segunda-feira, 26 de março de 2018

Book Haul: compras de março, promoção Dia da Mulher e a meta "comprar menos, ler mais"

Oi, gente! Tudo bom?

Hoje eu queria mostrar como foram as minhas comprinhas (quase suicidas pra mim na minha atual conjuntura rs) aproveitando a promoção maravilhosa e irresistível do Dia da Mulher. Como vocês já devem saber, a livraria Saraiva lançou uma promoção incrível para esse dia e distribuiu às mulheres cadastradas no site um cupom de 50% de desconto nas compras (tinham algumas regrinhas lá sobre que livros estariam disponíveis etc, mas a real é que tinha muita coisa boa e até congestionou o site. Foi beeem caótico e estressante conseguir comprar alguma coisa, praticamente nem dormi no dia. Pior que comprar um ingresso pra um Rock in Rio da vida, rs). Bom, nessa, muita gente foi à loucura, e eu fui uma dessas pessoas.

Mas aí vocês podem estar se perguntando "mas pera lá, você não tinha uma meta pra esse ano de comprar menos e ler mais? E o TBRZero, como ficou?" Calma que já explico (até parece que vocês estão preocupados com isso, rsr mas deixa eu fingir que sou importante xD). Primeiro, vou mostrar as comprinhas, depois trago as reflexões.

Fig. 1 Book haul março, compras da promoção do dia da mulher.

Comprei 11 livros no total, 9 na Saraiva e 2 na Americanas em loja física (que também fez promoção com 50% de desconto no dia).

HQs
A vida secreta de Londres - Neil Gaiman / Alan Moore / Dave McKean (editora Veneta)
O despertar de Cthulhu em quadrinhos (Trilogia As Cores do Terror #1) - organização Raphael Fernandes (editora Draco)
Academia Jedi: O valentão fantasma (Coleção Star Wars #3) - Jeffrey Brown (editora Aleph)
Nimona - Noelle Stevenson (editora Intrínseca)

Poesia
A princesa salva a si mesma neste livro #1 - Amanda Lovelace (editora LeYa)
O que o sol faz com as flores - Rupi Kaur (editora Planeta)

Discurso
O discurso "Faça Boa Arte" - Neil Gaiman (editora Intrínseca)

Romances
Kindred: Laços de sangue - Octavia E. Butler (editora Morro Branco)
A cidade das máscaras (A biblioteca invisível #2) - Genevieve Cogman (editora Morro Branco)
Vulgo Grace - Margaret Atwood (editora Rocco)
Clube da luta (Edição de colecionador) - Chuck Palahniuk (editora LeYa)

Fig. 2 Book haul março, compras da promoção do dia da mulher separadas por categorias. Da esquerda pra direita: HQs, romances, poesia (abaixo), livros da Americanas (acima).

Reparei agora que somente 6 dos 11 livros comprados foram escritos por mulheres. Shame on me. Eu tentei valorizar as obras femininas, mas aproveitei também pra comprar outras obras que eu também queria muito há algum tempo. Sobre o meu "comprar menos, ler mais", queria deixar registrado que consegui ficar 3 meses sem comprar nenhum livro, então - por mais que tenha me doído na consciência essa compra grande agora - preciso reconhecer também que foi um esforço válido e que eu realmente consegui vencer nos 3 meses que passaram. E que, mesmo eu tendo extrapolado um pouquinho aqui, eu poderia ter feito muito pior. Me esforcei pra tentar fazer uma compra mais consciente no sentido de que a maioria dos livros que comprei são livros curtinhos ou de fácil leitura que não vão ficar encalhados. E eu realmente to contando com a ajuda da maioria desses livros pra equilibrar mais as minhas leituras, deixando mais leve a minha rotina literária e evitando (ou ajudando a superar) as ressacas literárias da vida. Considerando tudo isso, acredito que foram boas compras e acho que já estou mais em paz com isso agora. Ufa! Só tá um pouquinho mais difícil de controlar o monstrinho das compras aqui agora, porque uma vez desperto, fica bem pior depois, né? Mas apesar de uns sofrimentos aqui e ali, estou conseguindo vencer e espero só comprar agora depois que eu terminar de pagar por esses aí, rs.

Falar nisso, aceito ajuda pra adquirir o livro do Leia Mulheres Campos de abril. A Longa Viagem a Um Pequeno Planeta Hostil (Wayfarers #1) - Becky Chambers da Darkside. É o livro que tá me fazendo corroer por dentro no momento porque eu queria muito, mas não tenho condições de comprar no momento e, mesmo se tivesse alguma coisinha, eu não consigo simplesmente comprar um livro só. E já to com medo do livro do @thebuddyreaders de abril também, que ainda nem foi divulgado. Esses clubes e projetos estão acabando com o meu emocional, mas eu adoro participar!  Como lidar? To tentando preparar meu psicológico pra aceitar que: se der, deu. ALGUÉM ME AJUDA! Como é difícil superar isso. Com tanto livro pra ler e eu aqui me torturando... Vocês também passam por isso? Vamos compartilhar experiências pra ver se juntos conseguimos superar isso aí.

Fig. 3 Acompanhamento das minhas metas literárias de 2018.
Por outro lado, apesar de eu ter me sentido um pouco culpada com as compras e o possível comprometimento com a minha meta de "comprar menos, ler mais" eu to REALMENTE lendo mais esse ano. Lá no começo do ano me prometi ler ao menos 3 livros por mês, o que totaliza 36 livros no ano. De lá pra cá já li 15 livros, ou seja, quase metade da meta já foi e ainda estamos em março. Isso pra mim é um SUPER avanço. Apesar de os livros lidos não serem exatamente os que eu estipulei antes para ler, pra mim o importante é estar conseguindo caminhar e cumprir a meta de alguma forma. Porque ficar me forçando a ler livros específicos o tempo todo pode só prejudicar meu desempenho e fluidez de leitura. Por isso eu to bem feliz, até. Quase aliviada. To até pensando em rever algumas metas e TBRs, mas queria conversar sobre isso depois em outro post.

Ah, aproveitando, na Figura 3 tem vários itens de papelaria que comprei também esse mês de uma lojinha super fofa que conheci no instagram, a Cutest Office, recomendo muito. E o caderno fui eu que fiz! Se você quiser um também, vem conversar comigo que te passo os esquemas e os valores. São cadernos completamente artesanais, desde a encadernação. São capa dura, tem fitinha marca páginas, bolso interno e tem capa decorada com tecido e outras coisinhas. E tudo isso pode ser personalizado também. Os cadernos podem ser sem pauta ou com pauta pontilhada, perfeito para começar um bullet journal. Pra mais informações comente aqui ou me procure na página Library Isa.

Então é isso, gente. No mais, como estão as leituras e as compras de vocês? Estão conseguindo manter um equilíbrio aí? Vamos conversar!

2 comentários:

  1. AAAHHHH mindáum hahsuahushua saudades comprar livros! Já disse que adorei suas metas no caderno né?! *_* quero muito copiar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ashfpiashipdhpiaid bem legal, né? Copia sim!

      Excluir