Ora pois, gosto mesmo de datas comemorativas. Tem gente que diz que são todas criadas pelo capitalismo, para fazer você gastar sempre e eu também acredito que o mundo capitalista se aproveita disso sim, mas não é só isso. Acredito que as datas estão aí para fazer a gente refletir e compartilhar um pouquinho do amor que a gente tem guardado. Para quando a vida passa com pressa, a gente poder parar e cheirar as flores, lembrar que existe mais do que isso.
E eu to inspirada assim porque me lembrei desse livro do Valter Hugo Mãe, O Paraíso são os Outros, que conheci por meio desse vídeo aqui - que, além de tudo, traz uma linda coletânea de diversidade de sotaques da língua portuguesa:
Infelizmente - ainda - não tive a oportunidade de ler, já que ele foi publicado pela Cosac Naify, editora que já encontrou seu fim. Mas graças à internet tive acesso a esse pequeno trecho de uma beleza inocente e encantadora, narrado por uma menina que está descobrindo curiosa como é o comportamento dos animais, incluindo o homem, de viver em casal. Seguem alguns trechos:
"Os adultos apaixonam-se ao acaso, ainda que façam um esforço para escolher muito ou com muita inteligência. Já aprendi. O amor é um sentimento que não obedece nem se garante. Precisa de sorte e, depois, empenho. Precisa de respeito. Respeito é saber deixar que todos tenham vez. Ninguém pode ser esquecido."
"Os casais formam-se para serem o paraíso. Ao menos assim devia ser. Há casais que vivem no inferno mas isso está errado. Pertencer a um casal tem de ser uma coisa boa. Eu, quando for adulta e encontrar quem vou amar, quero ser feliz. Não vou sequer ter paciência para quem mo impedir."
"O amor precisa de ser uma solução, não um problema. Toda a gente me diz: o amor é um problema. Tudo bem. Posso dizer de outro modo: o amor é um problema mas a pessoa amada precisa de ser uma solução."
Um feliz dia dos namorados a todos, respeitando sempre a diversidade!
Esse vídeo é puro amor! Adoro essa última parte que vc postou. Que o amor seja a nossa prática diária!
ResponderExcluirSim! <3
ExcluirMuito bom, deu vontade de ler mesmo... A inocência pode ver coisas que a gente não vê mais... Adorei o: o amor precisa ser uma solução, não um problema...
ResponderExcluirEu to morrendo de vontade de ler esse livro, agora só se encontrar em algum sebo... É muito legal ver as coisas do ponto de vista das crianças. "Se você é jovem ainda, jovem ainda, jovem ainda". rs <3
Excluir