segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Coraline, Neil Gaiman e Fantastona

Fig. 1 Coraline, Neil Gaiman. Lido em 13 e 14/12/2017.

Li Coraline do Neil Gaiman como parte de uma maratona literária divulgada pelo instagram, a #Fantastona2017, idealizada pelo @riquereads e pela @sobreumlivro. A ideia dessa maratona é cumprir certos desafios lendo apenas livros que se enquadrem no gênero de fantasia. 


Escolhi Coraline para cumprir os desafios:
  • Personagem girl power;
  • Livro com criaturas mágicas;
Estou participando da maratona no nível aprendiz e postei minha TBR (To Be Read) aqui. Espero conseguir cumprir, o prazo tá acabando!

Primeiras impressões / sentimentos

Como eu já conhecia a história por conta do filme, já sabia o que esperar. Mas o sentimento de finalmente me aprofundar na história, conhecer os detalhes, anotar as frases mais marcantes foi de realização e volta a um mundo mágico que eu já gostava muito. Como eu sempre falo, ler um livro "novo" (pra mim) do Neil Gaiman sempre me traz sentimentos muito bons. E esse aqui foi um ótimo descanso literário, digamos assim. Uma boa opção para intercalar com livros mais densos.

Sobre o livro

O livro é uma novela fantástica de terror escrita por Neil Gaiman publicada em 2002 pela Bloomsbury e em 2003 sua tradução foi publicada pela Rocco. Ganhou prêmios e chegou a ser comparado a obra Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll) por seu surrealismo e trama baseada em realidade alternativa. Em 2009 ele ganhou uma adaptação cinematográfica em stop motion dirigida por Henry Selick, mesmo diretor de O Estranho Mundo de Jack (1993). 

Enredo
Fig. 2 Coraline, Neil Gaiman - ilustração.

"Em perigo?, resmungou Coraline. Isto soava-lhe emocionante. Não soava como algo ruim. De modo algum."

Coraline é uma menina exploradora e muito curiosa que se muda para uma casa antiga, que funciona como um apartamento, com andares alugados para outras pessoas. Ela tem gostos bem definidos e se entedia com facilidade, por isso gosta de explorar o mundo ao seu redor. Numa dessas ela descobre uma porta trancada em casa que não dá para lugar nenhum, até que ela percebe que na verdade aquela porta é uma passagem para um outro mundo. Lá ela descobre sua outra casa com sua outra mãe, seu outro pai e seus outros vizinhos. E também conhece o gato, que transita entre os mundos e a ajuda a entender "a vida, o universo e tudo mais" desse outro mundo, só que cheio de sarcasmo, rs. O gato não tem nome, e não precisa ter porque ele sabe quem é.
"(...) vocês pessoas têm nomes. Isso é porque vocês não sabem quem vocês são. Nós sabemos quem somos, portanto não precisamos de nomes."
"Que importância tem um nome? Aquilo a que chamamos rosa com qualquer outro nome teria o perfume igualmente doce."
Coraline se mostra muito forte e corajosa ao enfrentar seus medos quando precisa salvar seus verdadeiros pais das mãos esquisitinhas e maldosas de sua "outra mãe", assim como outras missões que toma pra si durante um desafio.
"Porque quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem."
Fig.3 Coraline, Neil Gaiman - ilustração.

Opinião

A leitura é muito muito muito fluida, por se tratar de um livro infantil, é de se esperar que fosse mesmo. Mas também é muito cativante, para qualquer idade. A escrita do Neil Gaiman é sempre sensacional, mas eu como fã sou até suspeita pra falar, rs.

Gostei muito do desenvolvimento da trama. O livro é curtinho, então não deixa espaço para enrolações. É enxuto e vai direto ao ponto, com um clímax que dura boa parte do livro e um final que não é apenas um final de reconciliação "e viveram felizes para sempre". Ele deixa uma pontinha e é cheio de aventuras até o fim. É um livro muito inteligente e tem uma pegada meio dark que me agrada muito. Mostra um contraste de bem/mal, dia/noite, mas com peculiaridades aqui e ali, como o show de circo dos ratinhos como algo fofo tanto cá, quanto lá.

Eu já tinha visto o filme - que é lindo - anos atrás, então já conhecia a história. Mesmo assim adorei a experiência de ler, finalmente, e poder conhecer mais a fundo essa história dark fofa. Graças à #fantastona2017 eu parei de enrolar. xD

2 comentários:

  1. Mais um que estou curiosa pra ler, esse comprei na black friday.
    Amei a frase da coragem, bem isso que a gente tava discutindo no grupo no outro dia <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdadeee <3 Coraline cheia de lições do bem.

      Excluir