segunda-feira, 29 de julho de 2019

Livros lidos no outono e expectativas para o inverno: mini resenhas e motivações para novas leituras

Olááá, pessoinhas que acompanham este blog (um dia ainda faço uma enquete sobre como vocês gostariam de ser carinhosamente chamados rsr)! Tudo bem com vocês?

Estou aqui na minha jornada de recuperar um certo ritmo de postagens e gostaria de trazer um apanhado das leituras que fiz no último outono, que se foi já tem um tempinho, e fazer um levantamento das expectativas de leituras para essa estação maravilhosa que é o inverno. Vamos lá?

Fig. 1 Livros lidos no outono de 2019.

Veja bem, não quero incitar nenhum tipo de competição com essas postagens (até porque eu perderia de lavada, rsr), apenas manter um registro das minhas leituras e compartilhar elas de alguma forma com vocês, já que eu nunca consigo fazer resenha de tudo.
Obs.: Para quem não viu, minhas leituras de verão e expectativas pro outono estão nesse post.

Fig. 2 Leituras do outono, na foto: "Senhora do fogo" da
Kiersten White e "Em águas sombrias" da Paula Hawkins.
📗 07-04. Senhora do fogo - Kiersten White | @plataforma21_ (LC #LendoComAJully)
Final de uma trilogia que começou devagar, mas acabou sendo INCRÍVEL! Fez valer a pena todo o desgaste que tive com o primeiro volume e me fez apaixonar pela escrita da autora. As discussões da leitura conjunta melhoraram ainda mais a experiência, foi ótimo compartilhar os surtos todos, rsr.

📗 20-04. Holocausto brasileiro - Daniela Arbex | @geracaoeditorial (Clube do livro @leiamulherescampos de abril / com audiobook @ubookapp)
Livro com formato jornalístico sobre uma realidade muito pesada que aconteceu e ainda acontece em menores proporções pelo nosso país, que é a situação dos hospícios e a desumanização de grupos marginalizados pela sociedade. Leitura de difícil digestão, mas muito necessária. O terror na não ficção.

📗 24-04. Em águas sombrias - Paula Hawkins | @editorarecord (Com audiobook @ubookapp)
Thriller leve que li com acompanhamento de audiobook da plataforma ubook (indicado pela @nickmafra). Gostei do durante da leitura, foi bastante instigante, mas o final deixou um pouco a desejar. Mas valeu a pena ter lido, de qualquer forma, e ainda testar o formato de audiobook, que ainda quero comentar melhor por aqui como foi/tá sendo.

Fig. 3 Leituras do outono, na foto: "Beren e Lúthien" do 
J. R. R. Tolkien.
📗 08-05. Beren e Lúthien - J. R. R. Tolkien | @harpercollinsbrasil (LC #ProjetoTerraMedia)
Primeiro Grande Conto escrito pelo Tolkien, que se passa nos Dias Antigos da Terra-média e traz todas as versões escritas desse grande romance idealizado pelo Tolkien. É lindo, mas também achei um pouco cansativo por ter trechos gigantescos em forma de poema, com uma narrativa que você precisa se esforçar para lembrar dos detalhes e diferenças entre uma versão e outra. Mas eu me apaixonei ainda mais pela Lúthien (que eu conhecia apenas da versão publicada em O Silmarillion). Aqui ela conseguiu ser ainda mais especial, badass e encantadora ao mesmo tempo. Pude compreender melhor o Beren também, com mais detalhes sobre suas motivações, e outros detalhes da mitologia junto com a evolução da escrita do Tolkien.

Ainda vou tentar me organizar para postar a resenha desse livro que é especial demais para ser deixado para trás. Também to me organizando mentalmente para voltar a pensar na continuidade do projeto e lançar a leitura conjunta de Contos inacabados! 

📗 29-05. De lagarta a borboleta - M. Salette & W. Ruggeri | @veruseditora
Leitura que me tirou da zona de conforto, e trouxe muitas reflexões importantes. Tem resenha aqui!

📗 18-06. Vox - Christina Dalcher | @editoraarqueiro (Com audiobook @autibooks)
Distopia com temática feminista que levanta questionamentos super relevantes sobre nossa participação no rumo que a sociedade pode tomar, mas com desenvolvimento do enredo questionável. Gostei da leitura, mas poderia ter sido melhor.

📗19-06. Olhos d'água - Conceição Evaristo | @pallaseditora (Clube do livro @leiamulherescampos de maio)
Livro de contos super impactantes que retratam vidas negras e resgatam sua ancestralidade. Fiquei chocada com muitas das narrativas, maravilhada com outras e apaixonada pela escrita da Conceição. Que mulher! Meu conto favorito foi o "Cooper da Cida", que representa todos que se submetem aos corres da vida, com muitas reflexões sobre o tempo (tema que vocês sabem que eu amo). PERFEITO!

MEU RITMO DE LEITURA

Em comparação com o verão, li mais. A lista parece grande, mas vale lembrar que foram mais ou menos 3 meses de leitura, né? 3 delas foram feitas com acompanhamento de audiobook, formato que tem me ajudado muito a ler mais. Algumas foram leituras pendentes, como Beren e Lúthien, que enrolei bastante para finalizar. Mas independente da quantidade, gostei muito das leituras que fiz e todas foram experiências muito válidas. Acho que isso é o mais importante!

EXPECTATIVAS PARA O INVERNO

Ah, o inverno! Já começa bem por ser minha estação do ano favorita (em termos de temperatura). Só por conta desse climão agradável, que me permite respirar melhor, sinto um boost na minha motivação geral.

Fig. 4 Livros que pretendo ler no inverno.

Eis os livrinhos que estão me acompanhando ou que eu pretendo ler nessa estação maravilhosa:

ENTRELINHAS @clubedolivro_campos 

📗 Junho: Capitães da areia - Jorge Amado 
Essa, na verdade, foi minha primeira leitura do inverno. Minha estreia no Clube do Livro Entrelinhas, que estou amando participar, e um super livro: clássico da época do vestibular que eu só parei pra ler agora e amei demais!

📗 Julho: Flores para Algernon - Daniel Keyes
Essa foi a minha última leitura, extremamente emocionante e reflexiva. Superei um livro molhado com a ajuda da própria história, de tão incrível e linda que ela é. <3 Queria muito que todo mundo lesse! (Resenha e surpresinhas envolvendo esse livro em breve).

📗 Agosto: Admirável mundo novo - Aldous Huxley
Li há muitos anos, estou bem empolgada para fazer essa releitura, refrescar a história na mente e fazer uma leitura mais crítica com a minha bagagem atual.

LEIA MULHERES @leiamulherescampos

📗 Agosto: E não sobrou nenhum - Agatha Christie
Adoro os livros da Agatha, apesar de ainda ter lido pouco. Recém comecei essa leitura, não vejo a hora de discutir com o clube!

Fig. 5 O inverno e mais leituras.
LEITURA CONJUNTA

📗 Star Wars: a trilogia - George Lucas, Donald F. Glut & James Kahn (Com #LCStarWars)
LC promovida pelo @nerdvino, em parceria com a @clarissarachid e a @darksidebooks. Vai ocorrer de agosto a outubro e eu já estou surtadíssima de ansiedade para começar essa leitura finalmente!

LEITURA SOLO

📗 Illuminae - Jay Kristoff & Amie Kaufman
Simplesmente porque eu preciso PARAR TUDO pra começar a ler essa série maravilhosa que eu, depois de anos querendo, finalmente consegui comprar AAAAAAAAAAA

No mais, espero que eu consiga destravar um pouco mais com as leituras, cumprir meus prazos sem surtar e que aproveite muito todas as leituras e discussões que virão. <3

Assim que eu me sentir mais estabilizada quero começar a voltar com meus planos e projetos maiores. Se vai ser agora ou depois, ainda não sei. Não me sinto pronta para voltar a me cobrar porque tem muita coisa bagunçada ainda na minha vida de modo geral (parece que cada mês traz uma crise diferente, mas vambora fazendo rsr).

Mas me contem como vocês estão! Como foi o outono? As leituras se renovaram junto com as folhagens das árvores? Vocês se renovaram junto com as leituras feitas? E como tá sendo o inverno? Quem aí curte um friozinho para ler?

5 comentários:

  1. Holocausto Brasileiro, super necessário. Capitães de areia, maravilhoso e da minha terrinha natal. ❤��❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super necessário mesmo! E Capitães de areia é tão amorzinho e tão doído também! Amei conhecer mais um pouquinho da sua terra natal com ele <3

      Excluir
  2. menina eu acho ótimo essas programações, funcionam pra gente não ficar perdido sem rumo, o que vc conseguir levar até o fim é lucro!
    Beren e Luthien eu to doida pra ler!!
    Agatha é maravilhoso e essa é a obra mais famosa, que mais faz sucesso!
    Sua lista está perfeita!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Ei! Tudo bem?
    Adorei ler suas resoluções e o que você espera para as próximas leituras, me empolguei em continuar Vox e começar Holocausto brasileiro. Espero conseguir realizar essas leituras e outras :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Isa.
    Adorei ver como você se comportou durante essas leituras e espero que você goste das outras, principalmente de Illuminae que é uma série que desejo muito ler.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir