sexta-feira, 19 de julho de 2019

Bate papo: produção de conteúdo e a internet para além das curtidas

Oi, gente! Tudo bom?

Hoje eu vim deixar meus dois centavos sobre um assunto que tomou as redes sociais (mais especificamente o Instagram) nessa semana: a ocultação das curtidas/likes. Não é um bate papo diretamente relacionado ao mundo literário, mas afeta todos nós que dividimos esse cyber espaço, então resolvi trazer para cá também. Se gostou, curte, se não gostou compartilha!

Fig. 1 Ferramentas para produção de conteúdo: celular, internet, aplicativos.

Essa semana o instagram implementou uma atualização que retirou as curtidas públicas dos perfis. Sei que nem todo mundo usa ou gosta do instagram, mas resolvi trazer essa discussão aqui de forma um pouco mais ampla, então vou perguntar para vocês mais ou menos a mesma coisa que perguntei lá nos meus stories: o que dá mais satisfação para vocês na hora de interagir na internet e/ou redes sociais?

Fiz essa pergunta por lá direcionada para o instagram, mas a reflexão é válida no geral também. Se você chegou até aqui é porque usa a internet de alguma forma e provavelmente tem suas maneiras de interagir favoritas.

De uns tempos para cá a internet tem se sustentado com base em curtidas/likes. Isso acabou virando um padrão, talvez por ser a maneira mais fácil e rápida de demonstrar contentamento diante de um conteúdo. Mas não é a única, não é mesmo? O que acontece é que muitas pessoas tiram daí alguma forma de validação, e os números acabam incentivando isso. Muitas marcas passaram a ficar de olho nesses números também. De repente todo mundo que produz algum tipo de conteúdo para a internet, de forma um pouco mais séria, passou a se preocupar absurdamente com esses números mágicos. E isso passou a afetar a saúde mental de muita gente. Ou seja, caos.

É aí que entra essa atualização do instagram. Foi bom ter tirado os likes públicos? Foi suficiente? Como vai ser agora? Vamos passar a contabilizar outra forma de interação e se comparar de outras maneiras ou vamos só ser felizes sem números? Essas e outras questões estão rondando a cabeça de muita gente nos últimos dias.

Em um primeiro momento fiquei super feliz por finalmente ver essa atualização entrar em vigor. Dá um alívio muito grande tirar o peso dessa ação simples, mas que se tornou uma medida um tanto quanto injusta na maioria das vezes. Produzo conteúdos que, para serem verdadeiramente assimilados, as pessoas precisam gastar um pouquinho mais de tempo ali. Então só uma curtida rápida não bastava. Meu objetivo aqui e no instagram é compartilhar leituras e temas relacionados, mas também é interagir mais a fundo, conversar mesmo, refletir sobre a vida, trocar uma ideia real. Eu falo sobre livros, mas eu também falo sobre a vida. Tá tudo conectado. E não tem uma máquina aqui por trás, somos todos humanos, e o contato que eu tenho com as pessoas que chegam até mim mexe comigo de verdade. E eu gosto demais do crescimento pessoal que eu sinto que tenho com todos vocês, independente de números. Por esse motivo, para mim, é ótimo que tenha menos um número na minha cara. PORÉM, esse tipo de interação ainda existe e, feliz ou infelizmente, ainda conta para o tal do algoritmo. Então continuaremos na luta e aos poucos veremos como tudo vai se readaptar.

Fiquei feliz ao notar (principalmente na minha pesquisa dos stories) que muita gente, assim como eu, também gostou dessa nova atualização. Algumas pessoas me apontaram outras formas de interação/característica do instagram que trazem mais satisfação a elas. Seguem alguns depoimentos:

Fig. 2 Stories com caixa de
perguntas para pesquisa de opinião.
Muitos preferem os comentários.
"Me mostra que a pessoa leu (ou pelo menos se importou)." - @riquereads
"Os comentários sem dúvidas e criar conteúdo!" - @juniperlivros
"Amigos e troca de ideias" - @chacomlivros_
Outros preferem as DMs (mensagem direta/privada), como a @rana_twinkiee. E também tem aqueles que vão além:
"Liberdade de expressar e compartilhar gostos e opiniões e também obter informação" - @houseofxmen
Seja a forma que for, ou qual for o seu objetivo nessa ou em outras plataformas, o importante é lembrar que somos muito mais que meros números, estejam eles aparentes ou não. Espero que possamos continuar crescendo juntos e nos apoiando sempre!

E você, o que te dá mais satisfação em estar por aqui?

PS.: Para quem se interessa em entender melhor o algoritmo do instagram e estudar formas de aumentar o seu engajamento, recomendo seguir o @kick.kass. Ele está com um projeto nos stories em que todos os dias posta vídeos com dicas valiosas para quem trabalha com produção de conteúdo para o instagram. O encontrei por recomendação da @juliannevituri e to amando acompanhar o conteúdo que ele tá produzindo! Fora que é uma pessoa super carismática, simpática e atenciosa. É rei dos stories que fala? ;)

3 comentários:

  1. Oi Isa.
    Faz muito tempo que não uso o instagram porque não chega ser minha rede social favorita. Na verdade, quase nenhuma é. O insta é para quem quer biscoito, o twitter para quem tem opinião de mais e o Facebook para os cheios de moral. Acabo não gostando de nenhuma.
    Gostei do seu posicionamento sobre o assunto. Acho mesmo que as pessoas deveriam se preocupar mais com o conteúdo do que com a fama passageira nas redes sociais.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  2. Ei Isa,

    Como falei lá no seu ig achei este post maravilhoso. Eu adorei essa mudança, pois esses números acabam deixando a gente paranóica hahah eu mesma já me peguei preocupada com isso e me perguntava: "Para quê mesmo que eu criei o ig?"Para mim, a interação, a troca, os comentários, sempre foram a melhor parte disso tudo. Conhecer novas pessoas e compartilhar interesses, isso me faz bem. Só que com essas questões de números ficamos presos aquela questão, "será que eu não estou dando meu melhor?" até porque a gente vê editoras olhando isso, empresas, ai fica aquela coisa de querer ser um ig popular. Enfim, coisas que eu acho que não deveriam ser o foco principal. Espero que agora o foco da grande maioria se mantenha no conteúdo e não na quantidade.

    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Meu só tenho que bater palmas para esse seu post incrível!
    Eu recentemente excluí meu facebook pessoal e a página do blog eu passei pro face da minha mãe , só pra eu poder continuar postando as coisas lá. Eu então percebi como o facebook me fazia mal, como eu me cobrava de coisas que não havia necessidade!

    Sobre o instagram eu amo quando as pessoas respondem meus stories com dms e comentam , porque tenho a mesma sensação que o rapaz falou pra ti que a pessoa leu e se importa com o que é comentado.

    Pra mim tirar os likes só veio a somar e eu to bem tranquila com isso!!

    ResponderExcluir