quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Dia das crianças, livros infantis e a vida adulta

Oi, gente! Tudo bem?

Dia das crianças aí e, por mais que eu não esteja no clima de muitas datas comemorativas, infância é sempre algo que mexe comigo de alguma forma. Então bora falar disso e relembrar/conhecer algumas leituras infantis (para todas as idades)!

Fig. 1 Quadrinhos da Turma da Mônica: "Bidu - Caminhos" e "O Coiso" e box Peanuts ilustrando Snoopy.


SOBRE A INFÂNCIA

Já dizia Casimiro de Abreu no seu poema "Meus oito anos":
"Oh! Que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!"
Esse poema fez parte da minha infância, meu pai sempre o recitava e eu não entendia muito bem o porquê. Hoje eu entendo seu sentimento. Infância é um tempo sem igual. Por mais que possam existir problemas, dependendo da sua vivência, no geral é uma fase com menos preocupações e mais liberdades. Oh! Que saudades!

É claro que todas as fases da nossa vida são importantes, mas a infância é especial. É a base de tudo e eu tenho um grande apego à minha. Gosto de resgatar sempre o que ela me trouxe, pois acho importante manter os sentimentos de uma vida mais pura e cheia de energias boas para me dar forças para enfrentar um mundo que tantas vezes pode ser tão cruel.

LEITURAS

Alguns livros infantis ou infantojuvenis conseguem fazer o elo entre infância e vida adulta muito bem e é por isso que eu amo esse ramo da literatura. Por mais que as histórias sejam infantis, as mensagens são para todos. Dentre elas, me são especiais:

✨O pequeno príncipe;
✨Alice no país das maravilhas;
✨Peter Pan (apesar de não ter lido o livro ainda, a história retratada nas adaptações sempre mexeu muito comigo. Recomendo em especial o filme "Finding Neverland" traduzido como "Em busca da Terra do Nunca");
A parte que falta;
✨E, claro, Turma da Mônica.

É engraçado pensar em como a Turma da Mônica se tornou versátil. Durante a quarentena li "O Coiso", que faz referência à obra do Stephen King, It: a Coisa. Os personagens da turminha foram utilizados para tornar uma história originalmente macabra (mas que também tem muitas lições de vida, amizade etc) em algo leve, engraçado e inspirador.

Fig. 2 Mesmos livros, foco nos personagens.
Recentemente retornei aos quadrinhos, depois de me ver perdida sem clima para ler nada (como comentei no post anterior). Minha última leitura foi "Bidu - caminhos", por Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho, que ganhei de uma amiga. São dois mineiros que criaram um roteiro com o primeiro personagem do Maurício de Souza. Nele eles mostram como o Bidu conheceu o seu melhor amigo, Franjinha.

Em meio a traços suaves e cores delicadas vemos um doguinho perdido na vida, tentando encontrar um cantinho pra viver em paz, lutando por uma vida minimamente digna. Sua "vida de cão" complicada, dolorosa e muitas vezes melancólica nos leva a refletir sobre nossas próprias experiências e como nossos caminhos, por mais tortuosos que sejam, podem nos levar a experiências únicas e agradáveis.

Gosto muito de leituras infantis porque são leves e sempre trazem alguma mensagem de conforto ou esperança, junto com algumas lições de vida. Muitas vezes são histórias com múltiplas camadas, vai da bagagem de cada um sua interpretação.

E vocês, também curtem histórias assim? Qual sua história infantil favorita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário