segunda-feira, 4 de maio de 2020

Star Wars Day e uma indicação inusitada: "O Hobbit" e o que aprendi com ele

Olá, pessoal! Como vocês estão?

Chegamos a mais um Star Wars Day, não é mesmo? May the 4th be with us (que a força esteja com a gente), mais do que nunca nesse momento! Pra quem quiser entender um pouquinho mais sobre o dia, dá uma conferida nesse post que fiz ano retrasado.

Fig. 1 Mestre Yoda e outros personagens de Star Wars diante dos livros da série.

Hoje eu vim comemorar com vocês de um jeito diferente. A @clayci propôs essa semana para a #LiteraturaCriativa (saiba mais no post anterior) que a gente falasse sobre um livro que sempre indicamos e compartilhar algo que aprendemos com ele, como aconselha o Mestre Yoda:
"Always pass on what you have learned." ("Sempre passar o que você aprendeu.")
Apesar do Yoda afirmar que um Jedi não anseia por aventuras, a minha indicação é aventura pura, rsr. Mas aventuras imaginárias estão permitidas, ainda mais em um momento de quarentena e isolamento. Por que não aproveitar?

Minha indicação recorrente e que resolvi reforçar mais uma vez por aqui é: O Hobbit - J. R. R. Tolkien.

Fig. 2 Indicação do livro "O Hobbit - J. R. R. Tolkien".
Tolkien é um dos meus autores favoritos, acredito que vocês saibam disso depois de eu ter criado todo um projeto para ler os livros dele (sdds #ProjetoTerraMedia, eu voltarei!). Tendo isso em vista, o livro que eu sempre indico dele para quem quer começar a conhecer a Terra-Média é justamente O Hobbit. É um livro completinho, com uma história linda e empolgante, e bem mais simples de se ler.

Agora, o que aprendi com esse livro? Aprendi que é possível que a gente conquiste coisas grandiosas mesmo que inicialmente tenhamos medo de sair da nossa zona de conforto. Aprendi que é possível ir longe, mesmo que se tenha pernas curtas. Aprendi que podemos nos adaptar às situações mais adversas, crescer durante uma jornada inesperada e nos tornarmos pessoas melhores.

Tenho certeza de que esse livro tem muito a ensinar a todos que aceitarem viver essa aventura literária. Estamos vivendo tempos difíceis em que todo novo conhecimento é válido e uma boa fantasia pode trazer ótimas metáforas para a vida. Ainda segundo o Mestre Yoda:
"In a dark place we find ourselves, and a little more knowledge lights our way." ("Em um lugar escuro nos encontramos, e um pouco mais de conhecimento ilumina nosso caminho.")
E vocês, que livros sempre indicam e qual o maior aprendizado que tiraram deles? Compartilhar conhecimento é sempre bom!

4 comentários:

  1. Um pouco atrasado pro May the 4th, mas uma coisa que eu sempre lembro de ter aprendido num livro, apesar de não ser um livro que eu super recomende, é de sempre ter uma garrafa de um vinho qualquer na mochila, que era o que Petrus fazia no "O Diário de um Mago", do Paulo Coelho. Por algum tempo eu realmente tinha sempre uma garrafa de vinho na mochila, bons tempos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas que aprendizado... inusitado rsr isso me lembra um pouco também o guia do mochileiro das galáxias, se você mudar o vinho pra uma toalha. xD Mas entrarei mais nesse assunto semana que vem :D

      Excluir
    2. Na verdade, por um tempo eu levava também uma toalha, geralmente enrolada na garrafa de vinho pra não fazer barulho se bater em algo...rs

      Excluir
    3. Pra não fazer barulho foi ótimo! paishfapihsdaip A toalha, item tão essencial, cumprindo aí mais um papel inusitado. xD

      Excluir