segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Resenha "O senhor dos anéis", #ProjetoTerraMedia e bate papo sobre releituras

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Já faz um tempinho que eu terminei a releitura de "O senhor dos anéis" que fiz dentro do #ProjetoTerraMedia (lemos um volume por mês de julho a setembro), mas eu estava sentindo que faltava dar um desfecho melhor para esse livro aqui. Resolvi trazer a resenha de "O senhor dos anéis", apesar de ser uma história bem conhecida por conta dos filmes. Foi uma releitura super importante para mim e eu gostaria de deixar aqui algumas considerações sobre ela. Ao final, trago um bate papo sobre releituras, contando como foi a minha experiência com as releituras do projeto.

Pra quem quiser acompanhar o andamento do #ProjetoTerraMedia:
Mais sobre o projeto.
Resenha de O Silmarillion.
Resenha de Os filhos de Húrin.
Post extra - festa com O Hobbit.
Resenha de O Hobbit.
5 motivos para ler O senhor dos anéis.
Em breve: resenha "A queda de Gondolin" e cronograma de leitura "Contos inacabados".

Então vamos lá:

A SOCIEDADE DO ANEL

Fig. 1 "O senhor dos anéis" - J. R. R. Tolkien. Lido de 07 a 09-2018, seguindo os cronogramas do #ProjetoTerraMedia.
"Numa cidadezinha indolente do Condado, um jovem hobbit é encarregado de uma imensa tarefa. Deve empreender uma perigosa viagem através da Terra-média até as Fendas da Perdição, e lá destruir o Anel do Poder - a única coisa que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro.

Continuação de O Hobbit e início da trilogia O Senhor do Anéis, o livro revela como surgiram os anéis mágicos e como um grupo de magos, elfos e outros seres se formou para impedir que o maligno Sauron dominasse toda a Terra Média." Sinopse retirada do skoob.

Aqui nós vemos hobbits, esses seres totalmente caseiros, embarcando na maior aventura de suas vidas numa missão para salvar toda a Terra-média. UAU! Os hobbits são as criaturas mais amáveis, carismáticos, doces e inocentes que você pode imaginar. Acompanhar uma jornada dessas com essa turminha é no mínimo muito divertido e inspirador. A gente se identifica demais, porque eles são tão atrapalhados e perdidos como qualquer um de nós. Tudo aqui é muito inusitado. Eles caminham para um fim que pode ser trágico e realmente pesado, só que não se dão conta disso até que o momento realmente chegue. Então o que a gente vê aqui são seres que aproveitam cada momento da jornada, se encantando com o que encontram pelo caminho, seja um bando de elfos que sonhavam em conhecer, cuidando de um pônei (sdds pônei Bill), apreciando olifantes (criaturas que achavam que estavam em extinção) mesmo no meio de uma guerra... e por aí vai.

Mas nem só de hobbits se faz uma sociedade do anel, claro! As várias raças que povoam a Terra-média estavam a caminho de Valfenda para o Conselho de Elrond, onde eles iriam decidir o que fazer para combater o mal que estava assolando o mundo em que viviam. Lá eles conversam muito (muito mais do que no filme, diga-se de passagem), vários deles contam histórias referentes a cada uma das raças presente (parte que eu amo demais, adoro saber mais detalhes sobre tudo) e se dão conta de que Frodo, um dos hobbits, possui o Um Anel, com o qual Sauron poderia dominar a tudo e todos, e decidem juntos que fim dar a ele. Depois de muito discutir, chegam a conclusão de que o anel precisa ser destruído na Montanha da Perdição em Mordor, mesmo local onde foi criado. Para isso eles montam uma comitiva com representantes de todas as raças para ajudar Frodo, que toma essa missão para si. Aqui a gente vê a sociedade do anel, enfim, formada. Gandalf, o mago/istari que os lidera nesse início; Aragorn, humano/dúnedain que acompanha os hobbits desde Bri; Legolas, o elfo; Gimli, o anão; e Boromir, humano filho do regente de Gondor, terra dos reis descendentes de Númenor; e, não menos importantes (mesmo!), os hobbits, claro: Frodo, Sam, Merry e Pippin, que simplesmente não querem abandonar Frodo nessa missão, mesmo que não entendam bem o perigo que correm.

Aqui a gente acompanha a sociedade do anel enfrentando perigos cada vez maiores durante toda a jornada: perseguição dos espectros do anel (que buscam reaver o Um Anel para Sauron), criaturas malignas diversas, locais hostis, clima não favorável e muito mais. Alguns ficam pelo caminho 💔, mas eles vão dando um jeito de seguir, mesmo de luto, pois a missão é importante demais para todos. É tudo muito intenso e muito bonito de acompanhar. Amizades vão sendo cultivadas e se tornam muito importantes. Ao final desse volume ocorre um conflito, motivado pela cobiça despertada pelo Um Anel ao mesmo tempo em que eles são atacados por um bando de orcs, e a sociedade do anel se desfaz. E agora, o que será do destino de todos?

Impressões: O primeiro volume, para mim, é muito inspirador. Amo acompanhar cada detalhe da jornada deles e ver esse início com eles tão perdidos e mesmo assim, seguindo, contando com amigos e vivendo coisas perigosas, porém incríveis. Nessa releitura eu me atentei bem mais à saída dos hobbits do Condado, que eu não lembrava praticamente nada (descobri que minhas lembranças estavam ligadas aos filmes bem mais que aos livros), então foi muito empolgante acompanhar tudo de novo, em detalhes, desde o início. Tudo aqui faz muito mais sentido e não ficam pontas soltas! As personalidades são únicas, as motivações... É um dos meus livros favoritos da vida e continua me encantando da mesma forma, se não mais.

A seguir pode conter alguns spoilers leves da trama.

AS DUAS TORRES

Fig. 2 "O senhor dos anéis: as duas torres" - J. R. R. Tolkien.

"As Duas Torres é a segunda parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. É impossível transmitir ao novo leitor todas as qualidades e o alcance do livro. Alternadamente cômica, singela, épica, monstruosa, diabólica, a narrativa desenvolve-se em meio a inúmeras mudanças de cenários e de personagens, num mundo imaginário absolutamente convincente em seus detalhes.

A Comitiva do Anel se divide. Frodo e Sam continuam a viagem, descendo sozinhos o Grande Rio Anduin - mas não tão sozinhos assim, pois uma figura misteriosa segue todos os seus passos... O restante da comitiva parte em busca de Merry e Pippin, capturados pelo inimigo." Sinopse retirada do skoob.

No segundo volume nós passamos a acompanhar diferentes cenários, uma vez que os membros da comitiva se encontram separados. Para mim foi uma leitura um pouco mais cansativa, porque vemos muito dos conflitos mais mundanos (que em geral não me interessam tanto, gosto mais das partes mais diferentes, "mágicas"). Aqui acompanhamos traições, manipulação e o início das guerras. Mas também vemos criaturas magníficas, como os ents, entrando para a luta e fazendo sua parte para ajudar na guerra a favor da Terra-média. Coisa que não é muito do seu feitio, mas não dava mais para aguentar os orcs desmatando suas florestas! Os hobbits, aliás, passam por poucas e boas, se mostram cada vez mais fortes e é lindo demais acompanhar o seu desenvolvimento. A propósito, o desenvolvimento de todos os personagens é incrível, torna até possível uma amizade fortíssima entre elfo e anão (raças historicamente "inimigas", com interesses opostos). Da metade para o fim do volume acompanhamos, por fim, o destino de Frodo e Sam que seguem a caminho de Mordor para destruir o Um Anel. Aqui vemos a aparição de Gollum e eu amo demais esse personagem e sua participação na história. Mostra como o poder do Um Anel é enorme e destruidor, dando também uma dimensão maior para o fardo de Frodo.

Impressões: O que tenho a dizer sobre esse volume é que, apesar do cansaço, todos os detalhes valem a pena! A construção dos cenários e o desenvolvimento de cada personagem, por mais secundário que ele pareça ser, é incrível. Cada um ali tem sua parte na história e tudo é muito importante e grandioso, pois estão lidando com o destino de todos os que vivem na Terra-média. A releitura se mostrou muito importante para relembrar de tudo o que se passou e para reavivar os sentimentos que eu tinha: amor eterno.

O RETORNO DO REI

Fig. 3 "O senhor dos anéis: o retorno do rei" - J. R. R. Tolkien.

"O Retorno do Rei é a terceira parte da grande obra de ficção fantástica de J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis.

A Sombra dos exércitos do senhor do escuro cresce cada vez mais. Homens, Anões e Elfos unem-se para a luta contra a escuridão. Enquanto isso, Frodo e Sam penetram na terra de Mordor em sua empreitada heróica para destruir o anel." Sinopse retirada do skoob.

A história segue com acontecimentos mais importantes e finais. A guerra segue mais forte do que nunca no cerco de Gondor, o clima está mais pesado e o perigo se mostra tão real que enlouquece o regente dessa cidade. Tudo é muito surreal e só lendo para ter ideia da dimensão de tudo. A parte final de Frodo e Sam em Mordor também é devastadora e Sam se mostra mais incrível do que nunca aqui. Ao final do livro ainda acompanhamos toda uma jornada de volta cheia de detalhes e completamente nostálgica, com ainda mais algumas reviravoltas importantíssimas que foram completamente ignoradas no filme (que eu revi depois da releitura e fiquei profundamente chateada).

Impressões: O final dessa história é completamente devastador. Mesmo. As descrições são tão incríveis que praticamente te levam ao fundo do poço junto com os personagens. Eu senti todo o peso junto com eles em todos os momentos, tanto das sombras que começaram a assolar a Terra-média quanto o peso do Um Anel. A gente vê como que ele é, na verdade, uma analogia a depressão. Tudo é muito terrível e só com o apoio necessário é que você consegue seguir em frente. E é algo que deixa marcas, mesmo que a situação em si passe. O final é muito muito muito emocionante e eu chorei horrores, mais uma vez. É uma história super marcante, impactante e sem igual. Favorito da minha vida SIM!

EXPERIÊNCIA DE RELEITURA

Não costumo fazer muitas releituras na vida, porque acredito que tenha livros demais no mundo para eu parar e voltar a ler algum que já tenha lido, mas preciso dizer que algumas leituras merecem sim ser relidas e fazem toda a diferença!

Fig. 4 Leituras do #ProjetoTerraMedia.

Para quem não sabe, eu li "O senhor dos anéis" pela primeira vez há uns 15 anos, na época do meu Ensino Médio, pouco antes de sair a primeira adaptação da obra. Foi amor à primeira vista! Como não se encantar com um mundo desses? Tolkien me cativou com toda a sua criação, sua escrita e a minha vida não foi mais a mesma. Depois de fazer essa leitura naquela época, eu assisti aos filmes e resolvi ler também "O hobbit", pois estava interessada na história que se passava antes de tudo aquilo, e foi outra leitura incrível e encantadora! Pronto, eu estava presa na Terra-média. Comecei a adquirir todos os livros do Tolkien que eu via pela frente, mas acabei travada em inúmeras tentativas de ler "O Silmarillion", com o começo de tudo.

Apenas esse ano com o #ProjetoTerraMedia eu consegui me organizar para ler tudo desde o início, de forma mais cronológica, e tudo fez muito mais sentido! A releitura de "O hobbit" seguida pela de "O senhor dos anéis" tapou vários buracos que eu nem sabia que existiam. Sem contar que a minha memória nunca foi lá essas coisas, então imagina só reler livros tão cheios de detalhes como esses 15 anos depois? Foi como se estivesse lendo pela primeira vez na maior parte do tempo! Considerando também que eu tenho toda uma nova bagagem nas costas, com certeza seria uma experiência diferente mesmo. E como eu tinha recém lido "O Silmarillion" e "Os filhos de Húrin" unidas a essas releituras, mais a nova leitura de "A queda de Gondolin" (resenha em breve), posso dizer que tudo está valendo muito a pena! É incrível demais acompanhar o desenvolvimento de tudo e conhecer um pouco mais do que o Tolkien desejava criar.

Se você tem paixão por alguma história que leu há muito tempo atrás, recomendo a experiência de releitura, viu? Por mais que você tenha receio de "perder tempo". No momento estou imaginando como deve ser reler outros livros que me marcaram. Quem sabe não tiro mais um tempinho para fazer isso em um novo projeto, não é mesmo? Veremos!

Mas me contem aí o que acharam da resenha! Qual a sua experiência com "O senhor dos anéis" ou com a obra do Tolkien em geral? E que livros você teve uma boa experiência de releitura ou quais gostaria de reler? Vamos conversar nos comentários!

14 comentários:

  1. Ah é tão bom se reapaixonar por livros! Eu li a um pouco mais de tempo que vc, mas tb estava no ensino médio.
    Reler esse ano, acompanhando os lançamentos da harper foi maravilhoso! Os bate papos contribuiram muito pra ampliar minha visão da obra, me tornei ainda mais fã!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é uma experiência incrível mesmo, né? E legal que você leu no ensino médio também, pelo visto é uma boa época pra conhecer coisas novas mesmo! rs E agora to como? Ansiosíssima pra todos os lançamentos da harper! Engraçado que eu comecei o projeto aqui antes de saber que a harper collins tinha comprado os direitos. Os ventos do Oeste sempre nos unindo!

      Excluir
    2. Tb comecei a ler esse ano sem saber, foram realmente os ventos do Oeste hahaha

      Excluir
    3. psiahfahidhiapd nice!

      Excluir
  2. Oie!!

    Que legal esse projeto!
    Eu ainda não li O Senhor dos Anéis, mas quero muito. Todos falam super bem e o quanto é inspirador.
    Adorei sua resenha, muito completa!! Vou colocar entre minhas metas para 2019.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É realmente muito inspirador, uma história muito rica em vários sentidos. Espero que consiga ler logo <3

      Excluir
  3. Senhor dos Anéis é muito BOM. Li apenas "O Hobbit" e os três volumes de "O Senhor dos Anéis", quero muito ler os demais livros desse universo da Terra Média. E gosto de muito de reler os livros que gostei muito, pois permite que eu perceba detalhes que não havia percebido antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tão bom encontrar amantes desse universo lindo! Leia os outros sim, você que já conhece vai conseguir se aprofundar ainda mais nesse mundo. *-*

      Excluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Adoro os filmes, mas sei que preciso ler os livros urgentemente haha A minha questão é que não sou fã de fantasia e não sei se conseguiria ler a sersé, talvez ela perdesse a magia para mim. Entretanto, adorei ler seus comentários e acompanhar a releitura :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que consigo te entender. Eu sou assim com outros gêneros, como o romance. Gosto de filmes, mas na hora de ler os livros, não me chama tanto a atenção. Vai entender, né? Rsr Mas a experiência de leitura com os livros do Tolkien eu considero muito únicas, é um mergulho mesmo em um universo novo! Pra mim é fantástico. rs

      Excluir
  5. Oie.
    Eu nunca li os livros do Tolkien, apesar de gostar muito dos filmes. Pretendo mudar isso ano que vem. Gostei bastante da sua resenha. Ela me deixa animada para leituras próximas.
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui te animar! E leia sim, vai viver uma aventura bem diferente. =)

      Excluir
  6. Eu vi as fotos que postou no instagram e fiquei apaixonada pela composição. Mas como disse lá, não consegui finalizar a leitura e achei arrastada demais. Pela primeira vez na vida, preferi a adaptação cinematográfica ao inves do livro hauhauha ME PERDOA E NÃO DESISTA DE MIM

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, moça! E eu to rindo muito do seu comentário aspifhashidaihp não vou desistir de você, pode deixar! xD Acontece, né? eu também sou assim com outros livros, rs.

      Excluir