terça-feira, 25 de abril de 2017

Rotina de leitura, nostalgia e desabafo literário

Ah! Que saudade que eu tenho de quando era mais nova, principalmente no ensino médio, e conseguia pegar qualquer livro e ler em dois dias, mesmo que fosse O Senhor dos Anéis. Ficava chateada por só poder pegar dois livros por vez, com inveja dos professores que podiam pegar quatro. Achava dois muito pouco pra ler em uma semana. O tempo vai passando e a vida vai acontecendo, ler com tanta avidez acaba não sendo mais tão fácil assim, como bem sabemos. E agora, o que fazer?


Infelizmente não to aqui pra dar respostas, mas pra mostrar que talvez você não esteja sozinho nessa. A vida é muito curta, os livros são tantos... Será que só eu me sinto assim? Diferentona. O que eu vejo hoje em dia é um monte de gente nas redes sociais com blogs ou sei lá o que sobre livros que leem PILHAS de livros em um mês, uma semana, um feriado. Parece que eu to perdendo tempo, não to vivendo direito. Será que to sabendo escolher direito as minhas prioridades? Porque atualmente eu não to fazendo nada mesmo, vivendo uma vida de pós-graduada sem saber ainda como continuar e ao mesmo tempo desempregada, e mesmo assim acaba sendo uma dificuldade encontrar tempo pra leitura. Ou será motivação? Mas eu preciso mesmo de motivação pra ler se eu já fico tão aflita por não estar lendo? Será que to lendo as coisas certas? Que confusão!

Dia desses li um texto falando pra se deixar levar pela vontade de furar fila de livros se tiver vontade, porque a gente acaba se prendendo muito a "regras", ou pra ler mais de um livro por vez e assim aproveitar melhor os momentos. Confesso que já tentei fazer dessas formas, deu certo por um tempo, mas no final das contas acabei "lendo" sete livros por vez e não lendo nenhum ao mesmo tempo.

Todo ano eu crio metas de leitura pra mim mesma. A primeira delas e eu nem lembro em que ano foi foi ler pelo menos 30 livros no ano. E foi a que começou a me destruir, porque eu lia naturalmente uns 15~20 em um ano (lá no meu auge do ensino médio) e achava que dava pra ler mais, já que sempre tinha uma época do ano em que eu acabava lendo menos. Depois dessa primeira promessa tive o ano que eu menos li na minha vida. Menos do que aqueles 15 que me eram tão naturais. Foi aí que percebi que me impor demais acabava me afastando daquilo que eu tanto queria será que percebi mesmo ou to percebendo agora?. Precisava pegar leve comigo. E voltei a meta de ler menos. E eu acabei lendo cada vez menos. Até que por fim estabeleci que leria pelo menos 12 livros no ano. Um livro por mês. E vivi alguns anos na luta por esses 12, que já não eram mais tão fáceis assim até porque tinha o resto da vida pra viver, né?. Esse ano, 2017, foi o ano que eu escolhi fazer diferente de novo, e com a TAG queria ler dois por mês - um deles e um a minha escolha -, 24 no ano, será que vou conseguir? Ainda não terminei nenhum em abril será que já começou minha ressaca literária? HELP, em janeiro só li um mas ainda não tinha criado essa meta, até então seriam os 12 de sempre, em fevereiro dei uma enganada com o conto que a TAG mandou junto (e eu vou falar melhor disso num próximo post rs). 

É, estabelecer metas pode ser bom pra se ter um guia pra cumprir o que se deseja no momento, mas pode acabar sendo bem desgastante, né? Talvez a resposta seja que nós somos seres dinâmicos. Mudamos o tempo todo. 


"Quando acordei hoje de manhã, eu sabia quem eu era, mas acho que já mudei muitas vezes desde então." - Lewis Carroll / Alice no País das Maravilhas

Depois desse desabafo, acredito que o ideal seria se permitir mais. Se permitir viver mais os momentos, aproveitar as inspirações que surgem, pegar leve consigo mesmo e ler o que der apesar de ainda me angustiar pensar que poderia estar lendo mais, fazendo mais, sempre mais. Às vezes menos é mais. =)

2 comentários:

  1. Aiii! Nesse ponto realmente posso bradar que saudades do ensino médio!!! huasuhauhsashu Ter tempo livre e disposição parecem um sonho! rs Mas é como você falou, acho que menor regras é melhor. Se permitir mais sempre. Acho que metas só ajudam se forem pra motivar a gente e se organizar, agora se forem pra criar mais caos, pra quê? A vida já tem problemas demais. A gente tem que fazer esse exercício de fazer as pazes com a gente mesmo, aceitar as fases que vivemos e o máximo que podemos ser no momento. Eu já estou na minha ressaca literária hehehe e sabe-se lá o que vem por aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, pois é. É meio triste, mas é real. A gente quer muito e consegue pouco. Eu to bem numa fase de rever minhas próprias "regras", então talvez até a meta do ano mude. rs Ainda não sei, mas o que for melhor, né? De repente é melhor não se prender a um ideal e só ir vivendo e vendo no que dá. =P E odeio ressaca literária xD mas de repente dá pra aproveitar o momento pra fazer coisas diferentes também (sei lá o que rs). ^^

      Excluir