sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

A dificuldade dos fins, a esperança dos recomeços

Oi, gente! Tudo bem? Passando para desejar um feliz natal, próspero ano novo e tudo mais, dentro do possível. E aquele recadinho clássico de 2020: se cuidem! Agora vamos bater um papinho?

Fig. 1 Árvore de natal alternativa,
feita com livros

Depois do último post parece que me bateu uma consciência estranha sobre os malefícios das redes sociais e acabei me permitindo mais um descanso, dessa vez sem culpa. Porém depois de um mês começa a bater a preocupação da ausência e achei melhor aparecer pra dar mais um oizinho e trazer uma reflexão sobre esse ano.

Me sinto esquisita por estar vindo aqui mais para falar sobre coisas "aleatórias" do que sobre livros específicos, mas essa tem sido a minha vibe no momento. Inclusive esse ano, pela primeira vez em MUITOS ANOS, eu realmente não estabeleci nenhuma meta de leitura (se estabeleci, já não me lembro) e não estou nem contando quantos livros estou lendo. Não tenho a menor ideia do quanto li, em termos de quantidade mesmo. Tenho seguido os meus dias apenas fazendo o possível e buscando leituras que me confortem quando preciso de conforto, que me instruam quando estou em busca disso, e por aí vai. Estou realmente respeitando meu tempo, depois de tanto buscar por isso. Qualidade > quantidade.

Nem acredito que consegui chegar nesse ponto sem tantas preocupações, sabe? Não que eu não me preocupe. Eu ainda quero organizar o que for possível na plataforma Skoob, para manter os registros, mas não tô com pressa. Não tô mais em busca de cumprir um prazo. Será que realmente importa essa coisa de se criar prazos para tudo? Ou importa mais estar curtindo o momento?

Ter menos tempo livre me fez perceber que os momentos são sagrados (e também rever Waking Life, um filme sensacional que marcou minha vida na adolescência e continuou fazendo parte de mim). Mas não posso negar que alguns anos de terapia também fizeram TODA a diferença.

Dezembro sempre foi um mês delicado para mim. Fins são complicados e 2020 foi cheio deles, infelizmente. Tudo muito pesado. Mas aprender a lidar com as dificuldades, perceber que ainda tá vivo, se superar, se permitir renovar... Tudo isso também faz parte da magia dos fins. Porque tudo é um ciclo e a gente vai dar um jeito de continuar, de recomeçar, por mais que as expectativas para 2021 ainda não sejam lá essas coisas. Se a gente chegou até aqui, a gente pode muito.

Então aproveitem os seus momentos! Façam um exercício de autodescoberta e percebam como é melhor gastar o tempo de vocês. Se for pra ler, leiam! Se for pra ver uns filminhos, vejam! Se não der pra fazer nada disso, força! Estamos todos juntos nessa, e juntos podemos sempre mais.

P.S.: Nesse fim de ano comecei a assistir a série "Anne de Green Gables" e tem sido uma experiência extremamente positiva (a Anne não deixaria ser diferente, rs). Então deixo aqui uma frase dela:

"Você tem uma vida de muita alegria pela frente, não sem momentos difíceis e tropeços na estrada. Fique seguro com aqueles em quem confia."

Me contem como foi o ano de vocês e que reflexões conseguem tirar de tudo isso!

Edit: Saiu post novo de fim de ano com mais citações de Anne e um bordado lindo lá no Instagram, clique aqui pra ver. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário