segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Bate papo e retrospectiva das leituras não resenhadas de 2018, pt. 1

Oi, gente! Tudo bem?

Último dia do ano, olha só! E aí, quais são os planos? Por aqui eu consegui finalizar minha 50ª leitura de 2018 e fechei o ano com chave de ouro: terminei de ler O iluminado do Stephen King. LIVRÃO, e com uma ótima mensagem pra fechar esse ano que foi de muita luta nessa reta final:
"Mas veja, você deve continuar vivendo. É sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor, e seguir adiante, não importando como. Segure as pontas e vá em frente." - Stephen King, O iluminado

Fig. 1 Retrospectiva 2018

Estava lendo o meu post de retrospectiva de leituras de 2017 e comparando com o mesmo momento de agora, dá pra ver o quanto mudei, o quanto cresci. Em 2017 eu tava lutando para ler 2 livros por mês e sofrendo bastante. Para 2018 eu estipulei uma meta que parecia ousada diante da minha realidade: ler pelo menos 3 livros por mês (total de 36 livros) e consegui ler 50. UAU! E eu ainda estava me sentindo mal. Tenho visto tanta gente lendo muito mais que isso por aí que às vezes é difícil não se comparar e não esperar mais de si. Mas, com licença, eu estou muito de parabéns sim!

Em 2018 eu fiz novas amizades (mantendo as antigas, claro <3), conheci e/ou me aproximei mais de uma galera que estava na internet fazendo a mesma coisa que eu: falando de livros, participando de projetos literários diversos e espalhando o amor que a gente tem pela leitura por aí. Toda a inspiração que eu tive que me fez crescer durante o ano, as trocas, o apoio de cada um, os desabafos sobre os mais variados assuntos, tudo isso foi demais! Obrigada a todos, de coração! E aos seguidores que vieram elogiar o meu trabalho, comentando o quanto eu inspirava eles também, na vida e nas leituras, vocês não têm noção do quanto me fizeram sentir importante. É bom demais saber que o meu trabalho é apreciato. Obrigada por tudo!

Esse ano o blog também cresceu, eu finalmente estabeleci uma rotina (mais ou menos) de posts aqui e no meu instagram, que virou literário (falta só mudar de nome rs). Senti que amadureci um pouco na escrita das minhas resenhas, mas o que eu mais gostei de fazer foi abrir o blog para mais bate papos e reflexões. Foi algo que com certeza me ajudou demais, pessoalmente. Então, obrigada por estarem aqui (ou no ig) me ouvindo e debatendo sempre! Amei crescer um pouquinho mais ao lado de vocês, nesse ano. Tanto que não podia fechar o ano sem mais um bate papo/retrospectiva/reflexão.

Queria primeiro falar um pouquinho sobre as leituras que fiz no ano e que não consegui trazer resenha pra cá.

RETROSPECTIVA DE LEITURAS 2018

São 24 livros sem resenha, minha nossa! Mas isso quer dizer que são 26 com resenha, então olha quanto conteúdo pra vocês procurarem por aqui, rsr. Vendo assim dá pra notar que, realmente, não dá tempo de resenhar tudo o que leio. Muitas resenhas também ficaram para trás porque eu não estava me sentindo segura para falar sobre elas naquele momento, por achar que eram livros importantes demais e me sentir muito pequenininha ainda perto deles, ou sei lá. Mas isso não significa que eu não possa postar essas resenhas no futuro, né? Só que, por enquanto, vou deixar comentários breves aqui, só para não passar batido.

Fig. 2 Retrospectiva de leituras não resenhadas, pt. 1

Ah, vou dividir essa retrospectiva em duas partes, porque estava ficando muito grande. Então voltem semana que vem para saber do restante!

1. Jan: As alegrias da maternidade - Buchi Emecheta

Essa foi uma leitura que achei muito importante! A escritora é nigeriana e o livro foi indicado pela Chimamanda, na curadoria da @taglivros de OUT/2017. Se você leu Hibisco Roxo, com certeza vai gostar dessa leitura aqui e ainda vai conseguir comparar tradições igbo que são retratadas nas duas leituras. Se não leu, vai conhecer uma cultura nova e diferentes condições de vida. Ah, e não se enganem pelo título. Ele é irônico. O livro traz muito drama familiar nigeriano, mostra muito da luta das mulheres numa cultura patriarcal forte e o sofrimento da pobreza. Recomendo DEMAIS a leitura!

2. Jan: S. - J. J. Abrams & Doug Dorst

Esse é um livro/jogo que pode ser lido em diferentes camadas. Não vou mentir, pode ser uma leitura complicadinha, sim. Mas com certeza é muito divertida e traz uma experiência única. Eu amei! O livro como um todo traz uma experiência fictícia que imita um livro antigo, retirado de uma biblioteca, todo rabiscado e cheio de arquivos em anexo. Aí você tem para ler a história central e vários comentários pelas margens do livro, que trazem uma outra história: a história de pessoas que leram esse livro e foram fazendo anotações e trocando anexos entre si numa vibe super investigativa/de pesquisa acadêmica. Eu segui uma ordem de leitura cronológica dessas anotações, que encontrei pela internet (e que foi disponibilizada no grupo da leitura conjunta que fiz desse livro). Caso alguém aqui se interesse, pode me pedir que eu repasso (infelizmente não tenho mais o link externo dele, senão linkava aqui).

3. Jan: Retorno a brideshead - Evelyn Waugh

Essa foi a minha primeira (e única) leitura da TAG 2018. Comecei o ano tentando cumprir a meta de ler todos os livros da TAG esse ano, mas essa eu falhei miseravelmente. Nem tenho muito para falar sobre esse livro, só que foi uma leitura rápida (talvez por eu não estar ligando tanto, rsr) e tinha uma ambientação assim meio de época, só que abordando a homossexualidade de forma não tão explícita (a famosa broderagem) e algumas questões da religião católica. Foi uma leitura boa, mas não me cativou tanto.

4. Fev: Uma dobra no tempo - Madeleine L'Engle

Esse foi um livro que eu tava super empolgada para ler, especialmente porque estava para sair o filme nos cinemas e tudo mais. Só que o filme não passou nos cinemas daqui e eu nem assisti ainda, fora que muita gente falou mal da adaptação, então me deu uma desanimada geral. MAS eu gostei bastante do livro. Considerando que é um clássico da ficção científica, misturando fantasia etc., algo que foi super inovador pra época, foi uma leitura muito boa! A única coisa que eu não gostei tanto foi o viés espiritualista do livro, que achei bem desnecessário, ainda mais por se tratar de uma ficção científica. Mas... livro antigo, a gente perdoa, rs. Ainda quero muito ler os próximos!

5. Fev: Fortunately, the milk... - Neil Gaiman <3

Primeiro livro em inglês que li! (Tá, o primeiro mesmo foi uma HQ, mas com narrativa em forma de romance, foi o primeiro). Foi indicação da @juliannevituri, eu fiquei completamente apaixonada na edição britânica que ela mostrou e acabei ganhando de presente de aniversário. Amei demais! É uma história infantil bem simples, mas que traz um enredo criativo e que envolve viagem no tempo. CLARO QUE EU AMEI, NÉ? Caso alguém se interesse, tem tradução dele no Brasil. Mas se quiser começar a treinar o inglês, é uma boa leitura também!

6. Fev: Tartarugas até lá embaixo - John Green

Essa foi a minha primeira leitura no @thebuddyreaders que já começou me colocando para sair da zona de conforto, lendo um autor que eu tinha bastante preconceito. A leitura foi boa, de maneira geral. Gostei de como alguns transtornos mentais foram retratados (TOC e ansiedade) e os personagens eram interessantes, só achei um pouco fraco o enredo do mistério central da história.

7. Mar: 31 canções - Nick Hornby

Um livro em formato bem diferente. Uma autobiografia desse que é o mesmo autor de "About a boy", bastante conhecido pela sua adaptação cinematográfica. Mas aqui ele comenta um pouco da sua vida através de comentários sobre músicas que a marcaram. Bem interessante também para quem curte música, recomendo!

8. Mar: Pílulas azuis - Frederik Peeters

Uma graphic novel autobiográfica que fala sobre como é viver com o vírus HIV. Muito interessante! Cheguei a escrever a resenha, mas acabei não publicando por medo de acabar abordando o assunto de forma errada. Pretendo revisar e tentar de novo depois. 

9. Mar: Para educar crianças feministas - Chimamanda Ngozi Adichie

Pensa num livro NECESSÁRIO. Para TODOS! A Chimamanda não é rainha à toa, gente. Esse livrinho é na verdade uma carta que ela escreveu para uma amiga dando dicas (que a amiga pediu, no caso) de como educar crianças feministas. Mas é um livro que serve para qualquer pessoa porque traz lições importantes e super didáticas, válido para todos mesmo. Por favor, leiam. Leiam todos os livros da Chimamanda, eu imploro! (Nem eu li todos ainda, rsr mas quero muito!).

10. Mai: Budapeste - Chico Buarque <3

FAVORITO DA VIDA, COMO EU AMO ESSE HOMEM E TUDO O QUE ELE FAZ, AAAAA! Tá, é por isso que eu não escrevi resenha ainda. Não sei lidar emocionalmente com as coisas que o Chico produz. Mas esse livro é simplesmente GENIAL. Traz uma escrita não linear que constroi e desconstroi as coisas ao mesmo tempo. É difícil explicar. Mas o assunto geral trata sobre a vida de um ghost-writer (escritor que escreve livros para outras pessoas colocarem o nome, permanecendo anônimo) que eventualmente vai a Budapeste. É um livro muito incrível, vai por mim! 

11. Mai: Filha das trevas - Kiersten White

Esse é o primeiro de uma trilogia, Saga da Conquistadora. Comecei a ler com as expectativas erradas e acabei não gostando tanto assim. Mas se você encarar ele apenas como uma ficção histórica, na qual a autora se baseia na história do verdadeiro conde Vlad, só que com uma protagonista feminina (fria, implacável, vingativa etc. wannabe), é até interessante. Mas aqui a gente vai ver o início da história, narrado desde a infância da Lada e do Radu (irmãos herdeiros da Valáquia). Um início leeento e com bem pouca ação, o que me desanimou durante a leitura. Mas a escrita é fluida (apesar de tudo, rsr) e o final me pegou de jeito e me fez querer continuar a ler! Espero que no fim de tudo, valha a pena, rsr.

12. Mai: O cair da noite - Isaac Asimov

Um conto de ficção científica MAGNÍFICO. Super bem escrito e objetivo. Narra o que pode vir a ser o "fim do mundo" de um planeta que tem não sei quantos sóis e que pela primeira vez na história (que eles saibam) vai enfrentar a escuridão completa.

ENTÃO É ISSO

Espero que tenham tido um bom 2018 e que o próximo ano consiga ser ainda melhor. Feliz ano novo! Mas me contem também: quais foram os aspectos positivos do seu ano? Conseguiu ler bastante ou seu foco foi outro? Vem conversar!

8 comentários:

  1. Ei! Tudo bem?

    Adoro ler as postagens de blogs do início do ano, porque em sua maioria eles estão falando sobre metas e fazendo retrospectivas. Adorei ler a sua e conhecer alguns livros, anotei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Isa, como vai?
    Eu quase não conheço os livros que você citou mas gostei bastante de algumas obras. Espero ler alguma delas em 2019
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas delas valem bastante a pena, leia sim! =)

      Excluir
  3. Com certeza está de parabéns sim 😊 Quero muito ler As alegrias da maternidade, já que é uma indicação da diva Chimamanda 💞💞💞💞 E com certeza quero muito "Para educar crianças feminista". Tartarugas até lá embaixo saiu no sorteio do Projeto Agente de Viagem Literário, e com certeza lerei esse ano, tenho escutado muitos elogios a ele.

    Desejo a ti um ano cheio de realizações e claro com leituras sensacionais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! As alegrias da maternidade é ótimooo, leia sim! Para educar crianças feministas também vale demais a pena! *-* Espero que goste das leituras! E um ótimo ano pra você também!

      Excluir
  4. Olá Isa, adorei sua retrospectiva e me sinto como você. Também comparei meu ano anterior com este e, no meu caso, 2018 foi bem mais puxado no quesito estudos e trabalho do que o anterior, então fiquei bem surpresa pela quantidade de livros que consegui ler. Da sua lista de livros não resenhados eu li S - O Navio de Teseu, eu tenho uma paixão por este livro, amo a história, a ideia, diagramação...queria mais livros assim. Lindo post!!! <3

    Bjokas!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. S. é realmente espetacular, né? Amei demais ele como um todo também! Obrigada!

      Excluir