quinta-feira, 19 de março de 2020

Como se divertir ficando em casa? Dicas de uma introvertida

Olá, pessoal! Depois de milênios sem dar as caras por aqui, resolvi voltar como se nada tivesse acontecido, rsr. Diante da pandemia que estamos enfrentando e da necessidade de isolamento para conter a disseminação do COVID-19, como boa introvertida que sou, achei que seria interessante compartilhar com vocês ideias do que fazer sossegado em casa. A maioria delas não é exatamente inovadora, mas compartilharei um pouco da minha experiência e trarei algumas indicações também.

Fig. 1 Livros e quarentena. Pilha em evidência: "No sufoco", Chuck Palahniuk; "Aniquilação", Jeff Vandermeer; "O mundo se despedaça", Chinua Achebe. Livro aberto: "O diário de Frida Kahlo: um autorretrato íntimo", Frida Kahlo. Ao fundo: "Sobrevivente" e "Clube da luta", Chuck Palahniuk; "Doctor Who: 12 doutores, 12 histórias", vários autores.

Tem alguém desesperado aí por ter que ficar 15 dias em casa? Então para fugir um pouco do sufoco e parar de pensar em aniquilação, mundo se despedaçando e em solidão, vem comigo! (Brincadeira com as lombadas que estamos fazendo, rsr).

1. LEIA UNS BONS LIVROS

Óbvio que essa seria a minha primeira dica, né? Encontrar um bom livro pra ler e se distrair nesse momento é uma ótima ideia. Se você não tem esse hábito, tente começar procurando por temas que te interessem. Existem livros tão diversos por aí, tanto em gêneros quanto em formatos. Acredito que seja só uma questão de encontrar o seu estilo favorito! Aproveitem que algumas editoras, como a @editoradraco, estão disponibilizando e-books gratuitos. Estou compartilhando tudo o que encontro de novidade por aí nos stories e mantendo nos destaques do meu perfil no instagram, @taglibraryisa. Também voltei com sprints de leitura para nos unirmos nessa quarentena. Sigam lá e ativem as notificações para não perder!

Fora isso, tem muitas dicas de leitura em postagens anteriores por aqui e por lá, então é só dar uma olhada e continuar acompanhando para não perder as próximas dicas.

2. CINEMA EM CASA

Os cinemas estão fechados, mas hoje em dia temos tantos serviços de streaming disponíveis que fica fácil assistir uns filminhos. Que tal um Netflix? Ou um Prime Video? Aliás, sou associada Amazon e assinando o serviço através dos meus links você não paga nada a mais e o blog recebe uma taxa extra que vai ser muito útil, fica a dica. ;)

Alguns filmes que indico ver ou rever e estão disponíveis no Prime:
  • Her / Ela (2013)
  • Fight Club / Clube da Luta (1999) *o livro também é ótimo!
  • We Need to Talk About Kevin / Precisamos falar sobre Kevin (2011)
  • Donnie Darko (2001)

Fora isso, caso assine alguma TV por assinatura, verifique se não liberaram canais especiais nesse período. Soube de algumas que fizeram isso.

3. COLOCAR AS SÉRIES EM DIA

Fig. 2 Livros referentes a filmes e séries para sobreviver[
à quarentena.
Aproveite para maratonar umas séries e depois procure a rede social de sua preferência para encontrar pessoas que também assistiram as mesmas coisas que você e discuta o desenrolar das tramas online! Sempre amei fazer isso, rsr. Dessa forma você pode diminuir a sensação de isolamento sem se arriscar. Pode até acabar fazendo novas amizades.

Algumas dicas específicas:

  • No Google Play você pode assistir a minha série favorita de todos os tempos: Doctor Who 💚💚
  • Na Netflix tem várias séries maravilhosas, como "The Good Place", "Glow" e "Grace and Frankie".
  • No Prime Video (disponível para quem tem Amazon Prime - assine aqui) tem uma que todo mundo deveria assistir: "The Marvelous Mrs. Maisel".


Podem vir conversar comigo sobre todas essas. Menos a última temporada de Doctor Who e The Marvelous Mrs. Maisel, ainda tenho que correr pra assistir! Rsr

4. I WANNA PLAY A GAME

Que tal uns joguinhos? Podem ser jogos online, de tabuleiro, cartas, o que for. Você pode até juntar o pessoal de casa que tá de quarentena com você, se for o caso (com responsabilidade, respeitando as recomendações da OMS), e escolha um jogo para saírem do marasmo. Os jogos que mais gosto são os de realidade aumentada, "Harry Potter Wizards Unite" e "Pokemon Go". Até eles estão com estratégias diferentes para esse período de quarentena. Outro que me prende horrores também é o "The Sims". Mas esse voltarei a jogar só em último caso, porque com certeza esquecerei completamente da vida real. Esse jogo me suga!

5. FAÇA ALGO NOVO

Enjoou de tudo? Que tal renovar as energias procurando algo totalmente novo para fazer? Você pode até inventar uns desafios pessoais saudáveis. Pode fazer exercícios físicos em casa com ajuda de vídeos de profissionais no youtube, por exemplo. Procurar por cursos online gratuitos, vi anúncios de vários por aí (FGV, Senai, Harvard, UFF). Ou então se inspirar na Marie Kondo e arrumar o quarto (preciso, aff).

*. SAÚDE MENTAL

Fora todas essas opções, lembre que você não precisa ser produtivo o tempo todo. Tenha paciência com você mesmo. Aproveite esse tempinho para cuidar de você de verdade. Já tentou praticar meditação? Existem uns apps bem legais que ajudam nisso.

Nesse momento é importante lembrar que é bom se manter informado e buscar fontes confiáveis, mas também é importante não se sobrecarregar porque informação demais pode gerar ansiedade. Se cuide. Lave bem as mãos, tome bastante líquido. E cuide também das pessoas ao seu redor evitando de sair de casa.

Estamos todos juntos nessa luta!

Agora contem aí como estão as coisas por aí? Tem outras dicas/ideias para dar? Deixa aí nos comentários e até breve!

6 comentários:

  1. E ficar revezando entre as coisas, né? Tudo demais fica chato. Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Costumava fazer isso também antigamente (quando tinha tempo) pra não saturar. Agora vou voltar a fazer por essas semanas, rsr. Valeu, moça, boa sorte pra nós nesse período!

      Excluir
  2. É vamos ler,Isa me empresta uns livros para titia 😍😘




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ceia? Eu empresto se devolver esse ano ainda, rsr

      Excluir
  3. Adoro ficar em casa, mas já enjoei das séries, dos livros, dos filmes... Hoje vamos de karaokê no YouTube e enlouquecer os vizinhos. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karaokê é uma ótima ideia! Como eu tava muito tempo sem fazer nenhuma dessas coisas, ainda to aproveitando bastante, rsr.

      Excluir