segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Audiobooks: ler ou ouvir, eis a questão

Oi, gente! Tudo bem?

Vocês já tentaram ouvir audiobooks ou semelhantes? Já faz um tempinho que eu planejo falar sobre esse assunto aqui com vocês. Se você é desses que tem um certo bloqueio ou preconceito com essa forma de leitura, que tal repensar um pouco?

Fig. 1 Livros físicos ou audiobook? Na foto: livros, fone de ouvido, flores e uma plaquinha escrito "all you need is love".

Eu era dessas que achava que ouvir um livro não era ler, então não valia, mas de uns tempos pra cá comecei a repensar esse pensamento tão bobo. Existem diferentes formas de estimular o cérebro e ouvir áudios é só uma nova, totalmente válida. Tem gente que se dá melhor lendo, tem quem prefira ouvir, e não tem nenhum problema nisso. Agora, uma maneira interessante de ampliar ainda mais os horizontes é se estimular ainda mais com formatos diferentes. Dizem que até traz benefícios gerais, pode ser um exercício pra ginástica cerebral ou neuróbia. Existem vários artigos disponíveis na internet que falam sobre esse conceito, selecionei aqui um trechinho que achei interessante:

"Outro estímulo importante é variar as atividades, fazer sempre coisas novas. E, se fizer atividades repetidas, buscar fazer de um modo diferente do que está acostumado. O cérebro que trabalha na rotina fica acomodado."
Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

Esse foi um dos motivos que me fizeram repensar esse hábito e experimentar o formato em áudio. No começo foi bem complicado, eu simplesmente não conseguia focar de jeito nenhum no que ouvia, então comecei a ouvir acompanhando a leitura no livro físico ou no ebook. Ainda era um pouco estranho, mas fui pegando o jeito. Percebi que esse hábito me ajudava a manter o ritmo de leitura e "burlar" a minha ansiedade, que costuma me travar. Com o áudio como uma espécie de guia passei a voltar a ler melhor.

Aqui vão algumas sugestões de plataformas que vocês encontram audiobooks: 
  • Ubook - trabalha com sistema de assinatura mensal e disponibiliza 7 dias grátis, foi o primeiro serviço que testei e curti;
  • Auti books - vende audiobooks individualmente, mas de vez em quando rola cupom para testar grátis, é só ficar de olho nas redes sociais deles e na editora Sextante;
  • Audible - esse eu não cheguei a testar, mas parece que trabalha com sistema de créditos. A maior parte do catálogo é em inglês, mas vi agora que tem alguns livros em português também;
  • Audiolivros na Amazon - existe um catálogo de audiolivros gratuitos na Amazon, para todas as idades. É só clicar e ouvir.

Existe também uma outra maneira de ouvir livros que descobri recentemente. Ela se chama Alexa. A Alexa é um robô controlado por comando de voz integrado a certos dispositivos (echo dot e echo show, por exemplo) que você encontra na Amazon. Ela tem inúmeras funções que ajudam na organização, entretenimento e pode controlar outros aparelhos smart (a @juliannevituri explicou em mais detalhes nesse post dela). A função que mais me chamou atenção foi a de ler ebooks. Sim, a Alexa lê os ebooks disponíveis na sua biblioteca do Kindle pra você!

Depois que descobri essa funcionalidade da Alexa, passei a ouvir alguns ebooks com ela. Utilizei o app para celular "Amazon Alexa", que dá acesso ao recurso gratuitamente, apesar de ser bem mais limitado. A experiência não é assim uma "Brastemp", como audiobooks que trazem a interpretação dos narradores, diferenças de entonação, sentimentos etc; mas também não é a coisa mais robótica do mundo, como o Google tradutor. A leitura através da Alexa é um bom meio termo. Depois que a gente acostuma com suas peculiaridades e falta de emoção, dá até pra só ouvir, se for um livro bem leve. Foi assim comigo ao ler Dumplin'. Mas quando li Enraizados tinham momentos em que minha mente travava um pouco, rsr. Recentemente comprei um echo dot com a Alexa integrada e estou ansiosíssima para testar a leitura com o aparelho, só falta chegar!

Mas e vocês? Me contem se já tiveram alguma experiência ouvindo livros e como é isso pra você!

P.S.: Caso resolvam adquirir algum serviço ou produto da Amazon, por favor, utilizem os links que deixei ao longo do texto ou no menu lateral do blog. É só clicar nesses links para abrir o site da Amazon e finalizar sua compra ou assinatura normalmente na aba que vai abrir. Vocês não pagam nada a mais e ainda ajudam o blog. Obrigada! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário