segunda-feira, 11 de maio de 2020

Resenha "A metamorfose" de Franz Kafka e as mudanças da vida

Olá! Hoje eu vim falar de um livro que me impactou tremendamente e que foi uma bela surpresa no meio dessa quarentena angustiante. Estou falando de “A metamorfose” de Franz Kafka. 

Fig. 1 A metamorfose - Franz Kafka na edição da Antofágica.

EM POUCAS PALAVRAS 

Um clássico que traz a história de um homem que acorda transformado num grande inseto e suas relações com família e emprego, uma grande metáfora que pode ser interpretada de diversas formas. O livro aborda mudanças, aceitação, rejeição de forma muito angustiante e verdadeira em uma leitura que te prende do início ao fim.

SOBRE O LIVRO 

“Quando Gregor Samsa, certa manhã, despertou de sonhos intranquilos encontrou-se em sua cama metamorfoseado em um inseto monstruoso.”

Com essa frase o livro se inicia. Diante de uma situação, não apenas desconcertante, mas totalmente nova e extremamente paralisante. E agora, como seguir com a vida? Como levantar? Como encarar as pessoas do seu círculo social? Como trabalhar e trazer o sustento tão necessário à sua família?

A vida de Gregor Samsa muda drástica e repentinamente e o livro mostra suas aflições, seus sentimentos e a forma com que ele aos poucos vai aceitando sua nova realidade. Assim como sua família, que também precisa lidar com sua nova forma.

OPINIÃO 

Fig. 2 Interior da edição da Antofágica de "A metamorfose"
do Franz Kafka
A situação em que o protagonista de repente se encontra me remeteu muito à situação atual com a pandemia do coronavírus. Estamos todos enclausurados em nossas casas, quase como o Gregor ficou em seu quarto. Temos medo de interagir (eu, pelo menos, tenho). Existe um ar de repulsa e medo que ronda. E nos vemos forçados a nos adaptar a uma situação, que nos foi imposta, da melhor forma possível.

Mas existem muitas interpretações para essa leitura. Além da situação de isolamento pelo corona, também vi o que poderia ser um quadro de depressão ser retratado nessa história. Numa situação em que era necessária empatia pelo diferente, que foi retratada de forma bem dolorosa aqui, o personagem se viu renegado pela família. Para mim o livro mostrou um retrato de como a sociedade (e até a própria família) tem dificuldades em aceitar as diferenças. Não vou entrar em detalhes porque o desenvolvimento da história e do sentimento gerado é muito importante.

No geral achei uma leitura incrível e cruel. Tudo é bem bizarro, mas ao mesmo tempo "verdadeiro" demais. O livro traz uma angústia que vai sendo trabalhada durante a leitura. Não é um livro que esconde sentimentos ruins, mas te ajuda a encará-los. Vejo como um retrato da vida, que a gente pode pegar como exemplo para fazer diferente. Nenhuma mudança é fácil de ser encarada, mas a forma com que a gente escolhe encarar faz toda a diferença.

“A metamorfose” é uma leitura que muda a gente. Com certeza não sou mais a mesma, passei a perceber muito mais as mudanças da vida, com todas as suas nuances. Cada mudança clama por uma nova adaptação e assim vamos vivendo. Viva a entropia do universo!

Poderia ficar uma vida aqui falando sobre esse livro, mas vou me conter a esses que foram os pontos principais para mim. Me conta aí se você já leu e qual foi a sua interpretação desse livro! Fico extremamente curiosa em saber como foi sua experiência, tenho certeza de que foi algo único. E se você não leu ainda, que tal dar a chance?

2 comentários:

  1. Boa resenha! Pretendo voltar às minhas leituras essa semana e estou convencido que esse será o próximo livro que vou começar, assim que terminar um que estou enrolando há meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Ahhh, tomara que a leitura seja boa pra você também! <3

      Excluir