem do tema para leitores mais leigos.

Adorei a dinâmica do Sean como mentor e do Luckie como aprendiz, assim como os poderes envolvendo física quântica. Talvez o leitor acostumado a obras sobre viagem no tempo prefira uma abordagem mais complexa, mas essa pode ser uma boa introdução a esse mundo para quem ainda não se aventurou muito por ele.

A parte que mais gostei do livro foi quando a personagem Luana foi introduzida. Achei que trouxe um novo balanço para a história e estava muito esperançosa com a chegada dela, pois sou amante de personagens femininas fortes e ela parecia ter esse perfil. Luana se mostrou bem independente, até um pouco rebelde e com poderes um pouco diferentes, então era algo muito interessante a ser explorado. Infelizmente o desfecho da jornada dela acabou não sendo do meu agrado, pois a mesma acabou totalmente em segundo plano e eu teria gostado bem mais se ela fosse a protagonista.

O final do livro traz muitas surpresas interessantes e foi bastante instigante cheio de lutas, perseguições e tudo mais, mas acabei não gostando tanto por conta dos pontos que levantei sobre a Luana. Não vou entrar em detalhes para não dar spoilers. De qualquer forma, acredito que valha a pena conhecer a história e tirar suas próprias conclusões sobre o livro, que traz sim partes muito interessantes e criativas.

Então é isso, gente! Espero que tenham gostado, me digam se ficaram curiosos com a leitura. Me contem também qual foi o último livro nacional que vocês leram. ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário