terça-feira, 12 de março de 2019

Resenha "A vida de Ada Lovelace", Programa Meninas Digitais e representatividade feminina

Oi, gente! Tudo bom?

Carnaval passou, verão tá acabando e o ano finalmente vai começar para a maioria, né? Então vamos lá que o blog também vai sair do seu pequeno recesso!

O mês de março é especial por ser uma expansão do Dia Internacional da Mulher, que é de muita luta e também de união feminina. Seguindo nesse espírito, hoje eu queria falar para vocês sobre o livro "A vida de Ada Lovelace", escrito por Sílvia Amélia Bim e ilustrado por Kiara Cabral, produzido pelo Programa Meninas Digitais com apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que eu recebi em parceria com o Meninas Digitais (muito obrigada!).

Fig. 1 "A vida de Ada Lovelace", texto de Sílvia Amélia Bim, ilustrado por Kiara Cabral e idealizado pelo Programa Meninas Digitais com apoio da SBC. Lido em 11-03-2019.

EM POUCAS PALAVRAS

Um livro infantil lindo e inspirador sobre a vida de Ada Lovelace, primeira programadora da história, que traz muito sobre razão, emoção e criatividade.

SINOPSE

"Uma menina bastante curiosa… estudou muito sobre diversos assuntos: matemática, física, química, biologia, engenharia, francês… mas nada de poesia pois sua mãe acreditava que isto não era bom. Porém, a imaginação e a criatividade já estavam no coração da menina desde que ela nasceu. Toda essa bagagem de razão e emoção permitiu que Ada Lovelace se tornasse a primeira pessoa a escrever um programa de computador, muito antes dos computadores serem fabricados. Esta significativa contribuição só foi possível graças à sincera amizade com Charles Babbage. Uma história encantadora e motivadora sobre criatividade, amizade, razão e emoção."

SOBRE O LIVRO

Fig. 2 Interior do livro "A vida de Ada Lovelace",
mostrando sua interatividade.
"A vida de Ada Lovelace" é um livro infantil ilustrado e interativo, que enquanto conta a história de Ada ele faz algumas perguntas relacionadas aos pequenos leitores.

Um dos pontos abordados no livro foi o conflito entre razão e emoção. Ada teve um pai poeta e uma mãe matemática, que foi quem a criou incentivando seus estudos mas tentando isolá-la da poesia, por achar que seria ruim. Mesmo assim Ada tinha uma criatividade inata e fez uso dela na matemática, Ada era razão e emoção, o que gerou criações únicas. Uma delas foi o primeiro programa de computador da história, muitos anos antes dele sequer existir.

OPINIÃO

Fig. 3 Interior do livro "A vida de Ada Lovelace",
mostrando ilustração.
Como leitora assídua, a primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi descobrir que a Ada Lovelace era filha de Lord Byron, poeta britânico e ícone do romantismo. Foi ele quem sugeriu o passatempo que deu origem a Frankenstein de Mary Shelley! Mas aqui ele foi só um pai ausente, o que me deixou com um certo ranço, rsr e me fez entender a atitude da mãe de Ada de criá-la longe da poesia.

O livro todo é muito inspirador e sensível. Traz ilustrações lindas, me apaixonei pelo traço da @chiaraohchiara! Além disso, achei muito interessante a interatividade do livro, porque acredito que ela possibilite uma identificação maior com Ada e sua história de vida. Faz uma aproximação entre as diferentes realidades e talvez ajude a incentivar os estudos, pesquisas e projetos de vida do leitor.

Fig. 4 Interior do livro "A vida de Ada Lovelace",
mostrando ilustração.
Achei a história de vida da Ada muito inspiradora. É incrível como ela conseguiu escrever o primeiro programa de computador tantos anos antes do próprio existir (entenda como e a lógica por trás disso lendo o livro, rsr). Muito legal ver como a imaginação pode ir tão longe, com suas devidas influências e motivações. Que mulher!

Apesar do livro abordar temas que envolvem a área da Computação, sua linguagem é simples e didática, até por ser um livro voltado para o público infantil. Na verdade, foi tudo muito curioso e eu recomendo a leitura para todas as idades e gêneros!

DISCUTINDO O TEMA: REPRESENTATIVIDADE FEMININA

Conhecer mais sobre a vida de Ada Lovelace me levou a algumas reflexões. 

Fig. 5 "A vida de Ada Lovelace", texto de Sílvia Amélia Bim, ilustrado por Kiara Cabral e idealidade pelo Programa Meninas Digitais com apoio da SBC.

Uma coisa que eu acho que ainda não comentei por aqui é que uma das minhas formações é na área de informática (técnico e tecnólogo em programação). Apesar disso, não me lembro de ter ouvido falar na história de vida da Ada Lovelace. Só fui ouvir falar, bem por alto, anos depois. Mesmo assim não sabia de detalhe algum. Como passei tanto tempo sem saber mais sobre ela?

Isso me leva a pensar que se as mulheres fossem mais valorizadas, em todos os sentidos, mas especialmente por suas contribuições e se as meninas fossem mais incentivadas a seguir por diferentes carreiras, quanta coisa não poderia ser diferente? Representatividade importa!

A gente precisa saber de mais histórias de vida assim, de mais mulheres influentes nas mais diversas áreas, mulheres na ciência... Com certeza temos muitos outros exemplos bacanas, então vamos nos unir e propagar isso!

PROGRAMA MENINAS DIGITAIS

Fig. 6 Itens recebidos pelo Programa Meninas
Digitais.
O Programa Meninas Digitais é uma iniciativa sem fins lucrativos com objetivo de divulgar as carreiras e cursos de Computação e Tecnologias para alunas de ensino médio e ensino fundamental, visando a equidade de gênero na área! Saiba mais em: http://meninas.sbc.org.br

Caso deseje comprar o livro, envie um e-mail para meninasdigitaissbc@gmail.com. O valor é R$20 + frete e o dinheiro é revertido integralmente nas ações do Programa, incluindo doações deste livro em escolas públicas.

E eu tenho uma notícia boa para vocês. Vai ter sorteio do livro lá no meu instagram @taglibraryisa, em parceria com o @meninasdigitaissbc. O sorteio será publicado ainda essa semana. Então corre lá, ativa as notificações e fica alerta para ter a oportunidade de conhecer essa obra linda gratuitamente!

Edit: Post oficial do sorteio no ar (clique aqui)! Quem seguir o blog e deixar um comentário pertinente nesse post concorre a chances extras lá no sorteio. É só dizer aqui o seu usuário do Instagram e seguir os passos lá do post oficial. =)

Espero que tenham gostado. Até a próxima, pessoal!

12 comentários:

  1. Aaaah que lindo! Viva Ada Lovelace! A mãe de Ada, sua chará (Anne) Isabella, se separou de Lord Byron porque ele era mulherengo e ela decidiu que não era obrigada a atirar as traições dele. Em pleno século XIX, rainha da porra toda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Afff, muito rainha mesmo! E fez um ótimo trabalho com a Ada também. <3 Muito bacana ela ter conseguido dar toda aquela educação pra ela e motivar tanto!

      Excluir
  2. Oie. Eu conheço pouco da Ada, mas mostrar as crianças que existem mulheres fortes assim é uma coisa linda. Muito embora não conhecesse a obra, adorei a premissa dela e a maneira com o qual ela parece se dar.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?

    Fico triste em conhecer Ada como a "filha de Lord Byron" e não como uma mulher forte que fez diversas descobertas importantes. Então é incrível saber que existe um livro infantil sobre ela, porque assim as crianças crescerão com Ada como uma inspiração.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
  4. ahhh eu já to participando do sorteio! No perfil @osenhordoslivros

    Acho esse projeto incrível e concordo contigo, que edição linda.
    Acredito que o ponto principal é esse mesmo, valorizar a mulher!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que na geração que estamos é importante ressaltar os grandes feitos de grandes mulheres. Amei a resenha e adorei conhecer o livro.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  6. Ah, que postagem mais linda e especial para esse mês da mulher.
    Não conhecia esse livro e nem o projeto. Acho tão bom ações como essa que visa contribuir para uma sociedade melhor .
    Parabéns pela parceria e pelo post. Bjus.

    ResponderExcluir
  7. Já conhecia a história dela. Amei a iniciativa, temos mulheres maravilhosas que fizeram várias contribuições para o desenvolvimento científico, mas que infelizmente não recebem o reconhecimento que merecem. Parabéns pelo post. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. @leportraitdeisa

    Nossa que post incrível, primeiro que amei o projeto Meninas Digitais, com certeza inspirador, também tenho uma formação nessa área Técnica em Webdesigner, acho muito legal o projeto inspirar meninas para essa área, afinal podemos ser tudo o que quisermos.

    Não conhecia a história da personagem, mas fiquei curiosa para conhecer mais o livro, parabéns pelas fotos e pela resenha e pela parceria, está tudo muito legal!

    ResponderExcluir
  9. nao sabia sobre a historia, estou super curiosa sobre esse livro!

    ig @bad_universo

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não conhecia esse livro.. É sempre importante ressaltar que existem mulheres fortes. Eu realmente amei essa postagem!

    Ig @lary_oliveiira2

    ResponderExcluir
  11. Eu conheci a Ada Lovelace graças a uma personagem de um livro, que admirava muito ela, e fiquei encantada com a sua história também! Adorei a iniciativa do projeto e acho que é muito importante mostrar às meninas todas as possibilidades que temos na vida! Já estou participando do sorteio! @tinyowl.reads

    ResponderExcluir