quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Resenha "Jack London e a criatura de Salmon Pond", um financiamento coletivo da Editora Draco

Oi, gente! Tudo bom? É com muita honra que hoje venho falar sobre mais uma leitura antecipada que faço de um livro da Editora Draco. Dessa vez é uma fantasia/aventura/suspense escrita a quatro mãos pelas talentosíssimas Allana Dilene e Ana Lúcia Merege. Agradeço demais pela oportunidade e espero que vocês se empolguem tanto quanto eu com esse livro que, finalmente, posso falar sobre.

Fig. 1 Livro "Jack London e a criatura de Salmon Pond" de Allana Dilene e Ana Lúcia Merege rodeado por elementos que lembram a história.

A quem se interessar, o livro se encontra em financiamento coletivo junto a outro da Ana Merege, que estou curiosa para conhecer também: https://www.catarse.me/lobos

SOBRE O LIVRO 

A história se passa em Klondike, Canadá, na época da corrida do ouro; mais precisamente na localidade de Salmon Pond. É uma região interiorana, relativamente pacata, com muita neve e cercada pela natureza selvagem. Uma boa estalagem como ponto de encontro, conversas muito bem servidas e a vida vai seguindo. De repente a rotina dos moradores é abalada: corpos dilacerados começam a ser descobertos.

Jack London, aventureiro e contador de histórias, estava pelo local e acaba sendo convidado por um
policial para ajudar no caso, contribuindo com suas anotações e visão perspicaz de escritor. Há a suspeita de que estejam ocorrendo ataques de lobos ou cães selvagens, pois as feridas não pareciam ser obra de humanos. Porém, paira a dúvida se existe alguém comandando as supostas criaturas ou, quem sabe, seja ação de uma criatura sobrenatural. Afinal, como descobrir?

É preciso muito cuidado e investigação. Todos acabam sendo suspeitos de alguma forma. O que será que está acontecendo? Por quê? Como? E o mais importante: o que fazer para evitar mais mortes? Numa história que mistura realidade e fantasia, aventura e suspense, acompanhamos o desenrolar desse mistério aterrorizante!

OPINIÃO 

Fig. 2 Lateral do livro e foco em crânio
e esqueleto em fundo branco
(representando a neve) com detalhes
vermelhos (representando sangue).
Apesar de nunca ter lido nada do Jack London, deu para perceber nessa história que ele é um autor que dá um ótimo personagem. Sim, para quem não sabe, ele foi escritor na vida real e foi retratado nessa obra de forma brilhante pelas autoras! Entretanto, ele não é exatamente o protagonista dessa história, mas o narrador. O principal aqui, a meu ver, são os acontecimentos de Salmon Pond.

São acontecimentos eletrizantes! O livro já começa com uma cena super intensa de perseguição. Nesse primeiro momento a gente se sente tão perdido quanto o cara que está lá só caminhando de volta para casa e de repente começa a perceber movimentações estranhas ao redor. Tudo acontece de forma extremamente atordoante e você segue pela leitura sem conseguir parar, tentando entender tudo e resolver os mistérios.

O livro mescla muito bem vários gêneros. É uma fantasia sim, mas também é uma super aventura investigativa com seus mistérios e muito suspense. Tudo ocorre num cenário fictício, mas inspirado nas aventuras da vida real do Jack London. Achei tudo tão incrível que agora tenho certeza de que preciso conhecer as obras desse autor.

Outro detalhe que merece destaque na escrita são os sentimentos envolvidos na construção dos personagens e no decorrer dos acontecimentos. Tudo é tão bem trabalhado e intrincado! Acredito que isso aumente ainda mais a imersão na leitura. Você compreende tudo melhor e sente empatia pelos personagens, independente de suas ações.

Dito isso, senti muita angústia durante a leitura, sim, mas amei especialmente as personagens femininas do livro. Cada uma com sua personalidade, talvez um tanto opostas em alguns aspectos, mas com suas vivências e suas razões. Não vou me aprofundar aqui para evitar spoilers, mas só digo uma coisa: a feminilidade aqui é marcante e fora da caixinha, e a maternidade é um aspecto importante e muito bem explorado.

Preciso frisar também que as cenas de ação, perseguição e mortes são um show a parte! Visceral é a palavra. Se prepare para ficar sem fôlego e não conseguir parar de ler!

É uma aventura curtinha, mas impactante. Com certeza vai deixar sua marca em todos que se permitirem viver essa experiência. Recomendo muito a todos que curtem o estilo!

E aí, animados para viver essa aventura literária? Ajude apoiando em 
https://www.catarse.me/lobos ou divulgando. Comente aqui sobre suas expectativas!

8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha. O livro é excelente e vale conhecer mais sobre Jack London.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Sim, agora quero conhecer as obras do Jack London =D

      Excluir
  2. Fiquei com vontade de ler. Muitos elementos interessantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você tem o gosto parecido com o meu, acho que vai gostar também! O bom é que é curtinho, como você tá com o tempo mais apertado agora de repente é uma boa pedida!

      Excluir
  3. Que bacana! Também fiquei curiosa. 👀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Essa história é super marcante!

      Excluir
  4. Muito obrigada pela leitura e apreciação! Adorei você ter gostado das personagens femininas; foi um dos pontos que eu e Allana tratamos com mais cuidado. A ação, como eu já disse algures, é mérito mais dela que meu. Enfim, esperamos que muita gente adquira e curta bastante esse livrinho, assim como O Caçador!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anaaa! Obrigada pelo retorno aqui! Ah, o bom de ler livros escritos por mulheres é saber que vai existir esse cuidado <3 sempre sinto que a representatividade feminina fica mais interessante nesses casos. Também to doida pra ler O Caçador, ainda mais sabendo que foi sua primeira história. Curiosíssima! Consegui apoiar ontem, agora é só esperar chegar *-*

      Excluir