quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Resenha "A queda de Gondolin" e continuidade do #ProjetoTerraMedia

Oi, gente! Tudo bem?

Hoje eu venho trazer para vocês a minha primeira resenha de 2019, olha a responsa! Rsr Vim falar de "A queda de Gondolin" do Tolkien, última leitura do #ProjetoTerraMedia.

Fig. 1 "A queda de Gondolin" - J. R. R. Tolkien. Leitura finalizada em 07-11-2018 , dentro do #ProjetoTerraMedia.

Andamento do #ProjetoTerraMedia:
> Mais sobre o projeto.
> Resenha de O Silmarillion.
> Resenha de Os filhos de Húrin.
> Post extra - festa com O Hobbit.
> Resenha de O Hobbit.
> Quotes O senhor dos anéis: a sociedade do anel.
> 5 motivos para ler O senhor dos anéis.
> Post extra - Criaturas da Terra-média.
> Resenha O senhor dos anéis.

SINOPSE

"O último dos três Grandes Contos Perdidos do legendário de J.R.R.Tolkien narra a jornada de Tuor rumo à cidade secreta de Gondolin, refúgio élfico do povo do Rei Turgon. Contra a bela cidade, levanta-se Morgoth, o Inimigo Sombrio, com seu exército de seres malévolos.

A história da Queda de Gondolin começou a ser escrita em 1916 e agora ganha vida graças ao trabalho editorial de Christopher Tolkien, filho e executor legal das obras de Tolkien. Dessa forma cumprem-se duas sinas: a dos Elfos noldorin na Primeira Era do mundo e a do autor, ao conseguir publicar individualmente os três Grandes Contos dos Dias Antigos."


SOBRE O LIVRO

- Formato

O livro traz várias versões do Grande Conto "A queda de Gondolin". Não existe uma versão final, mas as versões vão se encaixando e contando uma história mais ou menos única, com algumas diferenças nos detalhes entre elas, mas que dá pra captar uma ideia geral quando lidas. Aproveito para dizer que "Beren e Lúthien" segue esse mesmo formato e vai ser a nossa próxima leitura conjunta do projeto (cronograma de leitura aqui).

É um livro completo. Você tem a história, mas também tem a análise da evolução da história feita pelo seu filho Christopher Tolkien, possibilitando o entendimento de como tudo foi criado, de onde os textos foram tirados, quando foram escritos e todo o contexto da criação.

O prólogo traz o resumo necessário para compreensão do conto, contando parte da ambientação que conhecemos em "O Silmarillion". Assim ninguém fica perdido no contexto do que está para ser exposto.

- História

A história central basicamente mostra a jornada de Tuor que assume uma missão especial dada por Ulmo (Senhor das Águas) para salvar Gondolin e seus residentes das mãos de Morgoth, o Senhor do Escuro. A história traz uma busca que por vezes parece ser interna do próprio Tuor, mas que acaba envolvendo essa missão principal. É uma narrativa que envolve guerra e paz, diferentes relações entre os personagens, traições, conflitos, muita aventura e, também, esperança.

A primeira versão do conto tem foco na queda de Gondolin de fato e vemos isso com mais detalhes que nas versões seguintes. Para quem já conhece as obras principais do autor, "A queda de Gondolin" traz outro nível de batalhas. É super intensa, repleta de ação e emoções.

Vemos também outras versões do conto que contam a história de forma mais resumida e com algumas pequenas diferenças. Já a última versão detalha mais o início. Mostra um Tuor perdido, o contato de Ulmo, e foca na sua busca por Gondolin (local de refúgio de uma linhagem élfica, que lá se esconde do Senhor do Escuro). Essa última versão traz uma ambientação espetacular com descrições lindas e um nível de detalhes que nos faz pensar: "esse é o Tolkien que eu conheço". Mas, infelizmente a versão não chega a ser finalizada por ele em vida.


OPINIÃO

Primeiramente, foi muito bom relembrar a ambientação da história vinda de "O Silmarillion" (sim, porque tenho memória de peixinho dourado, rsr). Acho bom que tenha isso sempre mesmo.

Sobre a história, fiquei DE CARA com o tanto de ação na primeira versão do conto. Tudo acontecia de forma muito intensa e com um perigo que eu não tenho adjetivos para descrever. Mas nem só de ação se vive. Também gostei muito de como o sentimento dos personagens foi trabalhado. As buscas, as dúvidas, aquela coisa de: "por qual caminho seguir?" (nem sempre literal, rsr). Me despertou um sentimento de refúgio, de busca por paz, mas também de atormentação, porque a gente nunca sabe quando nosso mundo pode desmoronar, em quem a gente pode confiar. Acho que é isso que é "A queda de Gondolin", todos esses sentimentos.

Foi uma leitura boa, mas difícil de se fazer no momento em que fiz (durante o período das eleições). Fiz muitas comparações com o nosso cenário político, uma vez que o Senhor do Escuro parecia sempre conseguir manipular "os mais fracos" e acabar com a paz. Acabou se tornando uma leitura arrastada para mim no começo porque me pegou num momento delicado, mas depois fluiu maravilhosamente bem!

O livro como um todo foi muito interessante por conta do seu formato diferente. Gostei de ter a chance de comparar as versões do conto e conhecer mais da escrita do Tolkien. Não é um livro que conta apenas uma história. Ele também mostra a evolução da escrita do autor, seu processo de criação e o contexto das suas publicações (ou não publicações). Entendemos, com as explicações do Christopher Tolkien, o porquê de tudo ter acontecido como aconteceu e acabarmos com versões de uma história não finalizada. É um livro para ser degustado e apreciado, reconhecendo a profundidade das histórias e do mundo por ele criado, assim como valorizar toda a genialidade do Tolkien.

Ver, especialmente, a última versão do conto não finalizada foi triste para mim, porque eu li e senti o potencial gigantesco da narrativa, mas que foi interrompido por conta de outras prioridades de publicação por parte da editora. No livro entendemos melhor as razões com as explicações do Christopher, incluindo cartas do próprio Tolkien. Tudo isso junto me deixou sentida, mas encantada com mais essa obra do Tolkien. Pude entender pelo que ele passou, suas motivações e motivos pelos quais ele às vezes também travava. Ele pensava no universo criado de uma forma muito mais complexa do que queriam para publicação. Criou toda uma mitologia com "O Silmarillion", envolvendo os três Grandes Contos: "Beren e Lúthien", "Os filhos de Húrin" e "A queda de Gondolin". E ele criou tudo com tantos detalhes que sua obra ainda é estudada e discutida até hoje, inclusive academicamente.

Fico com a impressão de que demoraram a entender a dimensão de tudo o que ele estava criando. Queriam uma história simples para vender logo, enquanto o Tolkien queria criar um universo inteiro em detalhes, criando uma base para as histórias que ele criava, com mitologia própria e tudo mais. Me deixa triste saber que ele não viu o resultado de tudo como ele queria em vida, mas me sinto especial por ter a chance de conhecer esse mundo. E é claro que eu super recomendo! Mas é bom fazer essa leitura sabendo pelo que esperar. =)
E aí, me contem o que acharam da história e do formato diferente desse livro. Vocês têm curiosidade sobre o processo criativo dos seus autores favoritos?

PRÓXIMA LEITURA

Se alguém aí ficou animado para mergulhar nessa experiência de leitura, que tal começar com a nossa próxima leitura conjunta do #ProjetoTerraMedia? Ela terá início no dia 18/02 com a leitura de "Beren e Lúthien", uma história que promete trazer mais romance e aventuras para essa super fantasia, e se passa cronologicamente antes de "A queda de Gondolin", apesar de ter sido publicada depois pela Harper Collins. Não deixem de conferir aqui o cronograma de leitura. Caso tenham interesse de participar é só deixar um comentário aqui que eu entro em contato para passar o link de convite do grupo de discussão.

Até mais!

6 comentários:

  1. Ei! Tudo bem?

    Nunca li nada do autor, o máximo que eu cheguei foram as adaptações para o cinema. Mas quero começar a lê-lo e adorei a proposta desse livro, principalmente pela ambientação inicial que ele dá antes de começar as histórias.
    Olha eu amo livro com quê políticos e, ao contrário de você, eu ia amar realizar a leitura no período das eleições haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito amor por esse projeto, que veio na hora certa ne, sofreu adaptações por causa das novas publicações da harper! eu to amando cada evento e cada lançamento, dei uma pausa na minha leitura no retorno do rei, mas mês que vem retomo e vou atualizar no blog pra vcs acompanharem tb!

    a participação do christofer é crucial, torna a obra de tolkien ainda mais especial! os 3 grandes contos publicados assim eram o sonho do autor e o filho finalmente pode realizar!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, gente, já quero ler.
    Você descreveu de uma forma tão inspiradora que senti a grandiosidade da obra e do autor. Não vejo a hora de conhecer esse universo tão fantástico do Tolkien 😍❤️ Que projeto lindo. Amei a resenha.
    Beijos,
    http://eusouumpoucodecadalivroqueli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou adorando conhecer outros títulos de Tolkien com esse projeto! Anotando várias dicas.

    Adorei todos os pontos que ressaltou, fiquei ainda mais instigada para conhecer! ����

    ResponderExcluir
  5. Oi,tudo bem ?

    Nossa este post está maravilhoso ! Tolkien inovou criando um universo maravilhoso repleto de criaturas, linguás e cenários incríveis que inspiram vários autores que escrevem sobre o gênero até hoje. Gostei bastante de ter as opções com os outros títulos,ficou um post bem completo.

    ResponderExcluir
  6. Tolkien é foda! A genialidade dele é incrível! Não sabia que esses livro dele tinham esse formato, muito interessante! Sempre aprendo com vc :D

    ResponderExcluir