segunda-feira, 29 de junho de 2020

Minha experiência no Clube do Livro Entrelinhas e os benefícios de uma leitura conjunta

Oi, gente! Tudo bem?

Vem cá, deixa eu fazer uma pergunta a vocês. Vocês já participaram de algum clube do livro ou tiveram outra experiência de leitura conjunta? Hoje eu vim compartilhar com vocês um pouquinho da minha experiência no Clube do Livro Entrelinhas, que esse mês completo um ano como membra.

Fig. 1 Tradicional foto com todos os membros ao fim da reunião do Clube do Livro Entrelinhas (reunião de ago/19).

Desde que comecei o blog, conheci diferentes formas de interações literárias, dentre elas a "leitura conjunta", que é quando um grupo de pessoas se reúne para ler um livro e compartilhar suas experiências de leitura, discutir a temática do livro e transformar isso numa experiência maior e mais completa. Nesse caso, as discussões são online, o que também é ótimo, mas não tão próximo quanto discussões presenciais, e nem sempre tão frequentes entre um mesmo grupo de pessoas.

Fig. 2 Reunião presencial do Clube do Livro Entrelinhas (ago/19).
Agora imagina ter tudo isso, mas com pessoas que estariam ali, olho no olho. Passei alguns meses flertando com a ideia de participar, acompanhando de longe a dinâmica do Entrelinhas, mas sem coragem de encarar por pura timidez (e às vezes pela correria da vida, que não me deixava encaixar uma leitura extra por mês). A verdade é que a gente fica pensando em mil desculpas para adiar uma experiência que tem tudo para ser muito enriquecedora. Vai da timidez a pensamentos duvidosos ou negativos: "não tenho esse livro", "não sei se quero ler esse agora", "será que vou ser bem aceita?", "será que vou gostar?", "vou saber me expressar bem?". Tudo isso passou pela minha cabeça, mas só tinha um jeito de descobrir como seria: encarando!

Fig. 3 Festa junina literária, minha primeira participação no
Clube do Livro Entrelinhas (jun/19). Na foto a fundadora e
diretora do clube, Virgínia Lobo, sorteando os números do bingo.
Faz um ano que eu resolvi enfrentar meus medos e arriscar. Chamei as amigas (@larissa85rocha & @govindavallabhi) e fomos lá conhecer esse grupão lindo num dia de festa. Era uma festa junina literária, pensa numa perfeição! Teve até o lendário bingo e eu ganhei um livro! Sorte de principiante, rolou, rsr. Mas foi tudo incrível! Teve comes, bebes e uma super roda de discussão do clássico nacional "Capitães da Areia" de Jorge Amado. Era o livro favorito da minha melhor amiga, que passou anos me falando desse livro e eu só fui ler por conta do clube. Às vezes tudo que a gente precisa é um empurrãozinho. E não é que amei?

Fig. 4 Meu prêmio no bingo da reunião de
junho de 2019.
É isso que um clube do livro é capaz de fazer, se assim permitirmos. Ler livros que não leríamos normalmente e nos fazer apaixonar por novas leituras. Ampliar os horizontes, analisar uma mesma história sob diferentes pontos de vistas, se permitir ir além. Acho que isso é o mais mágico de qualquer leitura conjunta ou encontros de leitura como esses. Além disso tudo, o clube também me fez sair da minha bolha e fazer novas amizades.

Se existe algum clube do livro na sua cidade, dê a chance! Caso não exista, recomendo ficar de olho nas programações do seu perfil literário favorito para participar de leituras conjuntas (eu sempre participo de algumas e às vezes organizo também). Caso a leitura ainda não faça parte da sua rotina, pode ser um incentivo para incluir esse hábito tão saudável e importante na sua vida. Que tal?

E caso tenham se interessado pelo Entrelinhas, entrem em contato com o perfil deles para participar das nossas reuniões que, durante a pandemia, estão acontecendo por meio de videoconferência. Essa pode ser a sua chance!

Fig. 5 Último encontro virtual do Clube do Livro Entrelinhas (jun/20).
Sou muito grata ao Entrelinhas por serem tão receptivos, por todas as trocas que acumulamos nesse tempo, por despertar minha criatividade com o concurso #fotodolivro e por serem pessoas maravilhosas que acrescentam tanto e de tantas formas diferentes. Foi um ano incrível ao lado de vocês, que venham muitos mais!

E vocês aí que tão me lendo, têm alguma experiência com clubes do livro/leituras conjuntas?  Ficaram interessados? Compartilhem um pouco aí nos comentários!

10 comentários:

  1. Que depoimento lindo ❤️
    Eu amooo esse clube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadaaa! O clube é maravilhoso mesmooo, amo estar com vocês <3

      Excluir
  2. Laura Martins29/06/2020, 18:51

    Amei o texto Isa!! Gosto muito do clube também! Pra mim é um orgulho fazer parte de um projeto tão bacana e com tanta gente legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, moça! É realmente muito bacana, engrandece todos nós, né? <3

      Excluir
  3. AAAAAAh, que legal!!! Foi muito boa aquela festa. Eu lembro que eu fui meio sem querer ir, só pra acompanhar vocês, tooooda sem jeito, meio bicho do mato e amei! Li o livro seguinte e fui fazendo amizade. Agora na quarentena tá punk, não estou conseguindo ler, mas mesmo sem a leitura, foi muito bom participar da última discussão!! Saudades encontros presenciais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, foi assim mesmo, eu tava doida pra ir, mas também tava beeeem tímida. Quase não falei nada lá, mas foi super legal mesmo assim rsr. Amei demais que você e Larissa compraram a ideia de virar membras junto comigo. Tem sido ótimo! Os encontros presenciais fazem falta mesmo, mas os virtuais tão sendo uma ótima saída. =D

      Excluir
  4. Obrigada por me convidar! Me ajudou muito em um ano que foi tão difícil. Li muito mais e voltei a rotina de leitura. Fui convencida por um de meus livros favoritos: "Capitães da Areia"e por minha melhor amiga(você) ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, eu que agradeço a companhia! Nosso primeiro encontro do Entrelinhas foi realmente a oportunidade ideal, né? rsr Tudo de boooom! <3

      Excluir