quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Resenha "Caixa de pássaros", Josh Malerman: não abra os olhos!

Oi, gente! Tudo bom?

Hoje eu vim trazer a resenha da minha leitura de outubro para a #Creepytober2018, a única que sobreviveu às minhas ansiedades, medos, angústias desse mês que foi realmente macabro: "Caixa de pássaros" de @joshmalerman.

Fig. 1 "Caixa de pássaros" - Josh Malerman. Leitura finalizada em 31-10-2018.

Se você é desses que não gosta de ler um "A" sobre uma história de terror/suspense/thriller antes de, de fato, estar lendo — eu te entendo — saiba que: esse é um thriller psicológico que contém uma ameaça que não pode ser vista (categoria da Creepytober que eu encaixei a leitura, inclusive rs) e consegue mexer com os nossos medos, pois suas abordagens mais "genéricas" facilitam encontrar analogias nas nossas vidas. Recomendo a leitura!

Agora vamos à resenha propriamente dita, SEM SPOILERS, mas com algumas opiniões sobre o o livro de maneira geral.

SINOPSE

"Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão."

SOBRE O LIVRO

Esse é um livro curtinho (268 páginas) e com escrita simples, em situações normais acredito que dê para ler bem rápido e talvez isso ajude a tornar a experiência toda bem mais intensa. Eu li durante o mês de outubro, acompanhando o ritmo da leitura conjunta da maratona. Na reta final atrasei, mas consegui ler quase metade do livro em uma tarde, então... Acho que dá pra ter uma ideia de como é uma leitura leve mesmo, rs.

O livro é dividido em dois tempos: (1) o presente, em que vemos a protagonista, Malorie, sozinha em uma casa com duas crianças que nunca viram o exterior da casa. Eis que ela decide levá-los em uma viagem. A princípio não sabemos como, por que ou para onde pretendem ir, só que parece importante e muito arriscado. (2) O passado, intercalado com o presente, em que vamos conhecendo melhor a vida de Malorie, o início de todo esse surto e como ela chegou na situação em que se encontra no presente. 

Outros sobreviventes cruzam a vida de Malorie no decorrer de tudo e é muito interessante ver como essas relações se dão, como cada um encara a situação, como se ajudam e confiam uns nos outros e como relações humanas também podem ser complicadas, principalmente diante de uma situação perturbadora como a que se encontram.

OPINIÕES

Preciso dizer que amei o livro desde o início (inclusive me empolguei bastante, rs) e a leitura se tornou um acalanto para os meus próprios medos. Eu conseguia respirar e seguir em frente, junto com os personagens, assim meio aos trancos e barrancos, com medo, mas sem nunca desistir. Acho que é bem esse o sentimento que o livro passa mesmo.

Foi, com certeza, um enredo muito bem construído. O tema meio subjetivo, um medo do desconhecido/que não se pode ver, também ajudou muito a tornar a história relacionável. Apenas algumas vezes, poucas mesmo, achei que faltou um pouco mais de desenvolvimento ou profundidade. Mas é compreensível pelo formato do livro, com capítulos curtos e narrativa picotada pelos flashbacks. Talvez tenha sido uma escolha do autor para que o livro ficasse mais leve mesmo, e tudo bem também. Só o desenvolvimento de um personagem realmente me incomodou (não vou comentar para não dar spoiler) e em alguns pontos achei que foi um pouco previsível.

Gostei muito de como algumas cenas conseguiram ser realmente TENSAS! O livro tem alguns capítulos marcantes com descrições detalhadas de momentos simples e cotidianos, mas que, dentro do contexto apresentado, acabam sendo aterrorizantes. Como ir no quintal buscar água do poço ou dar a volta no quarteirão. 👀

Outra coisa que eu gostei muito foram as discussões levantadas durante os conflitos da história, principalmente no que diz respeito a diferença nas formas de lidar com o que aterrorizava a todos. 
"Sua preocupação só mantém você a salvo para que possa ficar ainda mais preocupada." p. 59
"Quem é que enlouqueceu?" p. 61
Tem horas em que não dá para apontar quem tá certo ou errado, diferenças existem e precisam ser respeitadas. Acho que o livro deixa isso bem claro, incluindo o final (que eu gostei bastante).

EXPECTATIVAS PARA O FILME

Já foi noticiado que a Netflix produziu um filme baseado nesse livro, sua estreia está marcada para o dia 21 de dezembro, e estamos como? Ansiosos e torcendo para que faça jus a obra, apesar de o trailer já mostrar uma história BEM diferente, em vários aspectos, da do livro (o que é normal). Só quero que eles não mudem o essencial sobre o medo da população e o que de fato acontece quando alguém olha a "criatura" ou whatever. Não é para ser um "It" da vida, como o trailer parece sugerir! 

No mais, é aguardar... rs

Mas e aí, me contem se já conheciam o livro. Já leram? Pretendem ler ainda? Estão ansiosos para o filme?

Confiram também o post que eu fiz com quotes do livro. ;)

12 comentários:

  1. Oiee!
    Eu também participei da Creepytober e li esse livro! Gostei muito da leitura e concordo com sua opinião, o clima e o medo do desconhecido deixou a trama bem tensa mesmo.
    Minha única ressalva foi com o final, eu senti meio que um vazio. Acho que queria saber mais. Mas foi uma boa leitura sim!
    Gostei da sua resenha e estou imensamente ansiosa pelo filme também.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      Ah, legal que você participou dessa leitura também! Algumas pessoas esperavam mais do final mesmo, mas eu achei ok dentro do que o livro se propôs. O final foi super agitado, muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, fiquei louca. aspifaphidai E que venha o filme agora!

      Obrigada!

      Excluir
  2. Oi Jéssica.
    Eu li Caixa de Pássaros deve ter dois anos e gostei bastante. Uma das coisas que você citou foi o que mais me atraiu. A capacidade do autor de criar questionamentos.
    Quero muito ver o filme.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, mas não é? Eu amei demais as reflexões e questionamentos que o livro levanta. Beijos!

      Excluir
  3. Eu quero muito ler esse livro, tenho ele na minha listinha de desejados. Adorei sua resenha, fiquei muito curiosa para conhecer mais sobre a história

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale bastante a pena, viu? E como é uma leitura rapidinha ainda dá tempo de ler antes de sair o filme, rsr. Obrigada!

      Excluir
  4. Menina eu confesso que nunca li pq já vi resenhas que dividem muito as opiniões e ainda não peguei vibe de ler ele. MAs não sabia que o netflix ia lançar filme!! Agora me sinto meio no dever de ler logo pra assistir hahahah

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. paihsfhaispdi também sou dessas que sempre tenta ler antes de assistir as adaptações das coisas. xD Esse é super levinho de ler então vai ser bem de boas fazer isso! Realmente, também vi algumas divergências de opiniões, tem gente que não gostou do final, mas na minha opinião tava tudo bem dentro do que o livro tava se propondo a fazer mesmo. Quando ler vem conversar!

      Excluir
  5. Oi, Isa! Eu quero muito ler esse livro antes de assistir o filme. Quando tava todo mundo falando dele eu perdi um pouco o interesse, confesso, mas aí começaram a sair as primeiras imagens do filme e eu voltei a ficar empolgada. E o que dizer sobre a sua resenha? Me deixou ainda mais ansiosa para ler. Se antes eu estava com dúvidas, agora não mais. Resenha incrível, parabéns.

    Beijos,
    http://abducaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha despertado o interesse, espero que goste!

      Excluir
  6. Oi Isa, eu ia ler esse livro em outubro, mas acabou que não deu tempo. Gosto muito da proposta dele e estou bem empolgada para ler e assistir o filme. Adorei suas impressões e fico feliz e ainda mais animada ao saber que o enredo foi bem construído!!

    Adorei!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, lê sim! Legal que ficou mais animada. =D

      Excluir