terça-feira, 22 de setembro de 2020

Resenha "Um estranho sonhador" da Laini Taylor: amor por livros, aventuras e muita fantasia

Oi, gente! Hoje eu vim falar sobre uma das minhas últimas leituras do Kindle Unlimited: Um estranho sonhador da Laini Taylor.

Fig. 1 "Um estranho sonhador" da Laini Taylor, versão para Kindle. Aparelho com a capa do livro cercado de livros, flores e cristais.

Como já comentei aqui, estava muito curiosa para ler algo dessa autora e não me decepcionei! Esse é um daqueles livros que a gente começa já tendo certeza de que vai gostar, rsr.

EM POUCAS PALAVRAS

Uma fantasia voltada para o público jovem adulto que fala sobre uma cidade perdida e conflitos entre homens e deuses, diferentes realidades, vivências, atitudes. Dentre muitas aventuras, também fala sobre sonhos e luta contra o ódio, tudo isso com um protagonista bibliotecário sonhador apaixonado por livros!

SOBRE O LIVRO

"Nas ocasiões em que desviava o olhar da página, era como se estivesse acordando de um sonho. 'Estranho, o sonhador', eles o chamavam." p. 20 / 3%
O livro conta a história de Lazlo Estranho, que é um garoto órfão e bibliotecário júnior. Ele vive no reino de Zosma, onde sua profissão não é exatamente valorizada. Apesar de ter alma de pesquisador, ser extremamente curioso e criativo, ele é tido apenas como um serviçal dos acadêmicos. Mas ele é muito mais que isso, ele é um sonhador, amante de livros (especialmente contos de fadas) e muito perspicaz. Foi o único que percebeu quando certas informações sumiram e se tornou obcecado pela cidade sem nome, que ficou conhecida como Lamento.
"Lazlo não tinha nada, nem uma única coisa, mas desde a primeira vez que ouviu as histórias, elas pareciam sua própria reserva de ouro." p. 13 / 2%
Tal cidade simplesmente perdeu seu nome original e os registros de sua história, então Lazlo começou a remontá-la escrevendo seus próprios livros. O maior sonho de Lazlo é solucionar os mistérios dessa cidade mítica. Eis que algo inusitado acontece e embarcamos com o "estranho sonhador" em grandes aventuras que trazem à tona conflitos diversos: homens e deuses, ciência e sonhos, diferentes mundos, pontos de vista, vivências e uma grande luta contra o ódio e pelo amor. Se prepare para ser surpreendido!

OPINIÃO

Esse foi um livro extremamente cativante do início ao fim. É uma leitura que conquista todo amante de livros e desperta o sonhador que há em você, mesmo que seus sonhos possam ter se perdido por aí. Ao menos para mim foi uma leitura bastante motivadora.

O livro parece simples, como uma grande declaração de amor aos livros, mas ele vai muito além e levanta ótimas questões a serem refletidas. Numa narrativa com descrições inspiradoras, o leitor se perde em devaneios. Em meio a páginas, busca por horizontes e pela vida.
"A vida não vai simplesmente acontecer a você, garoto - disse ele. - Você tem de fazer acontecer a vida. Lembre-se: o espírito fica preguiçoso quando negligencia as paixões." p. 24 / 4%
Com uma lição atrás da outra, a história vai se tornando cada vez mais envolvente e grandiosa. Os detalhes envolvendo o desenvolvimento dos deuses e o conflito com os humanos foi incrível e você não sabe para que lado torcer. Tudo te leva a uma busca por verdades e justiça e se torna uma luta contra o ódio, a favor do amor e dos sonhos, independente de lados. Aqui até os pesadelos têm o seu valor.

O livro tem uma ótima escrita e equilibra habilmente as temáticas abordadas. Também tem os seus momentos leves, bem YA (jovem adulto), mas que se diluem de forma aceitável na história, se essa não for tanto a sua praia.

Recomendo a leitura a todos que curtam mitologias e estejam abertos a uma nova abordagem. Apesar de ser um livro extremamente sonhador, também recomendo a mentes cientistas. Como bióloga e amante de livros de fantasia, posso dizer que esse livro é um prato cheio para todos os gostos.

P.S.: Caso não tenha visto, saiu esse post com quotes do livro e reflexões.

E aí, já conheciam a história? Gostaram de conhecer? Me contem se vocês são mais sonhadores, cientistas ou um misto dos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário