segunda-feira, 25 de maio de 2020

Dia da Toalha e o legado do Douglas Adams

Feliz Dia da Toalha, meus companheiros nerds!

Desde o começo do blog venho postando nessa data dicas nerds um tanto quanto aleatórias. Já rolou Neil Gaiman, revisitação a biblioteca e agora chegou a vez de falar do grande homenageado do dia, razão para a existência dessa data tão especial: Douglas Adams!

Fig. 1 Douglas Adams, suas obras e biografia: O guia do mochileiro das galáxias, Dirk Gently, Douglas Adams em Doctor Who e no meio a biografia "A Espetacular e Incrível Vida de Douglas Adams e do Guia do Mochileiro das Galáxias".

Douglas Adams é mais conhecido pela sua trilogia de cinco livros, "O guia do mochileiro das galáxias", uma obra fantástica que se tornou um clássico da ficção científica e que conta com humor sarcástico, nonsense e ótimas críticas políticas e sociais. Após a sua morte em 2001 os fãs resolveram homenagear o autor de forma bem humorada utilizando o item de extrema importância a todo mochileiro das galáxias que se preze: a toalha. E foi assim que nasceu o Dia da Toalha, data nerd que agora é lembrada anualmente junto ao Dia do Orgulho Nerd. Pacote completo!

Fig. 2 Biografia do Douglas Adams cercada
por suas obras.
Mas o brilhantismo do autor não para por aí. Uma vez que me apaixonei pelo "guia", fui descobrindo outras obras do Douglas Adams e a cada ano descubro novas contribuições dele para a cultura nerd/pop. Gostaria de ressaltar algumas aqui:
  • DIRK GENTLY - Douglas Adams escreveu uma duologia de livros que conta a história mirabolante de um detetive holístico. O primeiro livro se chama "Agência de Investigações Holísticas Dirk Gently" e o segundo "Longa e Sombria Hora do Chá da Alma". Até o momento li apenas o primeiro e posso dizer que é simplesmente genial! A escrita do Douglas Adams é bem louca e incrível, como de se esperar. Posteriormente foi lançada uma série inspirada nesses livros, "Dirk Gently's Holistic Detective Agency", a qual a primeira temporada é igualmente magnífica. Já a segunda temporada, há controvérsias, rsr. Infelizmente a série foi cancelada, mas ainda assim vale muito a pena assistir! Tem na Netflix. A propósito, não é uma adaptação "literal" dos livros, apenas baseada no universo criado pelo Douglas Adams, então pode assistir antes de ler sem problemas (se você é desses que, como eu, gosta de ler antes de assistir as adaptações).
  • DOCTOR WHO - Nosso querido autor também já fez parte da equipe da melhor série de todos os tempos: Doctor Who! Meus dois corações batem muito forte por essa série incrível que traz muita viagem no tempo e no espaço, explorando os mais diversos temas. Douglas Adams era revisor dos roteiros da série nos anos 70 e alguns episódios que ele escreveu nunca foram ao ar, mas recentemente foram novelizados e publicados no formato de livros! Foram lançados no Brasil "Shada" e "Cidade da Morte". Saiba mais detalhes na publicação da Doctor Who Brasil. Como fã da série e do autor posso dizer que a experiência de leitura é algo ímpar! Até o momento li apenas "Shada", mas pretendo corrigir esse erro em breve, rsr.
  • MONTY PYTHON - Douglas Adams fez mais uma contribuição ao humor britânico sarcástico, crítico, maravilhoso. Ele também foi um dos escritores de esquetes da série televisiva de Monty Python's Flying Circus. A série eu não vi, mas assisti alguns filmes de Monty Python e me diverti muito ao mesmo tempo que também fiquei muito intrigada. Bem a cara do Douglas Adams também. Preciso assistir mais!
Por enquanto foi isso, prometo que até o ano que vem eu leio a biografia e volto trazendo mais curiosidades para vocês. Infelizmente meus planos para esse ano não deram certo, mas a gente vai levando mesmo assim.

E aí, vocês também são fãs do Douglas Adams e comemoram o dia? Já foram além do "Guia do mochileiro"? O cara se foi cedo, mas deixou um super legado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário