segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Zona de conforto: sair ou ficar?

Oi, gente! Tudo bem?

Passando aqui hoje para conversar um pouquinho sobre a tão falada "zona de conforto" (há um ano comentei sobre isso aqui e nem lembrava, mas lá vamos nós de novo). Será que é melhor tentar sair ou ficar nela?

Nas últimas semanas comentei sobre leituras que me tiraram da zona de conforto, mas que foram boas experiências (lendo uma autobiografia ou um contemporâneo/romance YA). Sair da zona de conforto é sempre um risco, né? Por isso é melhor que a gente esteja pronto para se decepcionar ou, no mínimo, viver experiências inusitadas. A gente simplesmente não sabe como vai ser e isso por si só é algo curioso. Não deixa de ser um tipo de mistério e eu amo a sensação de desbravar aventuras literárias, descobrir o que elas podem me trazer sem muitas expectativas. Viver novas experiências é ótimo. Com livros, pelo menos. É mais fácil desapegar se estiver sendo ruim, rsr (não necessariamente, mas a gente finge que é).

Mas é lógico que nem sempre a gente tá com cabeça para arriscar. Muitas vezes o bom mesmo é se manter na nossa zona de conforto literária para conseguir lidar com situações desafiadoras em outras áreas da vida. Tem sido esse o caso para muita gente durante a pandemia. E talvez tenha sido por isso que passei tanto tempo lendo livros de fantasia. Li uma atrás da outra feito louca simplesmente porque amo dar umas fugidinhas para universos completamente diferentes do meu. Mundos em que existem magia, principalmente. Seria tudo tão mais fácil... Tá, as histórias nos mostram que de fácil também não tem nada, mas imaginar cenários completamente diferentes é tudo pra mim. Apesar de bem louco, sempre consigo encontrar alguma lógica por trás e tudo faz muito mais sentido.

Em situações normais, gosto de revezar minhas leituras entre zona de conforto e fora dela, assim consigo arriscar, mas também relaxar.

👉 Como é isso pra você? Gosta de arriscar mais ou prefere se manter na zona de conforto? Qual é a sua zona de conforto? O que te motiva a arriscar mais?

As minhas principais fontes de "risco" são os clubes do livro que participo (Entrelinhas, Leia Mulheres e o projeto #EspalheFantasia) e ser assinante da @taglivros (apesar de já ter muito tempo que só recebo os livros e não leio). Pelo menos da maioria dos clubes estou conseguindo participar bem! Sinto que ainda não me encontro no meu melhor momento, mas devagarinho vou voltando a um ritmo de leituras que me permita ler mais e de forma mais diversa.

O mais importante nisso tudo é respeitar o nosso tempo, acima de tudo. Sem pressão, SEM PRESSÃO! Sempre volto a bater nessa tecla porque acho bem necessário. Independente de zona de conforto ou não, a gente lê o que pode e tá ótimo. Se não estiver num bom momento para ler, se cuida e deixa pra depois. Tá tudo bem também.

Por hoje é só. Não esqueçam de compartilhar comigo suas experiências também, vamos conversar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário