sábado, 5 de agosto de 2017

Como manter a tal da motivação?

OI, SUMIDOS! Aquelas, fingindo que não foi ela que sumiu, rs.
Como estão? Eu vou indo, só um pouco travada pra escrita. Quase travada pra leitura, mas tentando seguir em frente. Pois é, to tentando vencer o que foi uma quase ressaca literária e uma real ressaca da escrita (nem sei se isso existe, deve ter um termo mais específico pra isso que eu não conheço - "bloqueio de escritor" talvez?). Andei lendo uns livros um pouco muito fora do meu gosto pessoal/que costumo ler, que puxaram muito de mim, e quando terminei a leitura não tinha a menor ideia de como escrever sobre. Na verdade foi um livro só, do fim de maio até o fim de junho, e depois rolou uma ressaca literária com zero livros até eu criar coragem de começar um novo no meio de julho.

Por essas e outras queria conversar um pouquinho com vocês sobre o que costuma me manter motivada, o que eu gosto mais na hora de manter meu hábito de leitura etc. Se vocês puderem, comentem também o que ajuda vocês a manter a motivação mais ou menos constante (mais ou menos porque sabemos bem que existem altos e baixos, né?). Dessa forma quem sabe a gente não consegue fazer uma troca legal, que vá deixar todo mundo mais felizinho e pronto pra "continuar a nadar".


Segue então a minha listinha: 
15 coisas que me mantêm motivada para ler (fazendo a buzzfeed):

  1. Comprar livros novos - quando possível, é ótimo. Novos caminhos para trilhar, novas possibilidades... Novidades são sempre atraentes;
  2. Cheiro de livro novo - costuma acabar rápido, então precisa aproveitar bastante, rs;
  3. Visitar uma biblioteca - todo um mundo literário à disposição;
  4. Encontrar um livro tão bom que me faça querer furar a fila - e furar. Dar chance às oportunidades que surgem e principalmente aos desejos momentâneos;
  5. Livros bonitos (edições bem feitas/capa dura e/ou ilustrações) - basicamente os Harry Potter edição ilustrada que estão saindo ainda - e que apesar de eu já ter os dois, ainda não parei pra reler - e Harry Potter por si só, né? Amor eterno. <3 Já andei conversando com amigos e chegamos à conclusão de que pra gente tá sendo difícil encontrar uma série de livros tão boa quanto Harry Potter, especialmente esperando lançamentos e viver toda aquela emoção de tempos em tempos. ATENÇÃO: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban edição ilustrada tá previsto pra ser lançado em outubro! Fica aqui a esperança de um presente de dia das crianças, rs. Seguem fotos dos meus queridinhos:
    Fig. 1: Harry Potter edição ilustrada com jacket soft touch

    Fig. 2: Harry Potter edição ilustrada sem jacket
    (e a suspeita de que as cores vão imitar o arco-íris)

    Fig. 3: Harry Potter edição ilustrada por dentro
  6. Leituras leves e rápidas - especialmente para intercalar com livros mais densos, ou para ajudar a cumprir meta de quantidade x de livros lidos no ano, quando a gente vê que não vai dar tempo, rs;
  7. Alternar estilos diferentes - uns quadrinhos de vez em quando - tá me faltando ler ainda esse ano -, contos, às vezes poesias;
  8. Poder comentar sobre a leitura - durante e/ou depois, mas é sempre bom ter a oportunidade de trocar umas ideias;
  9. Livros arrumados - dá um trabalhinho, mas depois poder parar e olhar todos os livros lindos e arrumadinhos, não tem preço. (Preciso agilizar isso, mas cade espaço? =/);
  10. Pegar livros emprestados de vez em quando - por algum motivo a leitura acaba fluindo melhor/mais rápido (talvez seja o prazo curto mesmo, ou o medo de acontecer algo enquanto o livro está com você - claro que não é regra, desculpa aí caso eu tenha demorado a devolver seu livro!);
  11. Estar se sentindo bem consigo mesmo - no geral é bom pra tudo, né? E claro que ajuda na leitura também;
  12. Livro novo do seu autor favorito - aquela certeza de que vai ser bom de vez em quando é fundamental;
  13. Visitar sebos e garimpar - de novo, possibilidades, novos caminhos e oportunidades;
  14. Promoções reais de livros e frete grátis - como não amar? rs (cade os patrocínios pra eu citar algumas lojas? Estamos de olho, estamos querendo, rs);
  15. Sprints literários - essa é uma técnica que descobri recentemente, vou tentar explicar. A tradução literal seria "arrancada", "corrida de velocidade". No contexto da leitura aprendi que acontece da seguinte forma: você combina um horário com um grupo de pessoas, um período em que vocês vão parar tudo para APENAS ler. Então, por exemplo, de 14h às 15h combino um sprint e convido as pessoas a lerem comigo (Fig. 4). Tenho visto essas chamadas acontecerem no stories do instagram, mas acredito que dê pra combinar da forma que você achar melhor. Durante esse período pré combinado pode-se ler qualquer livro, ao final do tempo cada um posta/diz o livro que leu e quantas páginas conseguiu (Fig. 6). Achei que foi uma forma legal e diferente de motivar a leitura, não só a individual, mas de um grupo de pessoas. Obs.: Quem quiser me acompanhar nas leituras, vou tentar manter alguma rotina do que eu to chamando de #SPRINTLIBRARYISA no meu instagram, então me sigam lá e acompanhem! @lazzulisa O último foi assim:
Fig. 4: Planejando um sprint e convocando amigos
Fig. 5: Enviando um lembrete (opcional)
Fig. 6: Mostrando os resultados

Então é isso, espero que consigam se manter motivados! Qualquer ideia nova é bem vinda, vou adorar saber o que você faz de diferente.

Abraços e até a próxima (torcendo pra ser em breve, rs)!

6 comentários:

  1. Acrescento aos seus motivos pra mim estar em um lugar legal para ler. Pode ser aquele cantinho confortável e já querido da casa ou um ambiente novo como um parque ou praia (adoro ler em lugares assim,me sinto inspirada). Ler bebendo alguma coisa gostosa também é uma ótima motivação, parece que a leitura vai entrando junto com a bebida ;)
    Eu tenho vontade de participar de uma maratona literária. Vai rolar?
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, lugar também conta muito! E música, como pude esquecer. rs Também gosto de ler em parques, principalmente se tiver pokestop do pokemon pra ir pegando junto. xD

      Pra praia eu sou meio desastrada, já estraguei um livro no mar, então agora tenho medo. rs Mesma coisa bebendo, preciso ter muito cuidado. xD Mas é válido pra pessoas menos desastradas que eu! Ótimas dicas, thx!

      Ah, to querendo fazer mais maratonas sim! Não sei se hoje vou conseguir, mas talvez amanhã cedo dê. Vamos tentar combinar um horário. =D

      Excluir
  2. Adoro sebos/garimpo, tambem me motivo comentando com as pessoas, e também tenho esse lance de me inspirar mais em lugares novos.
    Já em casa só tem me sobrado tempo a noite pouco antes de dormir. Daí eu vejo Youtube xD
    Gostei da Lista !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu problema de ler em casa é que eu acabo me distraindo com a internet, rs aí é difícil me desligar pra focar só na leitura. Mas é isso aí, seguir buscando novas formas de encontrar motivação sempre. Obrigada pela visita e comentário. =)

      Excluir
  3. Gosto de ler em qualquer lugar. Estando só, sem ninguém pra interromper, algo para comer e beber. Para escrever acontece uma mágica e escrevo sem parar, mas estou também numa ressaca escrevinhatoria. Visite meu blog: www.deversoemversos.blospot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi moça, obrigada pelo comentário. Ter algo pra comer e beber por perto é ótimo mesmo, evita interrupções, né? rs Eu queria ter essa mágica pra escrever, ainda fico muito insegura. xP~ Vou visitar seu blog sim! =D

      Excluir