terça-feira, 29 de setembro de 2020

Setembro Amarelo, leituras leves e #LiteraturaCriativa adaptado para TAG

Oi, gente! Tudo bem?

Setembro está no fim e eu não queria deixar de falar um pouco sobre a campanha do mês, o Setembro Amarelo. Já comentei um pouco em posts anteriores, de outros anos e não só em setembro, mas é sempre bom relembrar. Esta é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. Como não tenho qualificação para falar sobre, indico que procurem profissionais da área e cuidem da sua saúde mental sempre. Se não estiver encontrando saída, ligue para o CVV 188.

Hoje eu vim aqui para compartilhar coisas leves aproveitando os temas da #LiteraturaCriativa que a @clayci lançou para o mês. Como não consegui responder em posts individuais, resolvi reunir todos aqui e responder em formato de TAG literária. Espero que gostem e qualquer coisa estamos aí!

Fig. 1 Um livro aberto cercado de itens amarelos: flores, luminária de lua, de abacaxi, livros, pedras e um card.

1. UM PERSONAGEM EMPÁTICO, QUE CATIVA E TOCA O LEITOR.

Lazlo Estranho, de "Um estranho sonhador". Cá estou eu falando desse livro de novo (tem resenha aqui e post com quotes e reflexões aqui), mas Lazlo foi um personagem que mexeu comigo. Além de sonhador, ele também é um personagem altruísta e tenta fazer as coisas da melhor forma possível para todos. Compreensivo, empático quando se depara com diferenças e possui uma visão que vai além da caixinha. Amo!


2. UM LIVRO QUE TRAZ UMA MENSAGEM DE ESPERANÇA.

"Faça boa arte" do Neil Gaiman. Estava lembrando desse livro essa semana e resgatei um pouco de esperanças só por lembrar. Fiz um post sobre ele há dois anos, com certeza é um livro que vale a pena resgatar sempre.


3. UM PERSONAGEM QUE VOCÊ SENTIU VONTADE DE ABRAÇAR.

Charlie, "As vantagens de ser invisível". Acho que foi o primeiro romance contemporâneo adolescente que li e me marcou demaaais. Virou um dos meus livros favoritos e nunca vou esquecer de como me senti uma amiga confidente do Charlie. A vontade de abraçar ficou.


4. SE PUDESSE VIAJAR NO TEMPO, QUAL LIVRO RECOMENDARIA PARA SI MESMO NA ADOLESCÊNCIA?

"De volta para casa" da Seanan McGuire. Ahhh, se esse livro existisse na minha adolescência... Teria me sentido muito mais compreendida. Tem uma resenha antiguinha dele aqui, ainda preciso muito ler os seguintes dessa série!


5. COMPARTILHE UM QUOTE QUE TE MARCOU DURANTE A LEITURA.

"A única forma de se preparar para o amanhã é fazendo o hoje."

Um dos mil quotes que salvei da minha última leitura, "Araruama: o livro das sementes" de Ian Fraser. Espero conseguir falar sobre esse livro aqui em breve, mas para resumir é um livro nacional de fantasia, leitura que fiz com o #EspalheFantasia esse mês, que homenageia os povos originários da nossa terrinha.

E aí, gostaram? Tentei escolher respostas menos óbvias, senão vocês só iam ler de novo sobre Tolkien, Harry Potter e Avalon. 😅

Para manter o astral lá em cima, me contem aí uma coisa boa que fizeram esse mês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário