quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Bate papo: "porque eu quero" ou "porque eu preciso"? Livros, escolhas e vida: como lidar?

Oi, gente! Faz tempo que não venho aqui só para bater um papo rápido com vocês e sinto que tava precisando dessa reflexão, então lá vai:

Você já parou pra pensar se você está fazendo as coisas porque quer ou porque precisa?


Fig. 1 Pequena seleção de livros que queria muito estar lendo.

Essa é uma pergunta que eu tenho me feito quase sempre, mas mesmo assim ainda tenho dificuldade em separar as coisas que realmente quero fazer das que eu faço porque "preciso", e isso envolve tanto as leituras que escolho quanto outros aspectos da vida.

Quem é que define as coisas que você precisa fazer? É você mesmo ou isso é definido por algum fator externo? No meu caso isso é um pouco complicado porque, por não ter um emprego formal, elencar prioridades e definir prazos acaba sendo um desafio por si só.

Fig. 2 Planejamentos no bullet journal vs. leituras que quero.
Muitas das vezes eu passo mais tempo planejando cada centímetro da minha vida do que de fato fazendo alguma coisa. E quando parto para a ação, muitas vezes a vontade de fazer aquilo já passou. Acontece isso com vocês também? Como lidar?

Levando isso em consideração, já me foi sugerido tentar levar a vida um pouco mais no improviso.  Isso me pareceu uma ótima ideia! Porém, como não me deixar levar pela procrastinação e ficar horas "à toa" na internet, por exemplo? É o que costuma acontecer comigo, se eu me permito ter um tempo um pouco mais livre.

Fica aí então o impasse: me planejar até o c* fazer bico ou desperdiçar minhas horas com procrastinação infinita? Acredito que a resposta esteja no equilíbrio, claro. Tentar dividir o tempo entre o dever e o prazer. Mas no meu caso o prazer (leitura) virou dever, então tudo fica um pouquinho mais complicado de separar.

Faz um bom tempo que não faço leituras simplesmente porque quero, porque eu olhei para os meus livros e escolhi ler aquele ali naquele momento (as fotos do post ilustram alguns dos que eu gostaria muito de estar lendo agora). E olha que não é nem por conta de parcerias ou  quaisquer outras obrigações reais, nada disso! São obrigações que eu mesma crio. Projetos que quero participar, maratonas, leituras conjuntas, clubes de leitura (que agora estou participando de dois na minha cidade). Eu participo de tudo isso porque eu gosto, sim. Amo cada uma dessas experiências e as trocas que eu tenho participando delas são realmente incríveis. Me aproxima de pessoas ótimas, com outros tipos de vivências, que complementam a minha própria.

Fig. 3 Interior do livro "A hora da estrela" - Clarice Lispector,
edição comemorativa.
Só que eu sinto que não tá dando para ser só isso, sabe? Para viver mais "pelos outros" do que por mim. Tenho sentido cada vez mais falta de fazer as coisas porque eu quero. Porque é pra mim e só pra mim. Isso deve ser coisa de gente introvertida, né? Sempre fui muito introvertida, fechada, tímida e bem na minha. Ultimamente tenho estado muito expansiva, o que não é ruim, longe disso. É ótimo estar com outras pessoas, conseguir estar vivendo todas essas experiências dentro e fora da internet, estreitando laços. Mas ao mesmo tempo parece que às vezes eu me perco de mim mesma e preciso resgatar um pouco disso também. Me reencontrar no meio desse turbilhão que é a vida.

Vocês também se sentem assim? São mais introvertidos ou extrovertidos? Vamos conversar! Essas pequenas trocas nos fazem crescer cada vez mais.

E, me contem, que livro estão lendo no momento? Esse livro foi uma escolha própria ou faz parte de algum projeto maior?

3 comentários:

  1. Eu entendo bem o que sente. Acho muito legal as leituras coletivas, maratonas e desafios, ainda mais para mim que sou mais introvertida. Mas teve uma hora que eu precisei diminuir um pouco e foi a melhor coisa. Hoje ainda participo, mas vou em outro ritmo.
    Esse mês, particularmente gosto de participar de Maratona de Halooween, por ser gênero que curto, por isso no momento estou lendo HEX. E adorando!
    Gostei muito do post!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Com certeza acontece, planejar algo é incrível nos da uma adrenalina uma sensação de fazer e acontecer que só sentindo para saber.. o problema chega na hora de por em prática 'como , porquê?' as vezes a tantas coisas no caminho que desanimamos! Achei super interessante esse post!

    ResponderExcluir
  3. Nesse semestre eu fiquei bem a vontade, não fiz projeto, parceria ou leitura conjunta. Li quando deu e como deu, sempre o que quero.
    Priorizei minha vida pessoal e meu trabalho que tanto gosto!
    Acho que vc deve sempre repensar sua vida, pq nós mudamos sempre, devemos selecionar não so leituras, mas filmes, passeios e quem está a nossa volta, são coisas que nos influenciam.

    Eu não esqueço que uma vez me disseram que somos reflexo de td que entra pelos nossos olhos e ouvidos, nossa boca despeja isso. Então cuido de tudo a minha volta pq quero receber influencias boas que me ajudam e me façam uma pessoa melhor e mais feliz :)

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir