quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Resenha: Delirium Tremens de Edgar Allan Poe, coletânea organizada por Raphael Fernandes, editora Draco

Olá! Hoje eu vim trazer a resenha dessa HQ incrível, que recebi em parceria com a editora Draco: Delirium Tremens de Edgar Allan Poe, vários autores, organizado por Raphael Fernandes. 

Fig. 1 Delirium Tremens de Edgar Allan Poe, vários autores, organizado por Raphael Fernandes. Lido em 01-10-2019.

EM POUCAS PALAVRAS 

Perturbador, instigante, criativo e genial! Um conjunto de histórias que faz jus ao legado de Edgar Allan Poe. 

SOBRE O LIVRO 

O livro traz uma coletânea de histórias em quadrinhos inéditas inspiradas na vida e obra do Edgar Allan Poe. Mas como assim? Indo além de uma simples adaptação, nessa obra mergulhamos em criações novas que trazem a essência do universo “poeano”. Esse autor tão conhecido por sua genialidade e pelo seu lado sombrio e desequilibrado.

A edição conta com oito histórias escritas por diferentes autores nacionais que exploram medos, interesses e anseios do Poe, trazendo também algumas referências a obras do mesmo, mas nenhuma adaptação direta. Há também uma breve introdução, que apresenta diversos aspectos relevantes da vida do autor homenageado e os relaciona à presente obra.⠀
As temáticas giram, principalmente, em torno da morte, mas de maneiras diversas, criativas e bem macabras! Encontramos aqui monomania por dentes, corrupção política e humana, ficção científica, relacionamento abusivo, hipnose, investigação policial, conspiração, sororidade feminina, tafofobia (medo de ser enterrado vivo) e muito horror.⠀

Tendo sido lançada em 2018, a publicação celebra 210 anos do nascimento de Edgar Allan Poe numa edição belíssima em capa dura, com sobrecapa e páginas coloridas. 

OPINIÕES 

A obra é uma ótima pedida para os fãs do Poe, claro, mas para quem não conhece ou não é tão familiarizado assim com o autor, também é uma maneira muito interessante de adentrar nesse universo. Por não ser uma adaptação direta de nenhuma obra, ninguém precisa se preocupar em ler algo específico do autor previamente. A introdução dá uma boa base para entender as referências. É só ler e curtir!

Adorei as histórias! Elas são curtinhas, mas tão instigantes que ao fim de cada uma rola aquele sentimento de “OMG, QUÊ?”. São todas muito boas, com desenvolvimentos criativos e que brincam com nossos monstrinhos internos. Às vezes fazem a gente pensar se estamos torcendo pro “lado certo”, rsr.

Brincadeiras à parte, cada história mexeu comigo de forma peculiar e essa é uma das coisas que acho mais legais em coletâneas assim: ver como é possível explorar um tema de tantas formas diferentes. Os autores foram brilhantes em suas narrativas e as artes, tão vívidas, refletem muito bem tudo o que querem passar. Foi realmente perturbador, num bom sentido, ler algumas dessas histórias. Outras ainda levantaram reflexões importantes. Gostei bastante de como trouxeram à tona questões muito reais relacionadas a política e problemas que vemos em nossa sociedade.

Vou falar um pouquinho sobre algumas histórias:

Fig. 2 Interior de "Delirium Tremens de Edgar Allan Poe", vários autores, organizado por Raphael Fernandes. Sobrecapa à esquerda.

Minha favorita foi “Murder” (roteiro Alexey Dodsworth, arte Flávio L. Maravilha). Simplesmente genial! Inspirada em “O Corvo”, é uma história investigativa instigante demais e com narrativa mega surpreendente. Conta com uma arte linda que transparece muito bem a dualidade entre loucura e sensatez. Tudo muito perfeito! Fala sobre pedofilia sob uma perspectiva que mostra o quão perverso e traumático esse crime é. É uma história que enaltece o poder feminino e a sororidade (de certa forma), então é lógico que me conquistou!

Também gostei muito de “Santo sepulcro” (roteiro Airton Marinho, arte LuCas Chewie). Em uma narrativa policial que se passa num convento, algumas mortes ocorrem e existe toda uma trama controversa para a investigação. O desfecho é incrível e revela verdades cruéis sobre como funciona a nossa sociedade. Amei muito! 

Em “In articulo mortis” (roteiro Larissa Palmieri, arte Má Matiazi) a gente vê as consequências mais bizarras de um relacionamento abusivo, envolvendo hipnose. Acho muito legal que a gente possa ler histórias assim escritas por autoras mulheres, como é o caso aqui. A Larissa, junto com a Má, conseguiu transmitir um medo que é muito real para nós.

Dá vontade de comentar todos, mas acho melhor parar por aqui e deixar os outros como completa surpresa para vocês. Saibam que vão encontrar muitas histórias aterrorizantes e agoniantes em vários níveis por aqui, todas valem muito a pena. Mas se você tiver fobia com baratas, como eu, tome cuidado com o antepenúltimo (precisava deixar esse alerta).

Leitura altamente recomendada, principalmente para esse mês do terror. Halloween tá chegando! Bora entrar no clima?

E aí, gostaram de conhecer essa obra? Vocês são fãs do Edgar Allan Poe ou estão querendo conhecer mais? Gostam de histórias de terror? Venham conversar nos comentários!

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito! Vale muito a pena conhecer essas histórias, principalmente pra quem já é fã. Você ia amar!

      Excluir
  2. Poe em quadrinhos?!?!?! Como não amar?!?!?! Já quero! Editora Draco arrasa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é exatamente Poe em quadrinhos, mas histórias completamente novas inspiradas no universo "poeano". Mas, sim, é incrível! A Draco mora no meu <3

      Excluir
  3. Eu adoro coletâneas e essa em quadrinhos e sobre Poe, acredito que esteja incrível. Adoro o autor e fascinada agora por essa obra. O Corvo é um dos meus favoritos, me deixou curiosa pelo Murder inspirado nele. Dica anotada!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mais um, que não citei, que também tem referências de "O Corvo". Muito legal! Se você gosta do Poe, com certeza vai gostar dessa coletânea, tá realmente muito incrível!

      Excluir
  4. A obra é brasileira? Interessante prestigiar quadrinhos nacionais, ainda mais quando dá de uma vez só oportunidades para tantos autores e desenhistas. Só não entendi muito bem o conteúdo... são histórias inéditas baseadas no estilo do Poe, ou elas são adaptações de contos específicos? Pelo que entendi algumas são adaptações e outras são ineditas né? Enfim, parece ser bem legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os autores são todos brasileiros! Ótimo ponto, é importante mesmo prestigiar. Sobre o conteúdo, são histórias inéditas com inspiração livre em tudo o que envolve o Poe, seja gostos do autor, referências a algumas obras, mas nenhuma adaptação direta não. É muito legal! Todos foram extremamente criativos!

      Excluir
    2. Editei o post pra ver se isso fica mais claro, obrigada por me atentar a isso!

      Excluir
  5. Nunca li nada do autor, mas quero conhecer pelo menos uma obra sua. E quero ler esse ano ainda. Bjusss

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do Poe, mas o tamanho de sua influência perdura até hoje. Acredito que essa obra seja ótima, porque linda ela é demais. Anotei a dica!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  7. Para quem quer conhecer mais não só do estilo , mas do próprio autor em si com certeza uma ótima indicação! Eu mesma vou anotar aqui pois ainda não li nada do Poe!

    ResponderExcluir
  8. Usando suas resenhas para estudar com Theo para prova de redação sobre resenhas. rsrsrs

    ResponderExcluir