terça-feira, 14 de novembro de 2017

Como anda a vida, leve retrospectiva e tentativa de maratona literária

Oi, gente. Como vocês estão, tudo bem? 
Comigo vai tudo indo sabe-se lá pra onde, rs mas vamos dar um jeito nisso.

As leituras tão seguindo, devagar e sempre. As escritas nem tanto, como vocês podem ver. 😕 Então vim aqui conversar um pouquinho pra ver se flui, pra atualizar aqui sobre como estão minhas leituras e minha meta de livros do ano e como pretendo fazer pra conseguir cumprir até o dia 31/12/2017, rs. 

Dos livros da TAG desse ano eu até que consegui ler a maioria (considerando que só recebi até o livro de outubro, por enquanto). Li: 

  1. O Xará (fevereiro, com resenha aqui);
  2. A Câmara Sangrenta (março) - Livro de contos com releituras de alguns contos de fada clássicos, porém com personagens femininos fortes. Foi uma proposta muito interessante, na maioria das vezes muito bem executada e super bem escrita. Eu tinha algumas críticas a fazer, mas preciso organizar um post de resenha pra isso. Fica pra quem sabe um dia, rs.
  3. O Leopardo (maio) - Romance histórico que conta a história do Príncipe de Salina e 50 anos de sua família. Se inicia em 1860, próximo de quando ocorre a chegada de Giuseppe Garibaldi, revolucionário que dá início ao que viria a ser o Risorgimento italiano (unificação da Itália). Nesse contexto, a aristocracia italiana se abala e a classe burguesa começa a sua ascensão. Dentro desse cenário, o livro mostra como se dá a dinâmica política e social, envolvendo também relações interpessoais e românticas. E esse era o começo da tentativa de sinopse que eu tava escrevendo pra resenha que ainda não saiu, rs. 
  4. Uns e Outros: Contos Espelhados (julho) - Primeiro livro inédito da TAG, lançado em comemoração aos seus 3 anos de existência. O livro trouxe 10 contos clássicos escolhidos por 10 autores da língua portuguesa que fizeram suas releituras. Foi um livro muito legal de ler e alguns contos me inspiraram bastante na época (apesar deu não ter conseguido aproveitar muito na prática a inspiração, mea culpa). 
  5. Ragtime (agosto) - Livro com uma escrita toda particular, ragtime seria um gênero musical popular nos EUA no começo do séc. XX. O autor se inspira na estrutura melódica desse gênero para escrever esse livro. Além disso, mistura personagens históricos e fictícios numa trama que desenvolve, além de várias histórias centrais, temas que envolvem questões sociais. Foi uma experiência e tanto ler esse livro. 
  6. Quase Memória (setembro) - Livro nacional consagrado nos anos 90, é um quase romance, quase jornalístico, quase biografia, quase memória do pai do autor. O livro tem uma escrita leve e envolvente, tem um leva e traz de pensamentos que se ligam a outros pensamentos e assim segue. O desencadeamento de pensamentos e reflexões são gerados por conta de um pacote recebido anonimamente, supostamente enviado pelo pai falecido há 10 anos. A partir daí se desencadeiam várias lembranças e nostalgias. Foi o meu último livro lido, uma leitura muito gostosa.

Agora estou pra começar a ler o de outubro, As Alegrias da Maternidade, da nigeriana Buchi Emecheta. Escrever foi só sobre O Xará mesmo, que vergonha. xD

Mas também li alguns livros extras, porque eu comecei a me sentir muito presa lendo só os livros da TAG. Então nos intervalos eu li: 

  1. Boa Noite, Darth Vader - Porque a mente também precisa descansar, rs. Faz parte de uma série de livros infantis que se ambientam no universo de Star Wars, mas que possuem historinhas curtas envolvendo os personagens principais em situações inusitadas e cômicas, cheio de referências ao conteúdo original;
  2. Deuses Americanos (com resenha, uhul!);
  3. Os Pequenos Perpétuos - Ver abaixo; 
  4. A Festa de Delirium - De novo pra descansar a mente, rs. São livrinhos infantis que apresentam  ao público infantil personagens da história mais famosa do Neil Gaiman, Sandman (meu sonho ter/ler). As histórias são bobinhas, mas as ilustrações são liiiiindas demais. São um colírio mesmo, vale a pena só por isso (e porque dá pra encontrar por aí bem baratinho, rs);
  5. Elefante - Livro da editora Cosac Naify (R.I.P.) de autor nacional que traz um texto poético e ilustrado. É bem bonito e traz umas reflexões bem legais, mas não lembro o suficiente pra explicar mais com as minhas palavras. Sorry;
  6. It: A Coisa - O SENHOR LIVRO. Meu livro do ano, calhamaço do amor by Stephen King, rei do terror. Esse livro foi o meu maior achiev do ano. Criei coragem de ler por conta da leitura conjunta proposta pela editora Suma. Consegui ler antes de sair o filme e fiquei muito feliz. Me inspirou a fazer vários cadernos e ações entre amigos etc. Ainda tá rolando a última, corre lá pra ver (sorteio dia 18/11). Sobre o livro, to tentando até agora pensar em como descrever o que foi ler ele. E ainda tenho esperanças de postar resenha (até porque tenho tudo anotado de quando estava lendo ainda, então nem tudo está perdido!);
  7. Outros Jeitos de Usar a Boca (com resenha), 
  8. Academia Jedi 2: O Retorno de Jedi - Série de quadrinhos que conta uma história original infanto juvenil dentro do universo Star Wars. Tem um padawan que queria ser piloto, mas foi selecionado pra academia Jedi, tem aula com professores como o mestre Yoda, e vive altas aventuras e confusões. xD (Sim, eu gosto bastante desses livrinhos, rs eles me relaxam);
  9. Em Cima Daquela Serra - Ver abaixo; 
  10. O Menino Azul - Esses foram os livrinhos que recebi da Coleção Itaú de Livros Infantis 2017 (pra quem não conhece, esse é um programa de incentivo à leitura na qual eles enviam gratuitamente pra você doar ou ler para crianças, verifiquei agora e infelizmente o último kit já está esgotado, mas se interessar fique atento, porque sempre lançam mais). Esses livrinhos eu pretendo, num futuro bem breve, ler para o meu sobrinho Pietro, uma vez que minha irmã já cresceu, rs. São muito fofinhos.

Antes de assinar a TAG no começo desse ano já tinha lido também esses dois livros: 
  1. Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently (Dirk Gently #1) - Uma história muito louca (como explicar?) que foi adaptada pra uma série também muito louca, mas que não é exatamente igual (falei tudo, né? rs). Caso você tenha gostado de um ou de outro, dá pra ver ou ler de forma independente, porque as histórias se passam apenas no mesmo universo (eu tinha ficado com essa dúvida antes de assistir a série e, por via das dúvidas, preferi ler correndo antes. Só depois descobri que não precisava, rs). Mas assim, basicamente tudo está holisticamente conectado. Coisas muito bizarras acontecem e tem viagem no tempo. Yay, Douglas Adams;
  2. A Política Sexual da Carne - Minha primeira resenha aqui no blog.

E agora? O ano tá acabando e a minha meta, na verdade, tá um pouquinho atrasada (pretendia ler pelo menos dois livros por mês). Até comecei a ler S. em uma nova experiência de leitura conjunta, mas o cronograma não está previsto pra acabar ainda esse ano, então... Vou ter que dar uma corridinha com outras leituras se quiser cumprir minha meta. D: Eis que me surge uma bela oportunidade e eu vou repassar aqui pra vocês, pro caso de mais alguém ter interesse:

"📚 Maratona ABLC de Natal 😎

Olá amigos! Nós da Associação Brasileira de Leitores Compulsivos estamos lançando um pequeno projeto de Maratona Literária para o nosso mês de Dezembro... A ideia é aproveitar o último mês do ano para dar aquele UP! nas leituras... E ai, vamos participar?

Usaremos a hasgtag #MaratonaABLC2017 nas redes sociais!

Teremos alguns desafios para ajudá-los a se organizar e ler mais!
Por exemplo...

1- Ler poesia
2- Ler um calhamaço
3- Ler algum livro enviado pela TAG em 2017
4- Terminar alguma leitura abandonada ao longo do ano
5- Ler um livro que prometeu ler este ano e até agora nada
6- Ler um livro de temática natalina
...e mais!

Mas isso não significa que você é obrigado a cumprir esses desafios, ok? Pode ficar a vontade para fazer o seu próprio desafio! 😁

E para entrarmos no clima de Natal Literário, amanhã, dia 15 de novembro, estaremos fazendo um Esquenta!
O desafio lançado é ler 1 livro inteiro amanhã... OU terminar um livro em andamento... 😉

Link do Grupo: https://chat.whatsapp.com/5TVZGARqVHEFyRTwm3lDtI "

Bom, como nem todos esses desafios me interessaram (calhamaço já li o meu do ano e to satisfeita, livro de temática natalina me mataria de tédio... rs enfim), vou dar uma reformulada e montar os meus próprios. Eis o que eu pretendo fazer:

1- Terminar alguma leitura abandonada ao longo do ano - Pretendo começar amanhã no esquenta com O Rei de Amarelo, livro que eu comecei a ler em janeiro de 2015. Quase 3 anos tentando (enrolando) ler esse livro! Preciso resolver isso asap, rs;
2- Ler um livro que prometeu ler este ano e até agora nada - Qual deles, né? Vai ser difícil escolher, mas vou tentar pegar algum improvável da minha meta do skoob desse ano;
3- Ler algum livro enviado pela TAG em 2017 - Vou aproveitar e considerar aqui o livro de outubro que já mencionei aqui no post, seria o próximo da TAG a ler mesmo... Mas se eu conseguir ler algum outro que acabou encalhado, vai ser um bônus;
4- Ler poesia - To com um parado há anos também, do Bukowski. Alguns poemas dele estavam sendo bem incômodos pra mim, ele é bom quando fala de coisas do dia a dia, mas quando fala de mulheres... Só sai *****. É difícil aguentar, mas queria PELO MENOS terminar de ler esse livro dele que já comecei, pra poder criticar com propriedade depois. Mas se tiver muito ruim, vou ver se acho algum de poesia guardado aqui, As Aventuras de Tom Bombadil talvez seja uma boa pedida, e já tava na minha meta do skoob mesmo... 😉 De repente pode entrar como o livro do item 2 também, rs;
5- Ler algum livro escrito por mulher - To querendo participar de algum encontro do Leia Mulheres aqui da minha cidade, então ou eu espero pra ver qual vai ser o livro do encontro de dezembro, ou eu leio O Conto de Aia que eu to querendo há tempos. A série eu já vi e é maravilhosa! Mas se não for esse livro e se eu conseguir comprar a tempo (aceito presentes <3), to encucada querendo ler Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço, porque sonhei que queria/precisava muito ler ele e agora eu acho que preciso mesmo. xD Mais uma vez vi a adaptação antes de ler (isso não acontecia tanto antigamente, mas também, hoje em dia parece que muito mais coisas estão sendo adaptadas). O filme é bonzinho, mas não achei tão espetacular quanto Na Natureza Selvagem que ainda preciso ler também, de temática similar. Porém, Livre conta a jornada de uma mulher e foi escrito por uma mulher. E agora eu quero saber como é o livro! E passar a fazer parte do #teamlivro ao invés de só #teamfilme como nos últimos episódios de Gilmore Girls, rs sim, eu assisto muita coisa, preciso voltar a ler mais também).

Por enquanto é isso! Volto aqui pra atualizar como andam as leituras, espero que consiga cumprir! Torçam por mim e, qualquer coisa, estarei postando sprints de leitura e o andamento dos meus desafios no meu instagram @lazzulisa. Segue lá, vamos ler juntos! E até a próxima! 😊

2 comentários:

  1. Nossa, vc leu muita coisa esse ano :O eu to toda enrolada, com vários pela metade, a ideia era terminar todos até o final do ano mas falta menos de uma semana >< çocorr hasuhsauhs nem comecei S. que era pra ser um projeto de férias (e as férias tão acabando rs) envia umas energias literárias positivas aí pra mim huashuas e que em 2018 venham muito mais livros pra nós! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me superei esse ano, em comparação aos últimos. Mas tem tanto ainda pra melhorar. >< Vou tentar me planejar pra ler mais ainda ano que vem. =D To mandando as energias literárias /o/~~~~ vai dar tudo certo! E ano que vem vamos ler mais ainda!

      Excluir