quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Minha experiência na 10ª Bienal do Livro de Campos: leitura que liberta

Oi, gente! Tudo bem?

Como vocês puderam perceber (eu acho, rs), semana passada dei uma sumida aqui do blog, mas acabei movimentando muito os meus stories do Instagram @lazzulisa (tá tudo salvo nos destaques "Bienal Campos") comigo fazendo o uso do meu direito de ir e vir na Bienal do Livro de Campos, um espaço cultural e democrático, como o apresentador da bienal sempre frisava a cada nova atração.

Fig. 1 Entrada da 10ª Bienal do Livro de Campos: leitura que liberta.


De 20 a 25 de novembro aconteceu a 10ª edição desse evento que já é tradicional na cidade, mas esse ano ele foi além. Em um momento como o que estamos vivendo, com tantas fake news, tanto ódio, tanto desentendimento e ignorância, a Bienal do Livro com seu slogan "leitura que liberta" foi um evento não apenas para promover a leitura, mas também um espaço de resistência que levou informação e levantou discussões importantíssimas.

Fig. 2 Entrada da 10ª Bienal do Livro de Campos: leitura que liberta.

Gostaria de compartilhar um pouco sobre como foi a minha experiência nesse evento tão maravilhoso!

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Resenha "O senhor dos anéis", #ProjetoTerraMedia e bate papo sobre releituras

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Já faz um tempinho que eu terminei a releitura de "O senhor dos anéis" que fiz dentro do #ProjetoTerraMedia (lemos um volume por mês de julho a setembro), mas eu estava sentindo que faltava dar um desfecho melhor para esse livro aqui. Resolvi trazer a resenha de "O senhor dos anéis", apesar de ser uma história bem conhecida por conta dos filmes. Foi uma releitura super importante para mim e eu gostaria de deixar aqui algumas considerações sobre ela. Ao final, trago um bate papo sobre releituras, contando como foi a minha experiência com as releituras do projeto.

Pra quem quiser acompanhar o andamento do #ProjetoTerraMedia:
Mais sobre o projeto.
Resenha de O Silmarillion.
Resenha de Os filhos de Húrin.
Post extra - festa com O Hobbit.
Resenha de O Hobbit.
5 motivos para ler O senhor dos anéis.
Em breve: resenha "A queda de Gondolin" e cronograma de leitura "Contos inacabados".

Então vamos lá:

A SOCIEDADE DO ANEL

Fig. 1 "O senhor dos anéis" - J. R. R. Tolkien. Lido de 07 a 09-2018, seguindo os cronogramas do #ProjetoTerraMedia.
"Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Resenha "Caixa de pássaros", Josh Malerman: não abra os olhos!

Oi, gente! Tudo bom?

Hoje eu vim trazer a resenha da minha leitura de outubro para a #Creepytober2018, a única que sobreviveu às minhas ansiedades, medos, angústias desse mês que foi realmente macabro: "Caixa de pássaros" de @joshmalerman.

Fig. 1 "Caixa de pássaros" - Josh Malerman. Leitura finalizada em 31-10-2018.

Se você é desses que não gosta de ler um "A" sobre uma história de terror/suspense/thriller antes de, de fato, estar lendo — eu te entendo — saiba que: esse é um thriller psicológico que contém uma ameaça que não pode ser vista (categoria da Creepytober que eu encaixei a leitura, inclusive rs) e consegue mexer com os nossos medos, pois suas abordagens mais "genéricas" facilitam encontrar analogias nas nossas vidas. Recomendo a leitura!

Agora vamos à resenha propriamente dita, SEM SPOILERS, mas com algumas opiniões sobre o o livro de maneira geral.

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Lidos de outubro e metas de novembro: o que tiver de ser, assim será

Oi, gente! Tudo bom? Como vão as leituras por aí?

Hoje eu vim conversar um pouquinho sobre como foram as minhas leituras em outubro e o que pretendo ler em novembro.

Como vocês puderam acompanhar por aqui, eu tinha lindos e aterrorizantes (hue) planos para outubro, mês do Halloween e tudo mais, mas acabei por viver o "terror" da vida real mais do que o dos livros, infelizmente. Isso me fez ler bem pouco e adiar muitas coisas. Mas eu to aqui pra compartilhar meus resultados porque também é bom mostrar que na vida nem tudo são flores, não é mesmo? E se você também sempre faz mil planos e acaba se atrapalhando com eles na hora da execução, mantenha a calma e siga em frente da forma que for melhor pra você! Isso é normal e acontece com todo mundo. *abraços virtuais*

Mas vamos lá!

LIDO EM OUTUBRO

É tão estranho postar isso no singular, rsr.

Fig. 1 Livro lido em outubro na #Creepytober2018