segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Resenha "Mistérios do mal: contos de horror" de Carlos Orsi, quotes e curiosidade: terror ou horror?

Oi, gente! Tudo bem?

Hoje eu vim trazer a resenha desse livro, leitura que me acompanhou desde o finzinho de outubro, aproveitando o climão de Halloween: "Mistérios do mal: contos de horror" do autor nacional Carlos Orsi, publicado pela editora Draco, que me cedeu o e-book em parceria (obrigada, Draco!).

Fig. 1 "Mistérios do mal: contos de horror" - Carlos Orsi, editora Draco. Leitura finalizada em 01-12-2018.

Fiz a indicação e apresentação do livro, com a sinopse, aqui. Mas para resumir, esse livro é uma coletânea de contos de horror escritos pelo Carlos Orsi, no qual ele explora o horror em diferentes contextos, misturando cenários conhecidos (e desconhecidos também) com o sobrenatural.

Os contos incluem referências de autores renomados, como H. P. Lovecraft e Robert W. Chambers (autor de "O rei de amarelo"); variedade de cenários políticos, como a ditadura militar e o nazismo; além de algumas abordagens religiosas, que vão do catolicismo ao paganismo, incluindo uns cultos muito loucos.

Gostei bastante da experiência de leitura, de modo geral. A escrita do autor é muito boa! Ele consegue, por exemplo, transformar descrições arquitetônicas em coisas apavorantes (vide conto "A fábrica"). Eu também achei incrível como ele conseguiu escrever contos tão diversos, mostrando uma escrita super versátil. Cada conto tem uma pegada única e você mergulha numa experiência de terror/horror inesperada.

O autor também conseguiu abordar temas bem variados. Além da política e da religião, já citados, também encontramos aqui alguns contos com um pouco de horror erótico que achei especialmente perturbadores. Também tiveram os com jeito mais policial, com investigações, que foram bem interessantes. Mas os meus favoritos foram os contos que tinham um horror mais sutil, menos gráfico e mais psicológico, misturando às vezes um pouco de ficção científica ao enredo.

Vou comentar alguns dos contos que mais gostei:

"O planeta vermelho" foi o meu conto favorito. Ele se passa nas terras vermelhas de Marte, colonizada por humanos e com um nível de desenvolvimento próximo ao nosso Egito. Dois arqueólogos da Terra foram explorar suas ruínas e traduzir algumas inscrições. Lá tiveram que lidar com diferenças culturais, equipamentos especiais bem diferenciados e uma motivação de pesquisa conflitante. Esse conto foi o que eu senti mais proximidade com a escrita do Lovecraft e amei demais cada momento. O conto apresentou um terror que ia se construindo, escalando, chegando a um final beeem (não vou dizer, pra não dar nenhum tipo de spoiler, mas foi incrível!).

"Rex ex machina" foi outro que também gostei muito. Nele um grupo de atores resolve encenar a peça "O rei de amarelo" durante o período da ditadura militar no Brasil. O que eu mais gostei desse conto foi como ele usou a peça como um "manifesto da liberdade humana, física e espiritual", que bateu de frente com o período retratado no conto. A loucura também foi um ponto importante para a história, que trouxe um final bem perturbador, equivalente ao misticismo da loucura que "O rei de amarelo" desperta.

Já em "Aprendizado" nós vemos um confronto de ideias. Em uma sociedade completamente dogmática, uma personagem questiona as crenças da origem do mundo e do papel do homem com teorias científicas e desperta o interesse do protagonista. Eles seguem juntos numa aventura em busca de respostas e que quebra paradigmas. Lindo, lindo, lindo!

Como são muitos, deixo aqui a lista de contos e as minhas notas:

Rex ex machina ⭐⭐⭐⭐⭐
O mal de um homem ⭐⭐,5
A engrenagem vulgar ⭐⭐⭐⭐
O planeta vermelho ⭐⭐⭐⭐⭐+💚
A maldição do Ang Mbai-aiba ⭐⭐⭐⭐
Noite de Samhain ⭐⭐⭐⭐
A fábrica ⭐⭐⭐⭐,5
Estranhos no ninho ⭐⭐⭐⭐
Projeto Cassandra ⭐⭐⭐⭐
Ora pro nobis ⭐⭐⭐,5
Criaturas da noite ⭐⭐⭐⭐
Aprendizado ⭐⭐⭐⭐⭐

Vale lembrar que nota é algo muito particular. Cada pessoa carrega uma bagagem e é impactada de uma forma com as histórias. Acho muito válida a leitura, afinal, tem conto para todos os gostos aqui. =)

QUOTES

Separei alguns quotes que achei interessantes durante a leitura. Espero que gostem e que dê para ter uma ideia melhor de como é a escrita e algumas das ideias passadas pelo autor.

Fig. 2 "Mistérios do mal: contos de horror" - Carlos Orsi, editora Draco: quote.

"É o manifesto definitivo da liberdade humana, física e espiritual. Uma liberdade tão ampla e radical, e cantada em versos tão belos e arrebatadores, que todos os governos que ouviram as palavras deste livro tentaram destruí-lo." - Rex ex machina
"Falar e ouvir pareciam esforços inúteis, exaustivos; uma coisa fadada ao fracasso." - O mal de um homem
"O que leva uma pessoa a ver o mal como bem? Ou a abraçar o pecado como única salvação?" - A engrenagem vulgar
"O escarlate é único e onipresente. A monotonia é como um coágulo, um silencioso grito de desespero feito de rocha e pó." - O planeta vermelho
"O que fazemos aqui é transformar dinheiro supersticioso em conhecimento científico. Não é lindo?" - O planeta vermelho
"O galpão havia sido grande, gigantesco, maior até por dentro do que aparentava ser por fora. (...) era como se a imponência do ambiente esmagasse qualquer pensamento individual." - A fábrica
"(...) o trabalho no NEV me fez conhecer de perto o tipo de atrocidade que as pessoas se dispõem a cometer quando colocam alguma coisa - Pátria, Deus, Amor, Dinheiro - "acima de tudo"." - Projeto Cassandra
"Acima de tudo, era preciso desconfiar. E espalhar o alerta." - Projeto Cassandra

CURIOSIDADE



Vocês sabiam que terror e horror são coisas diferentes? Pois bem, isso era uma coisa que eu sempre confundia. Por isso resolvi pesquisar e repassar essa informação para vocês.

  • Terror: é mais sobre a ansiedade que precede algo horrível que está para acontecer;
  • Horror: sentimento de repulsa após algo horrível acontecer.

Síntese baseada no texto da Karen Alvares no blog da Draco: "Você sabe a diferença entre terror, horror e gore?". Nele ela explica tudo de forma bem simples, recomendo a leitura!

No mais, é isso. Me contem se gostaram da resenha. Ficaram curiosos para conhecer os contos?

14 comentários:

  1. Parece bem interessante. King se inspirou em Lovecraft também. Fiquei curiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa, Lovecraft aí precursor do terror/horror. Ele realmente influenciou muita coisa, e continua influenciando. =)

      Excluir
  2. Amei sua resenha sobre esse livro de contos! Cada vez mais tenho me apaixonado por essa forma de escrita, já li duas coletaneas de edições independentes e amei! Já vai pra minha lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Também gosto muito de ler uns contos de vez em quando. =D

      Excluir
  3. A vida já me dá ansiedade e repulsa suficientes. Quero ler pra rir ou aprender coisas. Maaaaas, tenho King pra terminar e estava curtindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. apshifaihspd isso é verdade, mas às vezes uma leitura dessas faz a gente trabalhar melhor esses sentimentos na vida mesmo, porque ajudam a refletir sobre. Pelo menos funciona assim comigo, mas claro que cada um é cada um. ^^ Forças aí e to torcendo pra você conseguir terminar esse do King. =D

      Excluir
  4. Ei! Tudo bem?

    Muito legal ver você falando sobre um livro de terror e nacional, é importante valorizar as preciosidades do nosso território.
    Eu morro de medo desses livros e é muito difícil para mim conseguir ler algum haha Mas adorei saber sobre "Aprendizado", gosto de questões sobre questionar as crenças.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que a gente tem que valorizar mais o nacional! A editora Draco tem sido uma ótima fonte de nacionais pra mim, tenho descoberto preciosidades lá. "Aprendizado" é um conto ótimooo, também adoro essas questões, ainda mais sendo bióloga, rsr. =)

      Excluir
  5. Achei ótimo hein! Gosto de quando o autor tem esse dom de até nas descrições de locais passar sentimentos! Aprendi essa diferença de horror e terror quando li IT rsrs, depois que vc entende parece que clareia a visão de todos os livros que lê desses generos né

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, que legal que gostou! Néé?? Também acho incrível uma descrição bem feita, ainda mais assim que consegue passar sensações mesmo. E realmente me abriu muito a mente descobrir essa diferença entre terror e horror. Agora eu leio e assisto coisas sabendo exatamente o que eu to lendo/vendo, identificando elementos e tudo mais. É outra experiência! =)

      Excluir
  6. Oi, tudo bem ?

    Tive uma boa leitura lendo um livro de contos de terror/suspense com o livro: Onde Habitam as Trevas e gostei bastante, então poder encontrar outra indicação de livro que reúne contos é uma grata surpresa. Gostei bastante de ter as notas de cada conto e os quotes estão atrativos para a leitura. Parece uma ótima indicação de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse eu não conheço, depois vou procurar também! Sempre bom poder trocar indicações. E que bom que você gostou dessa daqui também. ^^

      Excluir
  7. Nossa! Que quotes são esses?
    Preciso sair da minha zona de conforto e ler mais algo desse gênero ano que vem, apesar de morrer de medo. Sua resenha ficou ótima, vou anotar sua dica, amei as fotos, bjus. Ah, nunca li nada com horror erótico , deve ser pertubador mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A escrita do autor é maravilhosa e rendeu altos quotes mesmo! De vez em quando é bom sair da zona de conforto, testar nossos limites, conhecer coisas novas. =) Obrigada!

      Excluir