segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Livros e sonhos, vida e outras questões: refletindo com quotes de "Um estranho sonhador"

Oi, gente! Tudo bem? Hoje trago para vocês um post diferente, que talvez venha a ser um novo quadro por aqui: refletindo com quotes, que tal?

"Um estranho sonhador" da Laini Taylor foi uma leitura que me inspirou muito e em breve trarei uma resenha desse livro para vocês. Enquanto isso, resolvi compartilhar uma seleção de quotes que, dessa vez, não queria só deixar aqui à esmo. Que tal refletir um pouco em cima deles?

Fig. 1 "Um estranho sonhador" - Laini Taylor no Kindle.

"Os livros podem ser imortais, mas nós não somos. Você desce para as estantes uma manhã e, quando sobe, tem uma barba até a barriga e nunca criou um poema para a garota que conheceu patinando no Eder." p. 23

"A vida não vai simplesmente acontecer a você, garoto - disse ele. - Você tem de fazer acontecer a vida. Lembre-se: o espírito fica preguiçoso quando negligencia as paixões." p. 24

Ler é ótimo, quase sempre uma viagem que nos leva a universos fascinantes e isso é realmente incrível. Mas também não é bom esquecer completamente da vida real, né? Por mais que ela seja chata, dolorosa ou o que for, é importante que façamos também a nossa própria história. Nem que comecemos apenas olhando para o horizonte. Mas que é realmente tentador esquecer de tudo e viver só no mundo da fantasia, é... Achei curioso justamente um livro de fantasia trazer essa questão.

"Era impossível, é claro. Mas quando é que isso impediu qualquer sonhador de sonhar?" p. 27
'Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.' Essa frase do Jean Cocteau sempre me pareceu de um otimismo muito exagerado, mas o conceito nas palavras da Laini Taylor me pareceu muito mais aconchegante e inspirador, rsr. Às vezes a gente precisa de umas fantasias bem impossíveis para nos inspirar a buscar coisas possíveis que pareciam impossíveis na vida real, sei lá. Tudo pode começar com um sonho...

"Guardar para si... seria como roubar. Era simples assim." p. 55
Essa frase no contexto da história se referia a guardar conhecimento/informação e eu compartilho demais desse sentimento. Mas vale lembrar que na vida real é preciso verificar as fontes para não acabar compartilhando fake news, rsr.

"Ele pode ter deixado seus livros para trás, mas carregava todas as histórias consigo." p. 108
Essa foi uma lição de desapego que o livro me trouxe. Sou extremamente apegada aos meus livros e não consigo me ver sem eles, mas nos últimos meses tive uma amostra grátis da necessidade do desapego. Pode parecer besteira para a maioria das pessoas, mas essa é uma grande questão para mim. No fim das contas, os livros são importantes, mas se libertar para viver as próprias aventuras talvez seja ainda mais. As histórias não nos abandonam! São tempos as difíceis para os sonhadores, mas a gente vai seguindo.

"Era verdade que o medo os mantinha cuidadosos. Mas qual era o propósito do ódio?" p. 128
Aqui estava sendo discutido o papel dos pesadelos. Pesadelos mexem com nossos medos e o medo tem uma função. Mas ódio nunca é bom, né? Mais amor, por favor! Mais compreensão, mais empatia...

"E é assim que você segue em frente. Você dá risada das partes sombrias. Quanto mais partes sombrias, mais você tem de rir. Com rebeldia, com despreocupação, com histeria, da forma como puder." p. 129
Como seguir em frente diante de situações adversas? Não tenho palavras para descrever o quanto essa citação me ajudou nesse período complicado e que foge tanto ao controle. Nesses momentos, ser feliz acaba se tornando um ato revolucionário. Mas em tempos de pandemia, ser cuidadoso e responsável sempre, hein?

"Estar tão cansada era como evaporar. Água para vapor. Carne para fantasma. Pouco a pouco, de fora para dentro, ela se sentia começando a desaparecer, ou pelo menos parecia estar em outro estado - de tangível, sangue e espírito, para uma espécie de névoa perdida e flutuante." p. 270
Me definiu toda. Apenas.

"(...) você deve saber que existe uma diferença entre estar viva e ter uma vida." p. 344
Você tem uma vida ou está só vivendo? Já parou para pensar nisso? No momento eu tenho seguido no "modo automático", esperando pelo momento em que vou poder viver de novo. Saudades vida.

Mas e aí, gostaram dos quotes e das reflexões? Inspirador, não é mesmo? Me contem qual foi o seu quote favorito!

2 comentários:

  1. Confesso que tenho pavor a otimismo exagerado, pq esses papos de "fazer acontecer" muitas vezes atrapalham mais do que ajudam, porém existe sim uma forma saudável de ser positivo, e a gente precisa estar aberto a mensagens assim que tenham bom senso. Gostei muito dos quotes, mas tá tudo tão desesperador que eu acabo ficando cínico demais e rejeito logo de cara coisas assim. É um extremo pessimista tão nocivo quanto, mas é difícil de vencer... eu tô tentando mas é complicado.
    Gostei muito dessa :
    "o espírito fica preguiçoso quando negligencia as paixões."
    Dá pra tirar muitas interpretações disso.
    "Estar tão cansada era como evaporar. Água para vapor. Carne para fantasma. Pouco a pouco, de fora para dentro, ela se sentia começando a desaparecer, ou pelo menos parecia estar em outro estado - de tangível, sangue e espírito, para uma espécie de névoa perdida e flutuante."
    Essa aqui sem comentários né kkk é bem isso mesmo. E essa última eu amei:
    "(...) você deve saber que existe uma diferença entre estar viva e ter uma vida."
    Parece ser uma obra interessante, aguardando a resenha completa pq fiquei curioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, moço! Primeiramente, obrigada pela visita aqui! Também não curto coisas positivas demais, mas esse livro foi exatamente o que eu precisava ler e não sabia. Relendo agora, também to achando positivo demais, mas lendo realmente passou uma sensação muito boa. O quote sobre o cansaço definiu TUDO xD e os sobre a vida também são muito bons. Que bom que gostou! To aqui ajeitando a resenha, talvez saia amanhã.

      Excluir