segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Retrospectiva das leituras não resenhadas de 2018, pt. 2, revisão de metas de 2018 e metas para 2019

Oi, gente! E aí, como estão? Lendo muito em 2019?

Hoje é dia do leitor, então nada melhor do que falar de leituras! Vim trazer a segunda parte da retrospectiva das leituras não resenhadas no ano passado. Caso queira ver a primeira parte, tá aqui. Ao final desse post vou fazer uma revisão das metas de 2018 e comentar também os meus planos para 2019.

Fig. 1 Retrospectiva de leituras não resenhadas, pt. 2

RETROSPECTIVA DE LEITURAS 2018

Vamos lá que tenho mais 12 livros para comentar brevemente.

13. Jun: A revolução dos bichos - George Orwell <3

Esse livro é um clássico que li já sabendo que ia gostar, pelo tema, mas não sabia que ia gostar tanto! O livro traz uma fábula em que os animais de uma fazenda se revoltam com a forma com que são tratados pelos humanos, se organizam e se rebelam, criando um novo "sistema de governo"  dos animais para os animais, que a princípio parecia perfeito, mas aos poucos foi tomando a forma de um novo totalitarismo. Ele traz uma linguagem simples e pode ser facilmente trazida para a realidade. Foi um dos favoritos de 2018 e eu ainda quero muito resenhar porque essa mensagem precisa ser propagada, principalmente agora.

14. Jun: Justin - Gauthier

Esse foi um quadrinho que mostra como é a vida e a cabeça de uma pessoa trans. Só que é muito curtinho, então não deu tempo de se aprofundar ou mostrar mais detalhes/complexidade. Foi bom, mas talvez sirva melhor para alguém que não tenha a menor ideia do que é ser uma pessoa trans.

15. Jun: A biblioteca invisível - Genevieve Cogman

Esse livro é o primeiro de uma série de fantasia que traz vários elementos que despertam o interesse de leitores apaixonados! A trama gira em torno de uma busca por livros raros em outros mundos para manter o universo em ordem, mais ou menos isso. Também tem muito sobre caos x lógica, diferentes mundos regidos por uma mistura desses elementos e com seres sobrenaturais e/ou tecnologia. O livro mostra toda uma estrutura de mundos diferente, a construção de tudo é bem bacana e a história te prende com os mistérios e as aventuras. Tem muita coisa bacana para ser explorada, eu amei!

16. Jul: Creepshow - Stephen King

Um quadrinho com contos de terror, bem trash e bem bacana. A Jully explica bem a origem da HQ na resenha dela. Meu único porém com ele foi que o último conto é sobre baratas e eu tenho fobia, então passei mal lendo. Foi uma morte lenta e horrível pra mim, mas vai ser uma experiência ótima se você gostar de terror (talvez esteja mais para horror - saiba a diferença aqui) e não tiver problemas com baratas, rs. :(

17. Jul: Crônicas de Morrighan - Mary E. Pearson

Essa foi uma leitura teste pra mim, que não costumo gostar de romances. É uma fantasia, mas que eu tinha medo de que focasse muito no romance e tal. É um livro curtinho e um prelúdio para a saga "Crônicas de amor e ódio", que eu tinha curiosidade de conhecer. Acabei gostando da história, tem romance sim, mas eu não morri lendo. xD Gostei bastante do universo, a leitura é extremamente fluida e fiquei com vontade de ler a trilogia principal, "Kiss of deception" etc.

18. Jul: Nimona <3

Mais uma HQ lida em 2018! Essa aqui foi ESPETACULAR! Me apaixonei por Nimona, que traz uma história que mistura fantasia e ficção científica com personagens que apresentam uma diversidade bacana, LGBT+ e a protagonista é gorda. Além disso, o plot da história é bem bacana e mostra uma aventura com visão vilanesca. Adorei o traço e as cores. Tudo muito lindo! Favoritado com gosto!

19. Jul: A cidade das máscaras - Genevieve Cogman

Continuação de "A biblioteca invisível", que eu gostei, mas teve seus altos e baixos. O livro trouxe mais detalhes sobre o universo, algo que eu realmente tava querendo desde o primeiro. Ele também trouxe situações e um desenvolvimento bacana, principalmente no início. Me apaixonei mais ainda pela protagonista e amei ver cada ação dela a transformando numa personagem realmente forte e sensata. Em um dado momento a leitura ficou um pouco monótona, mas o final deixa a gente ansioso pelo próximo!

20. Nov: A queda de Gondolin - J. R. R. Tolkien

Esse livro traz todas as versões já escritas desse grande conto do Tolkien e uma discussão/análise da sua escrita, um pouco da sua vida e prováveis motivos que o levaram a não finalizar, tudo isso levantado pelo seu filho, Christopher Tolkien. Eu amei conhecer essa obra, mais detalhes desse conto, que já conhecia um pouco por conta de "O Silmarillion". Achei todas as versões e a análise bem pertinentes para quem quer conhecer mais sobre a escrita desse autor fantástico (e que eu sou super fã, né?).

21. Dez: Conversa sobre o tempo - Luis Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura & Arthur Dapieve

O livro traz uma conversa entre esses três autores e que eu tinha uma expectativa diferente por conta do título do livro. Acho que caberia mais se fosse "conversa sobre a vida", mas tudo bem. No início eu não tava gostando muito, achei que o livro começou com um viés muito elitista e com temas pouco identificáveis (para mim). Mas quando o tema da conversa foi mudando eu fui gostando cada vez mais. O livro é dividido em 4 partes: Amizade e Família, Paixões, Política e Morte. Foi publicado em 2010, mas continua pertinente.

22. Dez: A bruxa não vai para a fogueira neste livro - Amanda Lovelace

Segundo livro de poesias dessa autora, postei resenha do primeiro aqui. Esse segundo eu não consegui gostar tanto, não sei se li com muita expectativa ou se não estava num momento tão legal para absorver o conteúdo. Mas achei o livro um pouco mais raso e com texto pouco trabalhado e tal. Tem mensagens bem legais, claro, mas não me conquistou tanto. Ainda assim, vale a leitura porque cada um é cada um, né?

23. Dez: Vintém de cobre - Cora Coralina

Livro de poesias que eu comecei a ler por conta do Leia Mulheres da minha cidade. A leitura ficou pausada por muitos meses, por pura falta de tempo, porque eu tava gostando muito. É um livro lindo, com uma escrita simples e que mostra muito sobre o regionalismo do interior de Goiás. As poesias mostram o caráter humilde e batalhador da autora. Em muitos momentos foi bem emocionante, recomendo conhecerem!

24. Dez: O iluminado - Stephen King <3

Última leitura do ano e super impactante para mim. Poucos livros me fizeram sentir medo ou uma tensão maior, "O iluminado" foi um deles! A história é bem diferente do filme, que é bem popular, mas ela vai para além do terror do hotel "amaldiçoado". É uma história que aborda o alcoolismo e dramas familiares com casos de abuso etc. Foi muito incrível e eu favoritei, sim!

REVISÃO DE METAS 2018

Depois dessa recapitulação de leituras, queria conferir as metas de 2018 e ver aqui com vocês se eu cumpri ou não. Em 2018 eu prometi:
  1. Comprar menos, ler mais: fui mais consciente, mas ainda me entreguei demais às promoções;
  2. Ler pelo menos 3 livros por mês (1 da TAG, 1 "novo", 1 antigo) totalizando no mínimo 36 livros lidos no ano: li 50 livros, então essa parte consegui ultrapassar, mas fiquei devendo nos livros da TAG;
  3. Participar do projeto #300diasdelovecraft (promovido por @juliannevituri): começamos o ano bem, mas desanimamos (nos sobrecarregamos com outras coisas, na verdade) do meio pro fim. Mas ainda pretendo terminar!
  4. Participar do #projetoescotilha lendo Dickens: mais um flop do ano, mas já retomei a leitura e comentei um pouco sobre isso no meu Instagram;
  5. Participar mais do clube de leitura Leia Mulheres (IG @leiamulherescampos): isso eu consegui fazer! E tenho muito orgulho. Em 2019 estaremos aí de novo;
  6. Fazer intervalos na vida com detox de redes sociais/celular: fiz algumas tentativas, rolaram outros bate papos aqui sobre isso. Acabei não me afastando de verdade em nenhum momento, mas acho que consegui estar mais consciente quanto a isso, o que já foi bom por si só.
É isso. No geral até que foi um ano bom. É claro que muita coisa vai mudando pelo meio do caminho, e isso é normal. Acho bacana pelo menos estar mais atenta com relação a algumas questões, isso eu consegui fazer. Agora é ver o que vai ser do meu 2019!

METAS PARA 2019

Fig. 2 Metas para 2019.

Acabei 2018 um pouco cansada, então para 2019 eu tava pensando em deixar as metas mais abertas (e se eu alcançar eu dobro a meta, rsr). Mas o que eu penso em fazer é:

1. Compras conscientes: essa coisa de controle de gastos ainda é uma questão importante para mim. Junto a isso também tem toda a questão levantada pela "causa" do #AmorAosLivros destacada pela carta da Companhia das Letras e muito discutida no final do ano passado, por conta da crise editorial e das livrarias. Eu acho que isso pode se unir àquilo que eu já me preocupava desde o começo de 2018, de "comprar menos, ler mais" e ir além. Não dá para negar que sou amante de livros e que vou comprar livros sim. Mas como é essa compra? Eu to comprando só porque é barato? Isso tá ajudando as editoras e os autores, de fato? Como eu posso ajudar? As meninas do @saymybook também estavam discutindo isso e eu achei legal a proposta delas, que é a de fazer compras mais conscientes. Não é comprar em quantidade, mas é procurar ajudar comprando do nosso autor favorito, direto com as editoras que a gente gosta, comprar do pequeno também e por aí vai. Acho que é uma coisa bacana de se pensar e de tentar fazer. Meu 2019 vai começar com esse objetivo.

2. Menos projetos, mais leituras finalizadas: não é que eu não vá participar de nenhum projeto, comecei o ano participando de uma leitura conjunta e de uma maratona, porque sou dessas, rsr. Mas quero me controlar mais, não sair entrando em todos os projetos que eu ver pela frente e achar legal. Isso me deixou muito maluca em 2018 e acabei o ano com várias leituras pela metade (algo que pretendo remediar aos poucos). 2019 vai ser o meu ano da moderação. Essa é a palavra!

3. Número de leituras em aberto: é claro que a gente sempre quer se superar, né? Mas não quero começar o ano com um número definido de leituras que quero fazer. Vou deixar a meta aberta e ver no que dá. Acho que vai ser mais tranquilo assim.

4. Wrap up sazonal: esse ano quero tentar fazer a famosa lista de livros lidos por estação do ano, ao invés de fazer todo mês. Vi isso em algum IG no ano passado, mas esqueci qual, e achei a ideia muito legal. Acho que vai abrir mais espaço no blog para mais resenhas e outros tipos de posts, ao invés de ficar o tempo todo interrompendo para comentar os lidos do mês etc. Vamos testar pra ver!

5. Projetos sociais: para 2019 eu queria muito ir além em algumas coisas. Acho que é o momento da gente se mexer e fazer alguma coisa não só pela gente, mas também pelo outro (principalmente agora com esse governo que chegou já podando várias coisas). Estou trabalhando em parcerias com amigos e com um projeto de fundo social para o blog que espero muito que dê certo e renda bons frutos. Ainda estou trabalhando nele e volto para falar mais disso depois. Torçam para dar certo!

E é mais ou menos isso o que eu quero para o meu ano novo. Moderação, metas em aberto, tranquilidade e aquela vontade de fazer algo a mais. Espero que dê certo e que seja um ano bom, apesar de ter começado ele com medos políticos e afins. Que o ano renda coisas boas, que a gente consiga dar a volta por cima e que façamos cada vez mais boas leituras!

P.S.: O #ProjetoTerraMedia não foi citado aqui, mas ele vai continuar! Estou demorando para retomar porque ainda não consegui adquirir o "Beren e Lúthien", mas tenho fé de que vou conseguir em breve (meu niver é dia 26/02, bjs rsr)!

Edit: Boa notícia, consegui adquirir o livro! Leitura conjunta prevista para fevereiro, então quem quiser participar já pode ir se organizando. Posto tudo certinho e o cronograma em breve.

11 comentários:

  1. Olá!!
    Adorei o post!
    Eu também não faço meta do número de livros que vou ler, acho melhor assim, rs
    O Iluminado é bem diferente mesmo do filme e eu adoro, um dos meus favoritos do King.
    Gostaria de ler esse de quadrinhos dele e também o do Tolkien.

    bjs
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou! O iluminado é demais mesmo!

      Excluir
  2. Oi Isa.
    Eu gosto da ideia de fazer menos projetos e mais leituras conscientes. Parece que torna tudo mais fácil.
    Adorei sua retrospectiva. Te desejo um ótimo 2019.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na teoria torna tudo mais fácil sim, na prática não to conseguindo cumprir. apshfapisd Ó vida! Mas obrigada, e um ótimo 2019 pra você também!

      Excluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Das suas leituras eu quero tanto A Revolução dos Bichos que já estou pirando haha
    Gostei muito de ler sua retrospectiva, me empolgou para ler mais Stephen King.
    Também quero ser mais consciente esse ano e ler mais do que comprar, espero conseguir :)

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A revolução dos bichos é demais! King eu também amo, acabei começando o ano lendo outro dele. xD Essa meta das compras conscientes acho que vai ser a mais importante do ano, espero conseguir cumprir. ^^

      Excluir
  4. Olá Isa, tudo bem contigo?
    Comentei lá no IG que gostei pacas dessa ideia do "Wrap up sazonal"; e também que já estarei a espera da sua resenha do livro A Revolução dos Bichos. Tive duas oportunidades de lê-lo, mas com as poucas lembranças que eu tinha do filme em minha mente (que não eram animadoras, afinal, eu criança não entendia pakas de nadikas, kkkk) eu não me interessava tanto. Recentemente, pesquisando direitinho sobre ele, é que vim descobrir essa comparação em cima da nossa sociedade. :o

    Esse ano iniciei com vontade de participar (e finalizar) algum projeto literário também, mas vejo você falando sobre ir com calma e não se sobrecarregar, e tento me lembrar disso também. Afinal, é melhor um finalizado do que dois pendentes não é mesmo?

    Eu nem entro nesse assunto de compra consciente, pois ainda estou pensando muito sobre isso e tenho muito o que falar, kkkkkkk.

    Que 2019 seja um ano de paz e de boas leituras para você. ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Ah, acho que esse wrap up sazonal vai ajudar a dar uma aliviada no blog e na minha cabeça (pelo menos era essa a ideia, em teoria rsr). Olha, nem assisti filme de A revolução dos bichos, bem lembrado, vou procurar por ele antes de escrever a resenha. Ahhh já quero um post seu sobre compra consciente pra refletir mais no assunto, rsr. Obrigada e tudo de bom nesse ano novo pra você também. =)

      Excluir
  5. Eu realmente fiz metas para esse ano. Foi a primeira vez que realmente fiz um planejamento de leitura e espero conseguir seguir ou pelo menos realizar mais da metade. Diferente de você não coloco nada tão específico porque curto mais sentir aquela vontade de ler e ler. Vamos ver como será no fim de ano!! Vou aproveitar algumas dicas e anota na minha agenda. Elis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 2018 eu fui mais específica nas metas, mas em 2019 eu to fazendo justamente o oposto na verdade, rsr. Mas que tudo dê certo para nós nesse ano. o/

      Excluir
  6. Vc leu muito! :O
    è engraçado que acompanhar vc me fez ler mais em 2018 também <3
    Adorei as suas metas para 2019, principalmente a coisa das estações e o projeto social! Aguardo curiosa! Bjs

    ResponderExcluir