sábado, 19 de maio de 2018

De volta para casa, Seanan McGuire e a minha porta

Olá, pessoal! Hoje eu vim falar sobre esse livro fantástico (!) que li essa semana para a leitura conjunta do @thebuddyreaders de maio. #TBRMaio2018
Fig. 1 De volta para casa - Seanan McGuire. Lido de 14 a 19/05/2018.
PRIMEIRAS IMPRESSÕES / SENTIMENTOS

Eu já estava muito curiosa com esse livro, antes de começar a ler. Vi MUITA gente falando super bem dele e comentando que ele tinha ares de Alice no país das maravilhas e algo sobre Nárnia. Nem precisava de mais detalhes que isso, eu já sabia que esse livro era pra mim! Comecei a ler e, como já esperava, o livro me conquistou de cara! E me transformou na amiga/namorada chata que só sabe falar sobre ele (pessoas que me aturam <3). 

SINOPSE

❝"...e a única pessoa que pode lhe dizer como sua história termina é você". 
Crianças sempre desapareceram nas condições certas: escorregando pelas sombras debaixo da cama, atrás de um guarda-roupa ou caindo em buracos de coelhos e em poços velhos, para emergir em algum lugar... diferente. 

Nancy viajou para um desses lugares, e agora está de volta. As coisas que ela viu... mudam uma pessoa para sempre. E as crianças sob os cuidados de Eleanor West compreendem isso muito bem: cada uma delas procura a porta de volta ao seu próprio universo fantástico, mas poucas conseguem encontrá-la. Afinal, mundos mágicos têm pouca utilidade para crianças cujos milagres já foram usados.

A chegada de Nancy marca também uma terrível mudança no internato. Há uma escuridão pairando à cada esquina, e quando a tragédia ataca, Nancy e seus colegas precisam desvendar o mistério.

Não importa o custo.❞

SOBRE O LIVRO / OPINIÕES

"Para nós, os lugares aonde fomos eram nosso lar. Não nos importávamos se eram bons, maus, neutros ou o que quer que fossem. Nos importávamos com o fato de que, pela primeira vez, não tínhamos de fingir ser alguma coisa que não éramos. Podíamos só ser. Isso fazia toda a diferença no mundo." p. 61
A história se passa dentro de uma escola/internato que, para os pais, tinha o objetivo de "pegar crianças quebradas e consertá-las". Para as crianças e responsáveis pelo local, era uma escola especial para onde vão crianças que encontraram portais para outros mundos — mundos fantásticos e ideais para cada uma delas — e que, por algum motivo, voltaram ao mundo de seus pais, mas estavam extremamente apegadas a tudo o que viveram nos seus mundos particulares e não conseguem seguir em frente. Como viver depois de ter tido experiências incríveis num mundo perfeito para você? Pois o que se sabe é que é muito difícil que uma porta dessas se abra de novo.
"A esperança machuca. É isso que você precisa aprender, e rápido, se não quiser que a esperança corte você de dentro para fora. Esperança é uma coisa ruim. Esperança significa que você continua se prendendo a coisas que nunca mais serão as mesmas, e então você sangra um centímetro de cada vez, até que não tenha sobrado nada." p. 32
Os personagens e seus mundos são extremamente diversos, e isso me fascinou demais! A gente começa a leitura conhecendo a protagonista, mas a história logo começa a se expandir para os outros personagens e vamos conhecendo vários deles, um pouquinho de cada vez, num ritmo que não tem absolutamente nada de cansativo (inclusive, poderia até ter mais detalhes algumas vezes, porque a história e todos aqueles mundos me encantaram demais e eu queria muito conhecer mais detalhes de cada mundo, de cada personagem, de cada coisinha ali). Mas voltando à diversidade, ela está presente também por incluir uma protagonista assexual (assexualidade, segundo a wikipedia, é a falta de atração sexual por qualquer pessoa) e um personagem trans, o Kade. Além disso, ainda traz discussões feministas (uma que me chamou bastante a atenção foi quando é questionado o motivo de ter muito mais meninas que meninos nessa escola — quote abaixo) e muita coisa sobre aceitação. Nem preciso dizer que eu AMEI, né? Pois eu AMEI MUITO! 
"Se quiser, chame isso de ironia, mas nós passamos muito tempo esperando que nossos meninos se percam, de modo que eles nunca têm a oportunidade de fazê-lo. Notamos o silêncio dos homens. Contamos com o silêncio das mulheres." p. 63
"Esta sempre era a parte difícil em sua antiga escola: explicar que "assexual" e "arromântico" eram coisas diferentes." p. 126
Os mundos visitados pelas crianças eram classificados de acordo com eixos extremos, sendo os principais Lógica x Absurdo, Malícia x Virtude. Fica fácil de entender se você visualizar um plano cartesiano x, y. Mas também incluem eixos alternativos, como Extravagante x Selvagem e Rima x Linearidade. Queria muito que o livro tivesse explorado mais desses mundos e classificações, mas como esse é o primeiro volume de 5, a minha esperança está nos próximos!
"Kade fez um discurso breve e amargo sobre como Malícia e Virtude eram apenas rótulos e não tinham nenhum significado; o mundo em que ele estivera era rotulado como "Virtude" em todos os mapas, mas, ainda assim, eles o haviam expulsado tão logo perceberam o que ele era." p. 60
No livro vemos os personagens tendo que lidar com essas diferenças o tempo todo em suas relações, o que achei muito bacana, pois é algo que gera muitas reflexões e força quebras de paradigmas.
"Algumas pessoas achavam que só o movimento gerava força. Essas pessoas estavam erradas. A montanha era tão poderosa quanto a maré, só que... de um jeito diferente." p. 37
"Mais velha do que pareço, mais nova do que deveria ser. (...) Minha janela está se fechando, se é isso que quer saber. Todos os dias eu acordo mais linear, um pouco menos perdida, e um dia serei uma das mulheres que dizem "eu tive o mais encantador dos sonhos" e estarei falando sério. Sou velha o bastante para saber o que estou perdendo no processo de ser encontrada." p. 77
Indo além da fantasia, achei que esse cenário de crianças mudando de personalidade "do nada" por conta de um portal uma ótima metáfora para a fase da adolescência e puberdade, em que ocorrem tantas mudanças, não só corporais, mas de comportamento e tudo o mais. Algumas vezes os filhos podem parecer inalcançáveis para os pais e isso gera ainda mais conflito. Achei que o livro retratou isso muito bem e de forma lúdica, fazendo com que todo mundo que já se sentiu ou se sente deslocado nesse mundo se identifique de alguma forma.
"O amor deles queria consertá-la, e se recusava a ver que ela não estava quebrada." p. 88
É um livro que desperta a busca de um mundo ideal para nós. Você lê e se contagia. Fica preso em uma diversidade de enredos e quer fazer parte daquilo tudo (até certo ponto). Até certo ponto porque em um dado momento a história começa a ficar meio... tensa, rs. Algo terrível acontece e faz a vibe do livro mudar, o que faz o livro ficar ainda mais incrível. Além da fantasia o livro ganha tons de mistério e suspense. Só bons elementos! Fora que o livro também traz muitas referências a outras histórias de fantasia e de terror conhecidas, até mesmo mitológicas. Dá para brincar de fazer bolão para ver quem descobre mais referências, rsr. Que livro, meus amigos, que livro! Favoritei instantaneamente, claro.

MINHA PORTA


Esse livro desperta o desejo de encontrar a nossa porta, pois se uma porta aparece para você, é porque aquele é o seu mundo ideal. Ideal para a sua personalidade, seus gostos, suas habilidades, seu jeitinho. É onde você é aceito independente de como você é. E isso faz com que a gente fique pensando: como seria o meu mundo?

Queria compartilhar com vocês, então, como seria o meu:

Meu mundo seria todo em tons de verde, roxo e laranja. O nascer e pôr do sol seriam alaranjados, mas o céu durante o dia alternaria entre verde claro e lilás, com os tons variando de acordo com o tempo, e a noite seria roxo com estrelas verdes brilhantes e uma lua sempre cheia e prateada. As árvores dariam livros como frutos, existindo então uma variedade de árvores de acordo com os gêneros literários. Adoro gêneros cítricos! Nesse mundo também é possível controlar o tempo. É possível escolher quando quer que passe mais rápido ou mais devagar. Não existem conflitos, pois existe respeito e empatia, acima de tudo. E assim, todos convivem em harmonia.

GOSTARAM?

Esse seria o meu humilde mundinho, como seria o seu? Espero que tenham gostado da resenha, me digam se já leram o livro ou se ficaram com vontade de ler. O que eu posso dizer é que eu recomendo DEMAIS a leitura, principalmente se você é fã de fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário