segunda-feira, 20 de julho de 2020

Assinei Kindle Unlimited, e agora? Expectativas, escolhas e motivações

Oi, gente! Hoje vim comentar brevemente sobre minhas expectativas ao ter assinado o período de testes do Kindle Unlimited, minhas escolhas de leitura disponíveis no catálogo e motivações para as ter escolhido.

Fig. 1 Um kindle e muitas opções de leitura.

Depois de muito enrolar, achando que jamais teria tempo para me dedicar a leituras de ebooks a ponto de pagar uma mensalidade de um serviço estilo "netflix de livros", resolvi assinar pelo menos durante os 30 dias gratuitos que a Amazon oferece. Não custa nada, né? 😅

Nunca achei que meu ritmo de leitura fosse bom o suficiente para valer a pena o "investimento" e a culpa por ter tantos livros físicos me esperando para serem lidos também me segurava. O que me fez mudar de ideia? Bom, o livro escolhido para leitura desse mês no Clube do Livro Entrelinhas foi "Dumplin'" da Julie Murphy e está disponível no catálogo do Kindle Unlimited para empréstimo. Me pareceu a oportunidade perfeita para fazer a minha leitura do mês com o clube e finalmente testar o serviço.

Lado bom: Aproveitar um catálogo imenso de livros para ler alguns que eu não leria tão cedo. Testar o hype da galera, caçar alguns mais "lado b", explorar e sair um pouco da zona de conforto. Mas também aproveitar muitas outras opções na zona de conforto, porque sim. Bônus: poder ouvir os livros com o app da Alexa (enquanto ainda não tenho a minha).

Lado ruim: Me sentir pressionada a ler mais do que seria o meu natural, aumentando criticamente a minha fila e ter que lidar com um possível novo surto, porque sou dessas, rsr.

Acaba que o lado ruim depende totalmente de mim e como vou lidar com essa nova ferramenta, mas precisa ser ponderado pra não virar um fardo (porque eu transformo tudo em fardo, sim, nem tentem entender).

Apesar dos meus receios particulares, comecei empolgada e já peguei alguns livros emprestados do catálogo. Abaixo falo melhor.

MINHAS ESCOLHAS E MOTIVAÇÕES

  • Dumplin' por Julie Murphy - o motivo de eu ter assinado, afinal. Um YA contemporâneo que aborda gordofobia e que amei o filme;
  • O urso e o rouxinol (Winternight Livro 1) por Katherine Arden - tão comentado pelo pessoal do #EspalheFantasia, especialmente pela @anamerege que até teceu comentários em seu blog (confiram aqui);
  • Em Busca de Watership Down por Richard Adams - sempre quis ler esse livro perto da páscoa, fantasia juvenil com coelhinhos! Trecho tirado da sinopse que mais me cativou: "Em busca de Watership Down fala de dominação e opressão, de fascismo e utopia, de mitologia e delírio coletivo, de sentimento de comunidade e de loucura.". No mínimo curioso, e tem uma minissérie!;
  • Um Estranho Sonhador por Laini Taylor - primeiro da série que está sendo lançada no momento por essa autora de fantasia tão aclamada, que o bookstagram inteiro vibra só de ouvir seu nome (posso estar exagerando rsr), uma das favoritas do Jay Kristoff (autor de Nevernight, Illuminae etc) e eu aqui sem ler nada dela? Preciso corrigir isso asap;
  • Um tom mais escuro de magia por V. E. Schwab - outro "hypado". Vira e mexe tem alguém comentando sobre esse livro ou essa autora, e eu ainda não li. Mais fantasia e muitas Londres;
  • Entre estantes por Olívia Pilar - tá entre as indicações LGBTQIAP+ que o João do @queriaaquelelivro fez mês passado (vejam todas nos destaques do Instagram dele) e é de uma autora nacional, negra, publicado por editora independente. Preciso dar a chance sim ou com certeza?

Esses foram os que primeiro bati o olho e sabia que queria ler. Provavelmente não vou conseguir ler todos e vou ficar triste, mas veremos o que esses 30 dias me reservam e como vai ser toda essa experiência. Talvez eu volte aqui para contar como foi, talvez eu só edite esse post aqui com o resultado de tudo, talvez eu só esqueça da vida e suma. Quem sabe? Fiquem ligados, salvem o post e venham me acompanhar nessa aventura.

Caso tenha ficado com vontade de testar o Kindle Unlimited também, aproveita e assina com o meu link? Você não paga nada a mais e ainda me ajuda. É só clicar aqui e assinar, agradeço demais! E vamos mantendo contato para conversarmos sobre nossas leituras!

P.S.: Já ia me esquecendo, mas hoje é Dia do Amigo. Queria deixar uma notinha de agradecimento aos meus amigos-livros e meus amigos-pessoas que me aturam falando só de livros (mentira, falo de outras coisas também rsr). Vocês são especiais em todos os formatos (digital, físico, de perto ou de longe, rsr)!

2 comentários: