sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Resenha "Clube dos suicidas", Bella Prudêncio, Leia Mulheres de novembro

Oi, gente! Tudo bem?

Estão conseguindo ler nesse calorão? Porque eu não muito, rsr. Cadê uma loja de ar condicionados e a ENEL pra patrocinar o blog, não é mesmo?

Mas hoje eu não vim aqui para conversar sobre o tempo, vim para conversar sobre a vida e sobre essa leitura super importante que fiz no mês passado, que foi discutida no Leia Mulheres Campos de novembro: "Clube dos suicidas" da autora campista Bella Prudêncio, cujo e-book foi gentilmente cedido pela editora @aldeiadoslivrosoficial para a reunião do clube.

Fig. 1 "Clube dos suicidas" - Bella Prudêncio, editora Aldeia dos livros. Leitura finalizada em 24-11-2018.

Comentei um pouco sobre como foi minha experiência nesse encontro do Leia Mulheres aqui.

Mas vamos à resenha:

SINOPSE

"Bruna acredita que não vale nada. João se sente vazio.
Os dois se conhecem em uma situação inesperada.
O magnetismo entre eles é inegável, estão claramente ligados de alguma forma, seja pela tristeza que toma conta de todos os dias ou pelos desejos de morte.
Havia esperança na união dos dois para salvar um ao outro? Ou deveriam aceitar que a vida era mero fracasso?"

SOBRE O LIVRO

"Eu havia aprendido desde cedo que enfrentar o escuro acompanhada fazia com que ele fosse menos medonho (...)."
Nesse livro nós conhecemos a Bruna e o João. Os dois se conhecem de uma forma inusitada, mas acabam se aproximando. Conseguem se apoiar e crescer juntos, num momento em que ambos  estavam passando por um momento difícil, lidando com problemas como depressão, ansiedade e outros.

Bruna, a protagonista, estava saindo de um relacionamento abusivo que ainda mexia muito com ela. Além disso, também sofria com anorexia e bulimia. João era um cara bacana, com gostos peculiares (fã do Tolkien <3) e parecia ser bem alto astral, mas na verdade sofria com depressão.

Quando os dois se conhecem, eles criam um vínculo emocional e de apoio muito legal. Assim surge o "clube dos suicidas", que contava com uma programação diária para que conseguissem se distrair e passar um tempo juntos, no qual um apoiaria o outro. Como o restante da história se desenvolveu e qual foi o desfecho, só lendo pra saber. ;)

O livro é voltado ao público jovem e possui uma linguagem bem simples e acessível. 

OPINIÃO

Gostei bastante do enredo da história. Foi legal conhecer ambos os protagonistas, assim como conhecer outros personagens que passaram pela vida deles, viver os dramas das suas rotinas e ficar esperançosa com seus planos e a proximidade dos dois etc. 

Achei que foi uma história leve e cuidadosa envolvendo depressão, relacionamentos abusivos, e distúrbios  de comportamento alimentar, mas fica o alerta caso algum desses assuntos seja um gatilho para você.

Uma coisa que achei bem bacana da leitura foi o fato da história se passar em Campos dos Goytacazes - RJ, cidade em que moro. Achei muito divertido brincar de reconhecer alguns dos cenários/situações descritos no livro, apesar deles estarem com nomes genéricos, não atrapalhando de forma alguma a leitura para quem não é daqui. Mas para quem é, é um bônus.

O livro também traz referências que achei muito legais, como a paixão do João por Tolkien e o desejo de um dia ter todos os livros e ler todas as obras. Fiquei com vontade de convidar ele para o #ProjetoTerraMedia, rsr. Esse foi um ponto bem interessante da leitura, não só para quem é fã de Tolkien, mas porque também foi um ponto chave emocional do livro. E é claro que eu amei demais, né?

No mais, amei especialmente a mensagem final do livro, que tem um cunho social muito importante. E durante a discussão no Leia Mulheres a Bella ainda comentou que planeja escrever uma continuação para a história, pegando esse gancho. Fiquei muito animada com essa proposta e já quero!

Leitura mais que recomendada!

→ Me contem o que acharam da proposta do livro. Que outros livros com temática parecida vocês já leram e recomendam?

10 comentários:

  1. Oie!

    Gostei da premissa do livro, gosto muito quando é abordado temas fortes, mas de maneira leve.
    Muito bom também quando a história se passa na cidade em que moramos, eu sempre fico só imaginando. Adorei também as referências.
    Eu não conhecia esse livro e fiquei interessada, vou levar a dica.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro ler sobre temas fortes de forma leve. Gosto principalmente quando aborda transtornos mentais. E, sim, é um diferencial ler algo que se passa na nossa cidade!

      Excluir
  2. Ei! Tudo bem?

    Que livro legal! Gosto de histórias que falam dobre a realidade e relacionamentos abusivos, depressão, ansiedade, bulimia e afins, são temas que estamos discutindo cada vez mais. Gosto de saber que o livro fala sobre tudo isso com calma e muita leveza, é importante e me empolga para a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também adoro quando abordam esses temas todos, tão importantes!

      Excluir
  3. Achei o plot da história muito bacana,e os temas abordados são extremamente pertinentes, que devem ser tratados com responsabilidade. Obrigada pela dica <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e foi o que aconteceu aqui. Nada, que bom que gostou! <3

      Excluir
  4. Como não amar um personagem fã de tolkien?? hehehe
    Em geral eu gosto muito de livros jovens, acredito que todas essas temáticas sejam muito necessárias de serem discutidas.
    Ótimo projeto esse hein!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Eu adorei a premissa do livro. Gosto de temáticas mais forte até porque vejo a literatura não só como diversão mas também como instrumento.
    Amei o post.
    Beijos.

    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também vejo dessa forma! Claro que tem momentos e momentos, tudo bem também ler só pela distração e pelo prazer. Mas eu adoro quando um livro assim consegue trazer algo a mais. Obrigada!

      Excluir