segunda-feira, 8 de junho de 2020

Resenha "Guirlanda rubra", lançamento da editora Draco: uma fantasia muito humana

Olá! Depois de tanto mistério e expectativas, venho aqui trazer a resenha do livro que por muito tempo me referi como "livro misterioso da Draco", mas que já posso chamar pelo nome: GUIRLANDA RUBRA <3 

Fig. 1 Guirlanda Rubra - Erick Santos Cardoso, editora Draco.

Esse é o primeiro romance do autor Erick Santos Cardoso, que também é fundador e editor da editora Draco. Me senti muito honrada pela oportunidade de fazer essa leitura antecipada, antes do lançamento da edição final. Você pode apoiar na plataforma de financiamento coletivo Catarse para que esse lançamento seja ainda mais especial. Ajude em: catarse.me/rubra

Obs.: O livro contém cenas de violência e conteúdo sexual.

Agora vamos à resenha. 😉 

EM POUCAS PALAVRAS 

Esse é um livro de fantasia que mistura romance, drama e intrigas familiares e políticas numa aventura fantástica repleta de magia. Indo além de heroísmos, traz uma narrativa muito humana, na qual escolhas importantes precisam ser feitas.

SOBRE O LIVRO 

Fig. 2 Guirlanda Rubra - Erick Santos Cardoso, editora Draco:
contracapa - o herói da história não precisa ser salvo.
A história se passa em outro mundo, com mitologia própria, magia, diferentes raças e formas de se referir a algumas coisas, que nos são familiares no nosso mundo. Aqui a gente conhece a trajetória de Garlando Espendi, um jovem recém formado na faculdade de direito em que a família burguesa direciona para cuidar dos seus negócios. Mas ele tem um espírito cigano, quer dizer, gitânio e só quer sair por aí vivendo a sua vida como bem entender. Na verdade, o que ele mais quer é reaver um amor de adolescência que sumiu no mundo prometendo uma carta que nunca veio. Nesse meio tempo ele passa por situações complicadas, vivencia perdas irreparáveis e descobre o uso de magia. 

Fig. 3 Guirlanda Rubra - Erick Santos Cardoso, editora Draco:
lombada com o título aparente.
Fazer uso de magia onde vive é algo polêmico e mexe com a aceitação da sociedade, envolvendo igreja e política, o que desencadeia uma guerra com participação de diferentes poderes e raças, mortais e imortais. Seu aprendizado de magia mostra um outro caminho a Garlando, que passa a ter que fazer escolhas importantes. Qual é o seu papel na guerra? Será que deve aceitar o destino ou buscar o que acha ser importante para si? 

Essa é uma história repleta de referências. Tem inspiração do universo do Tolkien, mas com o diferencial de desenvolvimento da narrativa mais humano. Também traz referências a alguns jogos de RPG, como Final Fantasy. Vocês podem descobrir mais curiosidades no podcast da editora (Imaginários #14 - A jornada de um mago). O livro tem um trabalho editorial muito bonito, contando com mapa e ilustrações maravilhosas que representam muito bem os personagens e pode chegar a ter uma edição ainda mais caprichada com o apoio de vocês no Catarse. 

OPINIÃO 

Fig. 4 Guirlanda Rubra - Erick Santos Cardoso, editora Draco:
por dentro, mapa da Terra Pátria, onde se passa a história.
O que mais me chamou atenção no Guirlanda Rubra foi como essa não é apenas uma história de um herói comum que quer salvar o mundo independente de qualquer coisa; mas uma história com personagens, acima de tudo, humanos. Eles são tão bem desenvolvidos que você percebe que seus erros e acertos são apenas realistas, apesar do teor fantástico de tudo. 

A minha maior dificuldade na leitura foi conseguir lidar com um protagonista extremamente privilegiado achando que o mundo gira em torno do próprio umbigo, mas até isso foi bem trabalhado na narrativa porque acompanhar a sua jornada nos faz entender seus motivos, mesmo que não concordemos com todas as suas ações. O livro fez uso do seu processo para inspirar muitas reflexões interessantes, como a busca por uma Verdade e como diferentes pessoas terão diferentes visões sobre uma mesma questão e não necessariamente estarão erradas. 

Fig. 5 Guirlanda Rubra - Erick Santos Cardoso, editora Draco:
por dentro, diagramação e ilustrações de personagens.
O livro também se equilibra muito entre romance e magia. Não curto muito romances, mas sou apaixonada por magia e acabei por satisfeita com o equilíbrio entre ambos. Traduzindo: a minha empolgação com as partes envolvendo magia, aventura, batalhas foi tão grande que superou o meu desgosto pelo romance; mas até o desfecho do romance me agradou, então sucesso! 

Agora, o que me cativou mesmo foi a criação do universo e os elementos mágicos que, em alguns pontos, se misturavam até com tecnologia (um pezinho na ficção científica?). O mundo inspirado nas obras do Tolkien ficou incrível e ainda contou com suas próprias nuances, tornando esta uma história única e atual. Como mencionei anteriormente, o livro traz muitas outras referências, mas essa foi a mais impactante para mim. 


Personagens do livro Guirlanda Rubra.
Gostei muito de alguns personagens secundários, em especial o Hayato – personagem misterioso e estrangeiro vindo do outro lado do oceano e que ninguém sabe como chegou onde eles se encontram ou por que foi para lá, mas segue seu caminho e ajuda a todos porque acredita fazer parte do seu destino; a Rosa Vermelha – mulher maravilhosa, com espírito aventureiro e que preza por liberdade, deseja viver a vida a seu modo independente do que a sociedade espera ou impõe; e a Celestiana – amor do início da adolescência do Garlando, mas com origens familiares completamente diferentes da dele, decide viver sua vida a sua maneira e vai em frente (e tem muitos outros detalhes brilhantes que a gente só descobre no final, mas que fazem a personagem ficar extremamente interessante!). Tudo isso me faz ficar doida para ter em mãos a continuação dessa história e os contos que fazem parte desse mesmo universo!

No geral, foi uma leitura que mexeu muito comigo. Diversas questões levantadas me inquietaram profundamente e senti que eu fui sendo Transformada junto com a narrativa do Garlando. Valeu muito a pena e já quero mais!

Deixo vocês agora com a música do livro. Sim, o autor também compôs uma música inspirada na história!


E aí, animados para conhecer essa história fantástica?

6 comentários:

  1. Ler a resenha desse livro me fez sentir muito próximo do autor influenciado por tolkien. Parece que ele estudou na mesma escola que eu, senão o mesmo grupo de amigos do ensino médio. Esse sentimento se intensificou depois que eu ouvi o podcast.
    É uma história que me faz pensar em separar tempo pra leitura, poos sinto que vale a pena!hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Também rolou essa identificação comigo! Vale muito a penaaa! =D

      Excluir
  2. Tem critica politica ou social no livro? O personagem tem alguma "redenção" desse privilégio dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, moço! A meu ver, não teve uma crítica muito explícita não. O livro brinca com uma guerra entre diferentes poderes. Mas o protagonista passa por um tipo de "redenção" no final sim, tudo acabou fazendo sentido pra mim, principalmente quando a gente enxerga ele como uma pessoa, bem humana, que tá passando por um processo único e que pode errar. Foi uma leitura válida por levantar questões importantes pra discussão/reflexão.

      Excluir
  3. Fiquei curioso pra saber mais, vou tentar ler quando tiver disponível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Massa! Espero que goste! No momento ele tá em financiamento coletivo, você pode ajudar a edição final a ficar ainda mais lindona. =P

      Excluir