quarta-feira, 22 de abril de 2020

Como escolher a leitura certa para o momento?

Hey, pessoal! Como vocês estão?⠀
Fig. 1 Folheando livros.
Depois de passar SEMANAS pensando no que eu poderia trazer para conversar com vocês que seria relevante o suficiente, estou de volta para conversar sobre qualquer coisa "irrelevante" mesmo, porque a vida é curta pra gente ficar pensando demais, né?

Então, me digam: o que vocês mais levam em consideração na hora de escolher a próxima leitura? Como escolher a leitura certa para o momento?

Como vocês já devem saber se me acompanham minimamente por aqui, eu penso demais antes de fazer qualquer tipo de escolha na vida. Como ter certeza de que o que escolhi é o mais ideal? As minhas últimas escolhas de leitura, por exemplo, foram maravilhosas e horríveis pro momento, apesar de os temas centrais terem parecido adequados na hora da escolha. Foram elas:

📖 A METAMORFOSE - FRANZ KAFKA (compre na Amazon) - livro maravilhoso para lidar com as mudanças que esse período de pandemia tá requerendo da gente. Me fez sentir representada pelo protagonista, me ajudou a lidar com vários dos meus sentimentos e a me entender um pouco mais nesse momento (resenha em breve).

Fig. 2 "A mulher na janela" de A. J. Finn
e outras escolhas.
📖 A MULHER NA JANELA - A. J. FINN (compre na Amazon) - apesar de ser um livro muito interessante e que mostra muito bem (na minha humilde opinião leiga) como é viver com agorafobia - medo de espaços abertos -, me fez sentir extremamente agoniada agora que precisamos ficar em casa por segurança.

Ambos pareciam boas escolhas, porque gosto de leituras que me ajudem a lidar com os sentimentos que mais estiver vivenciando, mas tiveram efeitos bem diferentes em mim. E a vida é assim, né? A gente nunca sabe o que realmente vai tirar das diferentes experiências que vivemos ou escolhas que fazemos. Mas precisamos continuar arriscando. Boa sorte pra nós!

Me conta qual é a sua leitura atual e o que te levou a escolhê-la.

Abraços e até breve!

P.S.: Aceito dicas de leituras leves e interessantes para esse momento.

8 comentários:

  1. Respondendo a pergunta, gosto de ler sempre algo mais fora do contexto geral, pra não ficar o tempo todo relacionando o que acontece na vida real com o que acontece no mundo, então tento dar preferência de acordo com meu humor mesmo, mas o Metamorfose eu pretendo ler em breve, talvez na quarentena ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, pra mim o divertido é justamente fazer as relações entre ficção e vida real. Me encontrar no meio de uma história que não tem necessariamente a ver comigo. É meio que um desafio pra mim, às vezes dá certo, às vezes não, mas é a vida. rs Leia A Metamorfose!!

      Excluir
  2. Eu quero muito ler A Mulher na Janela, mas tem tanta coisa.. eu nunca sei direito oq ler em seguida, depende muito do momento. As vezes decido baseado no meu humor, as vezes decido baseado no autor (tipo, faz tempo que não leio nada dessa pessoa que eu gosto muito) e as vezes vem de adaptações. Minha leitura mais recente tem sido Fronteiras do Universo pq A)sempre quis ler e b)virou série e queria ler antes. Daí eu poderia ler só o primeiro mesmo ou segundo, mas por medo de ir ler outras coisas e esquecer a história eu tô lendo todos em sequência. Me satura um pouco as vezes, mas tô firme. Tô com muita vontade de ler um chamado Pequenos Incêndios em Toda Parte, tb pq virou série e eu sempre quis ler, mas tem Desventuras que eu tava na reta final e é tipo uma missão de vida. Então tem sempre várias coisas a considerar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, é um livro muito bom! Se você sentir que tá um pouco mais firme na saúde mental eu recomendo muitíssimo. Mas pode ser também que o que foi gatilho pra mim não seja pra você. Acaba que as experiências de leitura são realmente únicas, né? Às vezes a gente precisa arriscar.

      Eu também tenho essas mesmas manias pra escolhar a próxima leitura, e se tem filme ou série eu também sempre que posso tento ler antes, então te entendo.

      Já ouvi falar muito bem de Pequenos Incêncios, não sabia que tinha virado série, mais um pra lista... Ai, Desventuras também é bem essencial. Muito difícil escolher! Boa sorte! xD

      Excluir
  3. Estou numa fase bem aleatória, em que estou começando a ler várias coisas ao mesmo tempo e não terminando nada, hehehe. Em períodos normais eu não costumo gastar muito tempo escolhendo. Eu olho livros de temas que me interessam e escolho um: se não for muito chato nas primeiras 10 páginas, eu continuo lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já passei tanto por isso de começar vários e não terminar nada que agora tenho medo de começar e deixar mais um pelo caminho, rsr. Agora, abandonar depois de 10 páginas acho uma exigência muito alta. xD Pra mim é muito difícil abandonar uma leitura.

      Excluir
  4. Ultimamente tenho sintonizado as antenas com o noticiário político-sanitário pois assim consigo ajudar a família que fica perdida com as fake news. Nada em excesso, gosto de lidar com a realidade sem cozinhar meu cérebro com monstros que me impeçam de enxergar positivamente os dias que virão. Tenho livros pra ler, mas não me decidi ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom procurar se informar e ajudar as pessoas ao redor! São tempos difíceis... Mas mais importante ainda é manter o equilíbrio e a sanidade, rsr. Se precisar de ajuda na escolha dos livros, só chamar! Sou ruim em decidir pra mim, mas posso ser de alguma ajuda pra decidir pros outros, rsr. Contradições...

      Excluir