terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Resenha "O iluminado" de Stephen King, seleção de quotes e curiosidades que envolvem o livro

Oi, gente! Tudo bem com vocês?

"O iluminado" foi a minha última leitura de 2018 e mexeu muito comigo. Hoje eu vim comentar sobre ela. Leia o post até o final porque além da resenha também tem uma seleção de quotes favoritos e algumas curiosidades que envolvem o livro e o autor. ;)

Fig. 1 "O iluminado", Stephen King. Coleção Biblioteca do King, Editora Suma. Leitura finalizada em 31-12-2018.

EM POUCAS PALAVRAS

Um terror psicológico realmente assustador que mistura o sobrenatural com temas reais, abordando alcoolismo e violência doméstica. Traz boas lições e reflexões sobre a vida.

SINOPSE

"'O lugar perfeito para recomeçar', é o que pensa Jack Torrance ao ser contratado como zelador para o inverno. Hora de deixar para trás o alcoolismo, os acessos de fúria, os repetidos fracassos. Isolado pela neve com a esposa e o filho, tudo o que Jack deseja é um pouco de paz para se dedicar à escrita.

Mas, conforme o inverno se aprofunda, o local paradisíaco começa a parecer cada vez mais remoto... e mais sinistro. Forças malignas habitam o Overlook, e tentam se apoderar de Danny Torrance, um garotinho com grandes poderes sobrenaturais.

Possuir o menino, no entanto, se mostra mais difícil do que esperado. Então os espíritos resolvem se aproveitar das fraquezas do pai..."

SOBRE O LIVRO

Neste clássico do Stephen King, considerado um dos livros mais assustadores de todos os tempos, vemos uma família indo passar uma temporada de inverno isolada no hotel Overlook, por conta do trabalho que o pai arranjou. O pai, Jack Torrance, está tentando se recuperar do alcoolismo e lida com seus monstros internos para colocar sua vida "de volta aos trilhos". O que ele não sabia era que o hotel traria para a vida dele e da sua família novos "monstros".

No livro vemos a visão do Jack, mas também da sua esposa Wendy e do seu filho Danny, que tem intuições bem ruins quanto ao hotel, mas resolve ignorar e enfrentar seu medo por amor ao pai. Se valeu a pena? 👀

Minha leitura foi feita na edição especial da coleção "Biblioteca Stephen King" da @editorasuma, que conta com tradução revisada e prólogo e epílogo inéditos. Estes são textos "Antes do ato" e "Depois do ato" que complementam a trama, mas tinham sido cortados da versão final do livro. 

OPINIÃO

Fig. 2 Um brinde a "O iluminado".
Pra quem, como eu, vive buscando leituras que consigam REALMENTE assustar ou mexer com seus sentimentos de uma forma mais profunda, esse livro aqui é super indicado. O Stephen King é conhecido por trabalhar bem o psicológico de seus personagens, fazendo com que eles sejam muito bem construídos. Encontramos essa característica bem forte aqui. "O iluminado" ainda consegue ser mais do que tudo isso, motivo pelo qual foi uma das minhas leituras favoritas do ano passado.

Comecei a minha leitura com as expectativas nas alturas e não me decepcionei. O livro traz descrições incríveis e metáforas geniais. Montanhas têm sentimentos, ninhos de vespas representam muito mais do que o perigo de umas ferroadas. Tudo aqui é muito mais do que parece e eu fiquei muito encantada com tudo do início ao fim (sou dessas que adora um livro bem descrito).
"Eram montanhas belíssimas, mas duras. Não achava que pudessem perdoar muitos erros." p. 74
Para quem viu o filme e acha que ler depois pode não ter tanta graça, eu digo que tem graça sim! Faz tempo que vi o filme, mas do que me recordo, parecem ter muitas diferenças entre as duas mídias (veja a seção "Curiosidades" abaixo). Por conta disso, por mais que eu soubesse de algumas coisas da história, a leitura acabou sendo realmente intrigante e instigante. O livro traz cenas tão bem descritas que você quase sente tudo acontecendo com você mesmo e fica muito paranoico com as coisas ao seu redor, rsr. A reta final da história foi DE TIRAR O FÔLEGO (agravada por eu ter lido sozinha em casa e, muitas vezes, à noite com a casa fazendo todo tipo de barulhos). Uma sensação interessante que eu tive durante esse final foi que a história chegou num ponto em que eu não tava nem me importando mais com a conclusão de fato, porque o livro já tinha sido bom o suficiente. Foi uma experiência e tanto!

No geral o livro acaba sendo muito mais do que um livro sobre assombrações num hotel peculiar. A questão do alcoolismo e da violência doméstica foi muito bem retratada. O livro trouxe uma profundidade psicológica e uma construção de história e personagens incrível. É uma leitura que te deixa tenso por vários motivos. O terror psicológico tanto pelo lado sobrenatural quanto pelos aspectos da vida real, e termina te deixando muito reflexivo. Eu não tenho palavras para descrever o quanto esse livro mexeu comigo, nada parece suficiente, mas é mais ou menos isso.

Quanto ao prólogo e epílogo inéditos dessa edição, gostei bastante de poder conhecer a história de forma mais completa. Não é nada super essencial, realmente, mas eu adoro quando um livro traz conteúdo extra. O prólogo traz mais informações sobre o hotel e algumas histórias soltas que parecem contos com outras situações que aconteceram no Overlook, vivenciadas por outras pessoas. Algumas até lembram um pouco do que a gente vê na história principal mesmo. Já o epílogo traz um registro de notícias de jornais "depois do ato" (não vou dar spoilers). Achei esse formato muito mais interessante do que só uma descrição comum do que aconteceu depois. Enfim, curti, mas não é essencial, caso a sua edição não seja essa.

QUOTES

Como falei, esse livro mexeu muito comigo, por isso resolvi fazer uma seleção dos meus quotes favoritos aqui. Espero que gostem também!

Fig. 3 "O iluminado", Stephen King: interior do livro.

"Juntos, naquela escuridão impregnada de sono, eram como a melodia distante de uma balada em um bar vazio, triste porém agradável." p. 58
"A imaginação parecia criar vida para além do reino da razão, e olhar o abismo era ver a si mesmo mergulhando e caindo e caindo e caindo (...)." p. 76
"Quando alguém inadvertidamente enfia a mão em um ninho de vespas, é como se fizesse um pacto com o diabo, jogando para o alto seu eu civilizado com os conceitos de amor, respeito e honra." p. 125
"Santo Deus, cicatrizes antigas algum dia param de doer?" p. 167
"Dentro de sua concha, os três viviam a rotina do anoitecer, como micróbios presos no intestino de um monstro." p. 231
"Porque aqui, no Overlook, as coisas simplesmente pareciam não terminar." p. 323
"Ser esperto é saber sempre onde estão as vespas." p. 401
"O mundo é um lugar duro. Não se importa com a gente. Não odeia você nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar." p. 465
"Mas veja, você deve continuar vivendo. É sua obrigação, neste mundo duro, manter vivo o seu amor, e seguir adiante, não importando como. Segure as pontas e vá em frente." p. 466

CURIOSIDADES

Faz tempo que não trago curiosidades que envolvem as minhas leituras. Como "O iluminado" tem muitas informações e curiosidades interessantes, selecionei aqui algumas que mais me chamaram a atenção:

Fig. 4 "O iluminado" e seus reflexos.

  • "O iluminado" foi publicado em 1977, 3º livro publicado pelo autor e primeiro best-seller;

  • Título foi inspirado em música do John Lennon, "Instant Karma!" que tem o refrão: “We all shine on“. E a primeira estrofe da música também tem tudo a ver, é de arrepiar: "Instant Karma’s gonna get you / Gonna knock you right on the head / You better get yourself together / Pretty soon you’re gonna be dead." (informação retirada do site Homo Literatus);

  • 36 anos depois Stephen King lançou uma continuação para a história: "Doutor sono" (resenha em breve);

  • O hotel Overlook, ambientação principal de "O iluminado" foi inspirado no Stanley Hotel, um hotel real e que atualmente agenda tours temáticas;

  • Os cenários e personagens do livro foram criados com base nas experiências pessoais do autor, incluindo suas visitas ao The Stanley Hotel e a sua reabilitação do alcoolismo (informação retirada do site Viajonários);

  • Stephen King não gostou do filme nem da atuação de Jack Nicholson, acha que o filme perdeu a descida gradual à loucura por conta dele (mais detalhes aqui);

  • O livro foi adaptado para uma minissérie de TV em 1997 produzida pelo próprio Stephen King. Ela tem 3 horas de duração e foi dividida em 3 partes.

É, isso, gente. Espero que tenham gostado! Vocês já leram ou assistiram a alguma das adaptações de "O iluminado"? Caso não, ficaram com vontade de dar uma chance a esse clássico do terror? Vale a pena, viu? Queria dizer "vai sem medo", mas... vai com medo mesmo! É divertido, rsr.

Até a próxima!

11 comentários:

  1. Amei e cheguei a me arrepiar com as citações. E as curiosidades são de fato curiosas, rs. Muito bom, moça verde! O Iluminado é um dos meus preferidos. ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, moço! Que bom que você gostou, amei ver seu comentário por aqui! O iluminado é tudo de bom mesmo AAAAAAAAA! Virou meu favorito também <3

      Excluir
  2. O iluminado é maravilhoso... Ele tem mesmo todos os elementos pra encantar e apavorar ao mesmo tempo... Deu saudade... Já li umas 3x estará

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, moca! Pois é, é um livro tão completo... Amei demais, com certeza vai ficar marcado aqui <3 Agora preciso ver a série!

      Excluir
  3. Eu sempre quis ler O Iluminado, e agora que você tá lendo ambos e o filme de Dr Sono vai sair, tá me animando pra colocar na meta desse ano ainda.
    Gosto do Stephen King justamente pq sua escrita te envolve. Ele é um ótimo criador de atmosfera e por isso nem todos os seus filmes são tão bons, pq a narrativa do cara é uma das coisas mais importantes e sempre é perdida completamente.
    O ódio dele pela versão do Kubrick é lendário, e o irônico é que de todas as suas adaptações essa é a mais famosa e icônica (acho que Carrie também, mas a gente só lembra da cena final). Geralmente quando o King elogia muito uma adaptação é pq ela não é tão boa assim. Recentemente ele deu selo de aprovação pra Torre Negra and we all know how that one turned out.
    Eu quero ler o livro e ver o filme, pois nunca vi direito, faz muitos anos e eu dormi kkkk
    ótima análise, Isa

    ResponderExcluir
  4. hahahaha eu irei com medo então.
    Ouço sempre elogios desse livro, é um clássico! Mas não é meu genero favorito, então leio pouco, mas leio!!
    Nunca vi o filme e agora que li as curiosidades quero ver essa atuação tão horrorosa hahaha

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Ei! Tudo bem?

    Sou louca para ler SK, mas só de saber que esse é um dos livros mais assustadores do autor eu já quero passar longe, na verdade, pretendo começar com Joyland. Espero que seja o certo.
    Gostei muito das curiosidades, amo Instant Karma e não fazia ideia que a música poderia ter inspirado o livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá! ♥

    Ando apaixonada na escrita de King, estou lendo It A coisa, meu primeiro contato com sua escrita, mas estou encantada e totalmente fissurada a cada página. Fiquei curiosa com esse, quero conhecer mais suas obras, adorei a seleção de quotes e as curiosidades!

    ResponderExcluir
  7. Oi Isa. Eu li apenas It do King e apesar de ter O Iluminado em casa, nunca cheguei a lê-lo completamente. Sua resenha apenas me motiva a fazer isso. O poder da escrita de King sempre me encanta. Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem ?

    Não tem com colocar defeito nesse post e está na cara que ficou muito bom. Você ressaltou bem os pontos positivos da obra, o autor é um mestre no gênero e este livro é um dos seus clássicos maravilhosos. Uma ótima indicação de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, amei, amei sua resenha, apesar de não ter gostado muito dessa capa, mas sua resenha me conquistou.
    Gosto de livros nesse estilo , sempre tem uma grande lição para nós. Dica anotada, gostei dos quotes e curiosidades, bjus.

    ResponderExcluir